Enquadramento
As organizações e serviços de saúde precisam de uma gestão assertiva a vários níveis para que funcionem corretamente. O MBA de Gestão de Organizações e Serviços de Saúde conta com a contribuição de académicos e profissionais de alto nível para que os profissionais de saúde estejam em boas mãos em toda a formação.
O curso tem como objetivo formar profissionais autónomos que tenham a capacidade de usar os conhecimentos avançados adquiridos ao longo das aulas na resolução de problemas complexos que surjam nos estabelecimentos de saúde.
A formação é orientada para a gestão nas instituições de saúde e gestão de cuidados de saúde, com todas as particularidades e especificidades.
Objetivos
No final do MBA, o aluno deverá ser capaz de:
- Planear adequadamente uma organização de saúde e gerir os recursos materiais e humanos da instituição.
- Compreender as necessidades dos sistemas de saúde e tomar decisões que melhorem os processos dos serviços de saúde nacionais ou na Europa.
Público-alvo
Este curso destina-se a profissionais com experiência profissional licenciada e certificada na área da saúde. Médicos, farmacêuticos e enfermeiros que pretendam exercer funções de gestão em organizações de saúde podem encontrar as competências necessárias à posição neste MBA. O curso é geolocalizado em toda a Europa e compatível com profissionais que estejam a exercer a sua profissão e tenham pouco tempo disponível.
Plano de Estudos
- Sistemas de Saúde
- Avaliação do Estado da Saúde (SNS)
- Supervisão do Sistema Saúde
- Financiamento dos Sistemas de Saúde
- Prestação de cuidados de Saúde
- Avaliação de sistemas de saúde
- Políticas de Saúde
- Conceitos fundamentais da Economia da Saúde
- Consumo e procura
- Produção, custo e oferta
- Mercado competitivo e monopólio
- Mercado imperfeito da saúde, incerteza e risco
- Determinantes de saúde
- Avaliação económica em saúde
- Desenvolvimento de um medicamento e circuito do medicamento
- Sistema Europeu do Medicamento
- Autorização de Introdução no Mercado de Medicamentos
- Autorização de Introdução no Mercado de Dispositivos Médicos
- Avaliação de tecnologias da saúde – avaliação farmacoterapêutica
- Avaliação de tecnologias da saúde – avaliação farmacoeconómica
- O mercado do medicamento e dos dispositivos médicos e perspetivas futuras
- Fundamentos de investigação clínica
- Literatura e instrumentos de investigação
- Tipos de estudos I
- Tipos de estudos II
- Análise de dados de variáveis discretas
- Análise de dados de variáveis categóricas e contínuas
- Disseminação da investigação
- As teorias de liderança e as organizações
- Pilares da legitimidade da liderança – Liderança e poder
- Do poder da razão à razão do poder – importância do processo reflexivo dos líderes na gestão e tomadas de decisão
- Liderança e gestão eficaz das organizações
- Instrumentos de regulação do poder
- Liderança e equipas eficazes
- A importância da comunicação na liderança e gestão eficaz das organizações de saúde
- Introdução (Património, Inventário, Balanço)
- Modificações do Património
- Normalização Contabilística
- Operações Empresariais (Operacionais, Investimento, Financiamento)
- Demostrações Financeiras e sua interpretação – introdução
- O valor do dinheiro ao longo do tempo
- Decisões de investimento – introdução
- Estratégia de marketing – A Gestão de produtos e marcas
- A importância do Marketing na Saúde
- A Comunicação em Saúde – Fundamentos
- Novas Estratégias e Tecnologias de Informação e Comunicação em Saúde
- Comunicação nas instituições e serviços de saúde
- A Qualidade em Saúde
- Politicas de Qualidade em Saúde
- Módulo 1: A Saúde nas Sociedades Contemporâneas
- Módulo 2: Determinantes de Saúde Contemporâneos
- Módulo 3: Ensaios Clínicos Pragmáticos
- Módulo 4: Geração de Evidência de Mundo Real
- Módulo 5: Ciência da Implementação
- Módulo 6: Avaliação de Tecnologias de Saúde
- Módulo 7: Saúde Digital
- Ética, Moral e Deontologia: refletir e deliberar sobre questões éticas
- Percurso Histórico, Fundamentos e Princípios da Bioética
- Questões éticas: Início de Vida
- Questões éticas: Fim de Vida
- Relação profissional de saúde, pacientes e cuidadores
- Medicina Narrativa e Humanidades Médicas
- Ética e integridade da investigação científica
- Direção Clínica hospitalar e de seguradoras
- Financiamento baseado no valor e as Unidades Locais de Saúde
- Inovação e saúde digital ao serviço do doente
- Inovação e saúde digital – casos de estudo
- Novos desafios no acesso à urgência e cuidados paliativos
- Saúde global e diplomacia
- Centros académicos clínicos e tratamento de dados
METODOLOGIA E SISTEMA DE AVALIAÇÃO
METODOLOGIA
Durante as 8 semanas de cada disciplina, os estudantes contam com o suporte de um professor especialista no conteúdo que irá responder a dúvidas, interagir com os estudantes e ensinar novos conteúdos.
A principal característica é a flexibilidade, por isso, a forma de estudo/interação é assíncrona, ou seja, o aluno faz a gestão do seu tempo e local de estudo, não sendo obrigado a estar disponível num horário específico. As 20h semanais são uma média de dedicação de um estudante, ninguém é obrigado a realizá-las (não serão contabilizadas) e podem ser distribuídas como o aluno desejar. Ex.: 5h/ dia de segunda a sexta. 10h/ dia sábado e domingo.
Pode optar pela frequência do curso em:
- Full-time (duração total de 10 meses), assistindo a duas disciplinas de cada vez;
- ou Part-time (duração total de 20 meses), assistindo a uma disciplina de cada vez.
A cada intake, sensivelmente de 2 em 2 meses, iniciam novas disciplinas.
O conteúdo das disciplinas é composto por vídeos, apresentações, PDFs, leitura de livros de bibliotecas digitais, entre outros tipos de recursos educacionais.
A LMS (plataforma) utilizada na UFP é o Canvas, um dos mais modernos LMS do mercado.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO
Todos os módulos/disciplinas têm avaliações.
As avaliações são contínuas, ou seja, ocorrem ao longo da disciplina e não apenas no final. São compostas por questionários de escolha múltipla, fóruns de discussão, elaboração de trabalhos em grupo e artigos científicos.
Não existe a necessidade de elaboração de uma dissertação ou tese no final.
Condições
CUSTOS
Full-time: 840.00€ x 5 intakes.
Part-time: 420.00€ x 10 intakes.
(custo total do curso: 4200.00€)
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A INSCRIÇÃO
- Diploma ou certificado de habilitações literárias: certificado de graduação no ensino superior ou certificado de conclusão do ensino secundário (para quem não é graduado e necessita utilizar a experiência profissional para efeito de candidatura);
- Cópia autenticada do Cartão da Ordem Profissional, se aplicável;
- Curriculum Vitae (Modelo Europass);
- Elementos comprovativos das atividades indicadas no CV;
- Cópia do documento de identificação civil e fiscal (para emissão de recibos);
OBSERVAÇÕES
- Como o curso é 100% online o cartão de residência não é obrigatório, pois não há a necessidade de morar em Portugal.
- Documentos que constem em Inglês, Francês e Espanhol não precisam de tradução oficial. Para os demais idiomas precisa de uma tradução oficial.
- Para os candidatos cuja língua nativa não é o português, é necessário documento que ateste proficiência linguística com nota mínima B2.
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Contacto
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