Aula Aberta aborda o combate ao crime organizado no Brasil
No âmbito da unidade curricular Criminologia Comparada, organizada pela docente Prof. Doutora Lígia Afonso, realiza-se uma Aula Aberta, no dia 5 de janeiro, no Salão Nobre entre as 14h00 e as 16h00, dedicada ao papel do Ministério Público no combate ao crime organizado no Brasil, contando com a participação de reconhecidos profissionais e académicos da área da justiça.
A iniciativa tem como principal objetivo dar a conhecer as especificidades da atuação do Ministério Público brasileiro na investigação e repressão das organizações criminosas, contribuindo para uma compreensão comparada dos sistemas de justiça criminal e dos desafios colocados por este fenómeno à escala internacional. Pretende-se, em particular, caracterizar a atividade do Ministério Público neste domínio, identificar elementos centrais relacionados com as competências em matéria de recolha de prova e tramitação processual, bem como analisar as exigências específicas e a capacidade de resposta do sistema de justiça criminal face às dinâmicas contemporâneas do crime organizado.
A sessão contará com as intervenções de Danilo de Castro Ferreira, Procurador-Geral de Justiça do Estado do Maranhão; Maria de Jesus Rodrigues Araújo Heilmann, Diretora da Escola Superior do Ministério Público do Maranhão; Maria de Fátima Rodrigues Travassos, Corregedora-Geral do Ministério Público do Maranhão; e Sérgio Tamer, que irão partilhar as suas experiências profissionais e reflexões sobre o combate ao crime organizado no contexto brasileiro.
Esta Aula Aberta constitui um contributo relevante para a valorização da oferta formativa da Fernando Pessoa, ao integrar a perspetiva prática de operadores judiciários com experiência especializada nesta área, promovendo o contacto dos estudantes com realidades profissionais internacionais e atuais. O evento dirige-se a estudantes de Criminologia e de Direito, profissionais da área da justiça e a todos os interessados na temática do crime organizado e da justiça criminal comparada.
Entrada Livre