Arranque de projetos científicos em 2025

A Fundação Fernando Pessoa (FFP) reforçou, em 2025, a sua atividade científica com o início de três novos projetos de investigação, abrangendo áreas que vão desde a saúde e envelhecimento ativo, a integração de inteligência artificial na gestão da sustentabilidade do terceiro setor até à história do jornalismo. Estes projetos, financiados por entidades como a FCT e o FEDER, contam com equipas multidisciplinares de investigadores da instituição.

No domínio da saúde e bem-estar, destaca-se o projeto EMBRACE – Da Vulnerabilidade à capacitação: implementação e avaliação de um programa multicomponente para prevenir e compensar o declínio relacionado ao envelhecimento. Liderado pela professora Carina Fernandes, o projeto estende-se até maio de 2028 e conta com uma vasta equipa multidisciplinar da FFP. O objetivo central é a implementação de um programa para mitigar o declínio associado à idade, sendo cofinanciado pelo FEDER e pela Fundação Fernando Pessoa.

Com um foco na gestão e tecnologia, o projeto GES4NPO – Integração estratégica da sustentabilidade em organizações sem fins lucrativos é liderado pela professora Ana Fonseca e conta com a parceria da Universidade Federal da Paraíba. Esta investigação visa o desenvolvimento de uma ferramenta de gestão assistida por inteligência artificial para promover a adoção de estratégias orientadas para as diferentes dimensões da sustentabilidade nas organizações sem fins lucrativos. O projeto, financiado pela FCT, tem conclusão prevista para julho de 2026.

Na área das ciências da comunicação, teve início o projeto inovador e pioneiro em Portugal, MemNews – História oral e memória(s) das práticas e hábitos de consumo e receção noticiosa e da experiência das notícias em Portugal a partir dos testemunhos dos cidadãos – a parte que falta para uma história do jornalismo em Portugal. Sob liderança do professor catedrático Jorge Pedro Sousa, este projeto foca-se nos testemunhos orais de portugueses, que contam as suas experiências com as notícias divulgadas pelos meios jornalísticos ao longo dos tempos. Financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), o projeto decorre até julho de 2026 e envolve a recuperação e o registo de depoimentos que exploram a perspetiva da audiência na evolução dos média.

Estes novos projetos consolidam a missão da Fundação Fernando Pessoa na produção de conhecimento com impacto social e tecnológico, promovendo a colaboração internacional e a inovação científica.