
FEELab/UFP celebra 22 anos com obra sobre ciência da emoção
O Laboratório de Expressão Facial da Emoção da Universidade Fernando Pessoa (FEELab/UFP) assinala 22 anos de atividade com o lançamento do livro “22 Anos, 22 Faces – Porque Sou do Tamanho das Minhas Emoções”, da autoria do seu fundador e diretor, Professor Doutor Freitas-Magalhães.
Com 570 páginas, a obra reúne 22 capítulos que espelham os principais marcos da investigação desenvolvida pelo FEELab/UFP desde a sua criação em 2003. Cada capítulo — ou “face” — documenta descobertas pioneiras na área da neuropsicofisiologia da expressão facial da emoção, bem como a criação de instrumentos inovadores como o F-M FACS 5.0, o F-M FICS 2.0, o FACEOME e a F-M Love Scale, com aplicações em domínios como a saúde, educação, justiça, inteligência artificial e comunicação emocional.
O livro destaca ainda o reconhecimento internacional alcançado pelo laboratório, ilustrado pela integração do F-M FACS 5.0 na produção do filme “Divertida Mente 2”, da Pixar, e pelas palavras de admiração de figuras de referência como Paul Ekman, António Damásio, Daniel Goleman e Joseph LeDoux.
Num prefácio marcado pelo rigor científico e pela emoção, o autor partilha a sua visão sobre o futuro da Inteligência Facial e do Cérebro Facial, reafirmando o papel do FEELab/UFP como referência mundial na ciência da emoção. A publicação coincide com dois marcos importantes: a criação do FACE – Center of Excellence in Brain, Face and Emotion Research – e a proposta de lançamento do Doutoramento em Brain, Face and Emotion.
Mais do que um registo comemorativo, “22 Anos, 22 Faces” é um tributo à complexidade da emoção humana, um atlas codificado pela ciência e um marco relevante na história da neurociência afetiva.