Enquadramento

O setor dos Recursos Humanos é um campo de transformação constante, e dado que recentemente houve uma reconfiguração dos espaços de trabalho e uma mudança em relação ao conceito de emprego, este setor tornou-se mais complexo e exigente dentro das organizações.

Neste contexto, o MBA em Recursos Humanos está organizado em 10 módulos da área científica de Gestão que permitirão o desenvolvimento de competências científicas, técnicas e comportamentais relacionadas com a gestão dos recursos humanos, capacitando os alunos para enfrentar contextos de trabalho mais complexos e rigorosos.

Ao longo do programa, o aluno irá aprofundar conhecimentos prévios sobre esta área de atividade, o que lhe permitirá ocupar diferentes posições dentro de uma empresa e lhe proporcionará melhores condições de empregabilidade não só a nível nacional, mas também internacional.

Recrutamento e seleção, gestão e desenvolvimento de competências, avaliação de liderança e desempenho, gestão administrativa, técnica e estratégica de recursos humanos são algumas das saídas profissionais que podem ser alcançadas através do curso.

Objetivos

No final do MBA, o aluno deverá ser capaz de:

  • Enfrentar os novos desafios da gestão empresarial focados nos recursos humanos, através das competências conceptuais, técnicas e interpessoais adquiridas ao longo do curso.
  • Reconhecer boas práticas de gestão de recursos humanos, formular e implementar estratégias eficazes dentro das equipas, de forma a garantir o sucesso da organização.

Público-alvo

Este curso destina-se a alunos com formação em diferentes cursos relacionados com engenharia, saúde ou educação e que procurem expandir os seus conhecimentos e a sua experiência profissional na área dos recursos humanos.
Destaque-se que, para frequentar este MBA, não é necessária experiência de trabalho anterior em funções de gestão.

Plano de Estudos

UNIDADES CURRICULARES ECTS
  • Comunicação: conceitos básicos
  • Comunicação Interpessoal: tipos, funções e princípios
  • Atitudes e estilos de comunicação
  • Técnicas de comunicação eficaz: comunicação assertiva
  • Comunicação e desenvolvimento organizacional
  • Motivação e comunicação
  • Liderança e o sucesso organizacional
  • O direito do Trabalho, sua evolução e justificação no mundo empresarial
  • As Relações individuais de trabalho: o contrato de trabalho e outras figuras contratuais
  • Os elementos essenciais do contrato
  • Os direitos e deveres das partes. Os poderes do empregador
  • Causas de suspensão do contrato de trabalho
  • Causas de cessação do CT
  • As relações coletivas de trabalho
  • Metodologia 5S
  • Diagrama de Causa-Efeito
  • Diagrama de Pareto
  • Histograma
  • Diagrama de dispersão
  • Gráficos de Controlo
  • Estudo de Casos
  • O conceito de conflito no contexto organizacional
  • A gestão construtiva de conflitos, a sua filosofia e operacionalização nas organizações
  • A natureza e características da negociação
  • Modelos estratégicos de negociação eficaz
  • Processos cognitivos e emocionais em negociação e mediação
  • Conceitos básicos de mediação
  • Identificação e explicação das fases, estrutura e modelos de mediação, preparando os alunos para a sua concretização nas organizações
  • Os diferentes constrangimentos que podem surgir no contexto de trabalho e o seu impacto
  • Características das organizações autentizóticas
  • Relação entre um clima organizacional autentizótico e o compromisso do trabalhador com a sua organização
  • Os objetivos da avaliação de desempenho
  • A relação entre os outputs da avaliação de desempenho e as práticas de gestão e desenvolvimento de pessoas
  • Conceito e prática de coaching, distinguindo-o de outras práticas de desenvolvimento pessoal e organizacional
  • O papel do coaching no desenvolvimento pessoal e profissional e na eficácia da liderança
  • O mundo V.U.C.A., a transformação digital e as novas regras da competição
  • Definição e implementação da estratégia, destacando a ambidestria como resposta às exigências atuais
  • Os modelos de gestão mais utilizados nas organizações
  • O design e a execução da estratégia em organizações ambidestras
  • As pessoas e a cultura como pilares da ambidestria
  • A teoria dos Jobs to be Done, o ciclo e o processo, aplicados ao desenho e teste de propostas de valor
  • Desenho e teste de modelos de negócio e a gestão do portefólio de inovação, preparando os alunos para alinhar estratégia, execução e futuro organizacional
  • Inteligência Emocional – conceitos, taxonomia e aplicações
  • Inteligência Facial e IA – neurociência, biomarcadores e leitura automática
  • O Cérebro 4.0 e a Teoria do Cérebro Facial – neuropsicofisiologia e comunicação emocional
  • A Face – ciência, atlas facial, F-M FACS 5.0 e F-M FICS 2.0
  • A Emoção – funções básicas e sociais, codificação e estados emocionais
  • Tabelas Periódicas das Emoções Básicas e Sociais – organização científica e aplicação
  • Neuromicroexpressões como biomarcadores – fundamentos e implicações
  • Conceitos e definições de pesquisa de mercado
  • Pesquisa qualitativa
  • Pesquisa quantitativa – parte I: estruturação da pesquisa e fundamentos estatísticos
  • Pesquisa quantitativa – parte II: instrumentos de pesquisa, aplicação, tabulação, análise e interpretação dos resultados
  • Inteligência competitiva e fundamentos teóricos
  • Inteligência competitiva ferramentas de gestão
  • Psicologia da Saúde Ocupacional: enquadramento
  • Riscos Psicossociais: conceptualização
  • Efeitos na saúde: stress e burnout
  • Avaliação dos Riscos Psicossociais: instrumentos multifatoriais e específicos
  • Plano de intervenção em Segurança, Saúde no Trabalho (SST)
  • Medidas e práticas de prevenção
  • Promoção da saúde e do bem-estar no trabalho
  • A preparação do processo de seleção de pessoas
  • A etapa de recrutamento: Importância, tipos e fontes de recrutamento
  • O recrutamento e a seleção online
  • A etapa de seleção: métodos e técnicas
  • A entrevista de seleção de pessoas
  • O acolhimento como processo de socialização organizacional
  • Os programas de acolhimento e integração de pessoas

