Da Evidência ao Impacto: Estratégias de Avaliação e Desafios em Contextos Sensíveis

04 NOV 2025 | 14:00  | Salão Nobre – 3º Piso (Edif Sede)

Oradora: Prof. Doutora Ângela Fernandes

No dia 4 de novembro, terça-feira, entre as 14h00 e as 16h00, no Salão Nobre  realiza-se na Universidade Fernando Pessoa a Aula Aberta intitulada “Da Evidência ao Impacto: Estratégias de Avaliação e Desafios em Contextos Sensíveis”, conduzida pela Prof.ª Ângela Fernandes.

A sessão propõe uma reflexão sobre a avaliação de impacto em investigação aplicada à violência e ao crime, explorando os diferentes níveis de resultados, outputs, outcomes e impacto,  e analisando indicadores e métodos de medição alinhados com critérios internacionais e programas de financiamento, como o Horizonte Europa.

A iniciativa abordará também dimensões científicas, sociais, económicas e políticas do impacto, incentivando uma discussão crítica sobre questões éticas e a prevenção da revitimização em estudos com vítimas adultas.

Com uma metodologia dinâmica, que combina exposição teórica, estudo de caso e trabalho em grupo, a aula destina-se a estudantes de pós-graduação, investigadores e profissionais que desenvolvem atividade em contextos sensíveis.

Ao promover este evento, a Universidade Fernando Pessoa reforça o seu compromisso com a valorização científica e académica, contribuindo para a disseminação de boas práticas de avaliação de impacto e para o estreitamento de redes de colaboração nacional e internacional.

A entrada é gratuita mas sujeita a inscrição obrigatória.

Pode ser presencial ou online
https://meet.google.com/wnd-ttjd-rqt










Comunidade Fernando PessoaOutros

Vai participar:


PresencialOnline

Importante:

Participando neste evento, autorizo a UFP – Universidade Fernando Pessoa a fazer recolha de áudio e/ou da minha imagem fotográfica, vídeo ou outra forma de media.
Os dados recolhidos serão utilizados para registo (arquivo) do evento e poderão ser usados para a sua transmissão nos canais de comunicação da UFP bem como para a respetiva produção de material de divulgação da Universidade.