Apresentação
A Inteligência Artificial está a mudar a produção de conteúdos e não só os conteúdos comunicacionais, mas também a gestão de comunicação e as questões éticas, profissionais, entre outras, irão sofrer profundas alterações causadas por essas mudanças tecnológicas. Conscientes deste profundo impacto, numa parceria com o Projeto ValueBot e a Universidade de Santiago de Compostela (USC), a Universidade Fernando Pessoa (UFP) irá acolher, entre os as 10h00 e as 13h00 do dia 18 de novembro 2024, o Hackathon em Comunicação – Chat & Bot Conversa sobre o Impacto da IA na Comunicação um debate que pretende levar alguma luz sobre estes assuntos e em que colaboram também a Cátedra RTVE-USC, e os Projetos FAKELocal e Valcomm.
O Hackathon em Comunicação iniciar-se-á com a apresentação do Projeto VALUEbot e um diálogo sobre os BOTS como actores da desinformação. Também irá decorrer a apresentação de trabalhos de pesquisadores, em modo virtual, que poderão submeter resumos para a organização do evento até o dia 10 de novembro.
Transmissão via Youtube_LabRadio. Os participantes com trabalho a apresentar receberão o link da Plataforma Colibri Zoom.
Organização
Parceiros
Organização
Doutor César Fieiras – Universidade de Santiago de Compostela
Prof. Doutor José Miguel Túñez López – Universidade de Santiago de Compostela
Prof. Doutora Ana Gabriela Nogueira – Universidade Fernando Pessoa
Prof. Doutora Patrícia Weber – Universidade Fernando Pessoa
Programa
10h00 – 10h15
Apresentação do Projeto VALUEbot
10h15 – 10h30
Palestra: “BOTS como atores da desinformação”
Sessões livres online
10h30 – 11h30
Sessão Livre 1
11h30 – 11h45
Pausa
11h45 – 13h00
Sessão Livre 2
Submissão Resumos
As sessões livres ocorrerão em modo virtual entre 11h e 13h (horário de Portugal) do dia 18 de novembro. Podem enviar resumos com até 500 palavras, doutores e doutorandos (como responsáveis pelas submissões) que tenham como área de investigação na temática do evento. O objetivo é discutir se as estratégias de inovação, digitalização e plataformização dos Media de Serviço Público (PSM) europeus melhoram a sua criação de valor público e valor notícia no ecossistema de comunicação atual, bem como se o uso de novas tecnologias – entre elas a Inteligência Artificial, bots e chats – podem contribuir para estes objetivos.
Serão aceites submissões nas temáticas:
- IA na produção de conteúdos comunicacionais;
- Serviço Público de Media e digitalização de conteúdos;
- Noticiabilidade e o uso da Super Inteligência Artificial ou IA;
- Impacto da IA na gestão da comunicação;
- Uso da IA no Jornalismo;
- Ética x Uso da IA;
- Possibilidades da IA para criação de conteúdos jornalísticos;
- Formação de jornalistas em tempos de IA.
Submissão até o dia 10 de novembro para revisão por pares, poderá ser efetuada aqui
Divulgação das propostas aceites até o dia 14 de novembro de 2024 pelo email registado no formulário de submissão.
A participação é gratuita, com inscrição obrigatória e o certificado emitido pelas universidades parceiras, será enviado por email.
No caso do resumo ser aceite, a inscrição deverá ser feita até o dia 16 de Novembro de 2024 no formulário em baixo.