METODOLOGIA E SISTEMA DE AVALIAÇÃO

METODOLOGIA

Durante as 8 semanas de cada disciplina, os estudantes contam com o suporte de um professor especialista no conteúdo que irá responder a dúvidas, interagir com os estudantes e ensinar novos conteúdos.

A principal característica é a flexibilidade, por isso, a forma de estudo/interação é assíncrona, ou seja, o aluno faz a gestão do seu tempo e local de estudo, não sendo obrigado a estar disponível num horário específico. As 20h semanais são uma média de dedicação de um estudante, ninguém é obrigado a realizá-las (não serão contabilizadas) e podem ser distribuídas como o aluno desejar. Ex.: 5h/ dia de segunda a sexta. 10h/ dia sábado e domingo.

Pode optar pela frequência do curso em:

  • Full-time (duração total de 10 meses), assistindo a duas disciplinas de cada vez;
  • ou Part-time (duração total de 20 meses), assistindo a uma disciplina de cada vez.

A cada intake, sensivelmente de 2 em 2 meses, iniciam novas disciplinas.

O conteúdo das disciplinas é composto por vídeos, apresentações, PDFs, leitura de livros de bibliotecas digitais, entre outros tipos de recursos educacionais.

A LMS (plataforma) utilizada na UFP é o Canvas, um dos mais modernos LMS do mercado.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

Todos os módulos/disciplinas têm avaliações.

As avaliações são contínuas, ou seja, ocorrem ao longo da disciplina e não apenas no final. São compostas por questionários de escolha múltipla, fóruns de discussão, elaboração de trabalhos em grupo e artigos científicos.

Não existe a necessidade de elaboração de uma dissertação ou tese no final.

Condições

CUSTOS

Full-time: 840.00€ x 5 intakes.
Part-time: 420.00€ x 10 intakes.
(custo total do curso: 4200.00€)

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A INSCRIÇÃO

  • Diploma ou certificado de habilitações literárias: certificado de graduação no ensino superior ou certificado de conclusão do ensino secundário (para quem não é graduado e necessita utilizar a experiência profissional para efeito de candidatura);
  • Cópia autenticada do Cartão da Ordem Profissional, se aplicável;
  • Curriculum Vitae (Modelo Europass);
  • Elementos comprovativos das atividades indicadas no CV;
  • Cópia do documento de identificação civil e fiscal (para emissão de recibos);

OBSERVAÇÕES

  • Como o curso é 100% online o cartão de residência não é obrigatório, pois não há a necessidade de morar em Portugal.
  • Documentos que constem em Inglês, Francês e Espanhol não precisam de tradução oficial. Para os demais idiomas precisa de uma tradução oficial.
  • Para os candidatos cuja língua nativa não é o português, é necessário documento que ateste proficiência linguística com nota mínima B2.

Efetue aqui a sua Pré-inscrição

Contacto

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