Aula aberta aborda o tráfico transnacional e exploração sexual de mulheres
A Fernando Pessoa promove uma aula aberta sobre “Tráfico transnacional e exploração sexual de mulheres, perspetivas institucionais da zona norte”, dinamizada pela Dra. Sandra Freitas.
O tráfico de seres humanos, considerando a sua disseminação à escala mundial e, sobretudo, o elevado grau de violência exercido sobre as vítimas, configura um fenómeno de elevada gravidade que impõe uma atenção acrescida por parte dos decisores políticos, das autoridades policiais e judiciárias, bem como da comunidade internacional e da sociedade civil.
A sessão constituirá uma oportunidade para explorar e aprofundar as especificidades do tráfico de pessoas como campo de estudo e as exigências éticas e científicas associadas à investigação empírica neste domínio da criminalidade transnacional.
Na sua exposição a Dra. Sandra Freitas irá explorar as dinâmicas do tráfico de mulheres para fins de exploração sexual associado às migrações irregulares e o trabalho de intervenção praticado na zona Norte de Portugal. Paralelamente, irá abordar as exigências suscitadas por este tipo de crime em matéria de prevenção e de assistência às vítimas.
A relevância e a atualidade do tema, bem como a experiência profissional da convidada, articulada com o desenvolvimento de um projeto de investigação científica na área em análise, configuram uma oportunidade para a promoção de uma reflexão crítica, sustentada em dados sobre a realidade nacional. Deste modo, aliando uma abordagem teórica ao trabalho no terreno e a dados empíricos sobre o tráfico transnacional e a exploração sexual de mulheres, a aula aberta fomentará uma articulação entre teoria e prática contribuindo para a disseminação do conhecimento científico, para o enriquecimento da formação académica e para a criação de espaços de reflexão coletiva abertos à participação de estudantes investigadores/as, académicos/as e à comunidade em geral.
Esta Aula Aberta destina-se, em particular, a estudantes de Criminologia, Psicologia, Psicologia da Justiça, Ciência Política e Relações Internacionais e profissionais com interesse na área.
A iniciativa é organizada pela Prof. Doutora Lígia Afonso, no âmbito do Mestrado em Criminologia.