
Aula Aberta: “Inter-relação Odontopediatria e Terapia da Fala
21 MAIO 2024 | 09:00; 11:00; 13:00; 15:00 | ASAU, FCS – UFP
23 MAIO 2024 | 18:00 ASAU, FCS – UFP
Oradora convidada: Joana Carvalho Silva
Nota Biográfica
Terapeuta da Fala, dedicada à Sinalização, avaliação e intervenção terapêutica com crianças, jovens e adultos com alterações ao nível das estruturas (musculatura mastigatória, lingual, facial, cervical e supra e infra hióidea) e das funções do sistema estomatognático (sucção, respiração, mastigação, deglutição e fala) em diversas clínicas.
_
Organizada no âmbito da unidade curricular de Clínica Integrada de Odontopediatria II do Mestrado Integrado em Medicina Dentária UFP convida- se a comunidade académica a participar na sessão.
O Sistema Estomatognático é constituído por estruturas ativas e passivas que estão em constante influência. Quando se verificam desequilíbrios entre estruturas, músculos e funções, fica propensa a ocorrência de Distúrbios Miofuncionais Orofaciais. Tendo o Sistema Estomatognático uma base anatómica e funcional comum, percebe-se a importância do trabalho em equipa entre Odontopediatria e Terapia da Fala, para o equilíbrio das funções do Sistema Estomatognático, tendo por base o equilíbrio entre forma-função, entre componente estrutural e muscular. O estabelecimento de diagnósticos, encaminhamentos e planos de intervenção, com definição de timings de
intervenção, em conjunto, assente num modelo de trabalho transdisciplinar, de acordo com as estruturas, componentes musculares e funções alteradas torna-se, assim, uma mais valia para garantir este equilíbrio morfofuncional, prevenir desvios no desenvolvimento craniofacial e, consequentemente, diminuir as hipóteses de recidiva nos tratamentos ortodônticos, garantindo, dessa forma, o sucesso terapêutico. Nesta aula aberta abordar-se-á esta inter-relação, numa vertente teórica, promovendo-se igualmente momentos de dinâmica entre os alunos para análise de casos clínicos e, ainda, para elaboração conjunta de um screening de Terapia Miofuncional. O que rastrear? Quando encaminhar? Em que momento da intervenção? Estas são algumas das respostas que se pretendem ver respondidas no decurso da aula aberta.