Enquadramento
Numa economia globalizada e num ambiente caracterizado pela volatilidade, turbulência, imprevisibilidade e intensa rivalidade, existem fatores essenciais para o crescimento económico sustentável e duradouro das organizações, tais como a ciência & tecnologia, o design, a inovação e o Marketing.
Neste contexto competitivo, a adoção de uma orientação para o mercado e de uma estratégia de marketing são condições essenciais para a sobrevivência e a competitividade das organizações. O Marketing promove a aproximação entre o consumidor e a tecnologia e assume-se como uma ferramenta crítica de competitividade, permitindo adequar o produto à medida das necessidades e desejos do consumidor, promovendo a sua satisfação e a lealdade, contribuindo para a edificação da identidade e da imagem corporativa da organização.
O MBA em Marketing está estruturado em 10 módulos, que permitirão aos alunos desenvolver competências concetuais, técnicas e relacionais para responder de forma ativa e criativa aos desafios que afetam o exercício da função de marketing nas organizações.
Assim, o curso visa formar profissionais de marketing, focando-se no ensino de técnicas essenciais para identificar as necessidades dos clientes, antecipar o seu comportamento, ao mesmo tempo que contribui para a satisfação do consumidor e, consequente, rendibilidade da empresa.
Objetivos
No final do MBA, o aluno deverá ser capaz de:
- Aplicar as competências conceptuais, técnicas e interpessoais adquiridas, para enfrentar os atuais desafios de marketing em empresas nacionais e internacionais, da mesma forma que será capaz de desenvolver e implementar estratégias de marketing com o objetivo de garantir a sustentabilidade do negócio.
- Trabalhar em organizações de diferentes dimensões e setores, bem como em diferentes áreas (direção de marketing, gestão de produtos, gestão de marca, gestão de mercados, comunicação…), o que garante inúmeras e distintas oportunidades de trabalho neste sector em todo o mundo.
Público-alvo
Recomendado para alunos com formação em diferentes áreas cientificas, desde a engenharia, saúde, comunicação, gestão, economia, educação, e que aspiram a progredir na carreira, sem necessidade de experiência prévia em funções de gestão ou marketing, bem como para aqueles que procuram uma nova oportunidade de carreira profissional.
Plano de Estudos
- Introdução aos conceitos de Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável
- A Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
- A contribuição das organizações para o Desenvolvimento Sustentável
- Gestão da Sustentabilidade em contexto organizacional
- Envolvimento com as partes interessadas
- Instrumentos para a gestão da Sustentabilidade
- Estudo de Casos
- O conceito de conflito no contexto organizacional
- A gestão construtiva de conflitos, a sua filosofia e operacionalização nas organizações
- A natureza e características da negociação
- Modelos estratégicos de negociação eficaz
- Processos cognitivos e emocionais em negociação e mediação
- Conceitos básicos de mediação
- Identificação e explicação das fases, estrutura e modelos de mediação, preparando os alunos para a sua concretização nas organizações
- Enquadramento da Gestão de produtos e marcas na estratégia de marketing
- A natureza e as funções da marca: Identidade e imagem de marca
- Gestão da carteira de produtos e marcas
- Brand Equity e modelos de avaliação de brand equity
- Construção do Sistema de Identidade de marca
- Estratégias e políticas de evolução das marcas
- Comunicação de marcas
- O mundo V.U.C.A., a transformação digital e as novas regras da competição
- Definição e implementação da estratégia, destacando a ambidestria como resposta às exigências atuais
- Os modelos de gestão mais utilizados nas organizações
- O design e a execução da estratégia em organizações ambidestras
- As pessoas e a cultura como pilares da ambidestria
- A teoria dos Jobs to be Done, o ciclo e o processo, aplicados ao desenho e teste de propostas de valor
- Desenho e teste de modelos de negócio e a gestão do portefólio de inovação, preparando os alunos para alinhar estratégia, execução e futuro organizacional
- Análise de tendências: o modelo PEST-E
- Orientação para o mercado
- Gestão por cenários
- Tendências de consumo
- Tendências de tecnologia
- Tendências de sustentabilidade
