
Docentes da UFP entre os 2% de investigadores mais citados do mundo
Duas docentes da Universidade Fernando Pessoa integram o grupo dos 2% de investigadores mais citados do mundo no último ano, segundo o estudo conduzido pela Universidade de Stanford (EUA) em colaboração com o grupo editorial Elsevier.
A lista, que reconhece a relevância e o impacto da produção científica a nível mundial, inclui Márcia Carvalho, docente da Faculdade de Ciências da Saúde da UFP, cuja investigação se centra na Toxicologia, com destaque para o estudo dos mecanismos de toxicidade de drogas de abuso e de poluentes ambientais em diversos sistemas biológicos.
Também Ana Catarina Silva, docente da Faculdade de Ciências da Saúde da UFP, integra o prestigiado ranking, sendo reconhecida pelo seu trabalho de investigação em formulações baseadas em nanossistemas lipídicos, nomeadamente solid lipid nanoparticles (SLN) e nanostructured lipid carriers (NLC), com o objetivo de melhorar a eficácia na administração de fármacos e ingredientes cosméticos.
Este reconhecimento internacional reforça a excelência científica e o contributo da Universidade Fernando Pessoa para a investigação global, nas áreas da saúde, toxicologia e nanotecnologia aplicada.