Do Invisível ao Visível: Educação e Conscientização sobre a Violência Sexual Digital

Decorreu no dia 23 de outubro, na Universidade Fernando Pessoa, a Aula Aberta intitulada “Do Invisível ao Visível: Educação e Conscientização sobre a Violência Sexual Digital”, organizada no âmbito da unidade curricular de Vitimologia do 2.º ciclo de estudos em Psicologia da Justiça.

A sessão contou com a participação da Dra. Telma Castro, mestre em Psicologia da Justiça pela UFP, que partilhou a sua experiência profissional e o percurso de investigação que tem vindo a desenvolver, e da Professora Ana Isabel Sani, regente da unidade curricular e coordenadora do mestrado.

É sempre relevante contar com antigos estudantes da Universidade Fernando Pessoa que regressam para partilhar o seu percurso e contributo profissional, inspirando os atuais alunos e reforçando o sentido de comunidade académica.

Realizada em parceria com o Laboratório de Estudos sobre Violência contra Crianças e Adolescentes (LEVICA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) — com a qual a UFP mantém um protocolo de cooperação e intercâmbio —, a sessão decorreu em formato híbrido, reunindo cerca de 130 participantes entre estudantes da UFP e docentes e investigadores de diversas universidades brasileiras, como a UFRRJ, UnB e UFBA.

O encontro teve como objetivo compreender e analisar a violência sexual baseada em imagens não consensuais, a partir de uma perspetiva psicológica e social, refletindo sobre as atitudes e crenças associadas, a prevalência do fenómeno e o impacto nas vítimas em Portugal.

A gravação da sessão está disponível na página do LEVICA e pode ser visualizada através do seguinte link:  https://www.youtube.com/watch?v=-PaWNU44zPI