- Tendências de marketing
- Novas tecnologias e impacto no Marketing
- Blended marketing, dualidade offline / online
- Marketing digital e Inteligência Artificial (AI)
- Plano de Marketing digital
- Canais digitais e ferramentas do Marketing Digital
- Website e loja online
- Otimização e métricas digitais
- Conceitos e definições de marketing internacional e globalização
- O ambiente de marketing – Mercados globais e blocos económicos
- Projeto e gestão de canais integrados de marketing internacional
- Estratégias de entrada em mercados internacionais
- O marketing mix global
- Planeamento de marketing internacional e sustentabilidade (marketing verde)
- Marketing digital e gestão de marca (brand equity)
- Fundamentos do Marketing Relacional
- Gestão de Produto Centrada no Cliente
- Omnichannel e Integração de Canais
- Experiência na Loja Física
- Relacionamento Digital e Loja Online
- Marketing de Conteúdo e Redes Sociais
- Mobile, Apps e Telemarketing
- Conceitos e definições de pesquisa de mercado
- Pesquisa qualitativa
- Pesquisa quantitativa – parte I: estruturação da pesquisa e fundamentos estatísticos
- Pesquisa quantitativa – parte II: instrumentos de pesquisa, aplicação, tabulação, análise e interpretação dos resultados
- Inteligência competitiva e fundamentos teóricos
- Inteligência competitiva ferramentas de gestão
- Qualidade nos serviços: caraterísticas, definições, fatores e dimensões.
- Modelos de gestão e avaliação da qualidade nos serviços.
- A satisfação do consumidor: definições, componentes, benefícios e modelos.
- A avaliação da satisfação do consumidor: metodologia e atributos.
- A fidelização do consumidor: tipos, indicadores, métodos de avaliação e implicações.
- A gestão das reclamações e da retenção do consumidor.
- CRM: a gestão do relacionamento com o consumidor
METODOLOGIA E SISTEMA DE AVALIAÇÃO
METODOLOGIA
Durante as 8 semanas de cada disciplina, os estudantes contam com o suporte de um professor especialista no conteúdo que irá responder a dúvidas, interagir com os estudantes e ensinar novos conteúdos.
A principal característica é a flexibilidade, por isso, a forma de estudo/interação é assíncrona, ou seja, o aluno faz a gestão do seu tempo e local de estudo, não sendo obrigado a estar disponível num horário específico. As 20h semanais são uma média de dedicação de um estudante, ninguém é obrigado a realizá-las (não serão contabilizadas) e podem ser distribuídas como o aluno desejar. Ex.: 5h/ dia de segunda a sexta. 10h/ dia sábado e domingo.
Pode optar pela frequência do curso em:
- Full-time (duração total de 10 meses), assistindo a duas disciplinas de cada vez;
- ou Part-time (duração total de 20 meses), assistindo a uma disciplina de cada vez.
A cada intake, sensivelmente de 2 em 2 meses, iniciam novas disciplinas.
O conteúdo das disciplinas é composto por vídeos, apresentações, PDFs, leitura de livros de bibliotecas digitais, entre outros tipos de recursos educacionais.
A LMS (plataforma) utilizada na UFP é o Canvas, um dos mais modernos LMS do mercado.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO
Todos os módulos/disciplinas têm avaliações.
As avaliações são contínuas, ou seja, ocorrem ao longo da disciplina e não apenas no final. São compostas por questionários de escolha múltipla, fóruns de discussão, elaboração de trabalhos em grupo e artigos científicos.
Não existe a necessidade de elaboração de uma dissertação ou tese no final.
Condições
CUSTOS
Full-time: 840.00€ x 5 intakes.
Part-time: 420.00€ x 10 intakes.
(custo total do curso: 4200.00€)
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A INSCRIÇÃO
- Diploma ou certificado de habilitações literárias: certificado de graduação no ensino superior ou certificado de conclusão do ensino secundário (para quem não é graduado e necessita utilizar a experiência profissional para efeito de candidatura);
- Cópia autenticada do Cartão da Ordem Profissional, se aplicável;
- Curriculum Vitae (Modelo Europass);
- Elementos comprovativos das atividades indicadas no CV;
- Cópia do documento de identificação civil e fiscal (para emissão de recibos);
OBSERVAÇÕES
- Como o curso é 100% online o cartão de residência não é obrigatório, pois não há a necessidade de morar em Portugal.
- Documentos que constem em Inglês, Francês e Espanhol não precisam de tradução oficial. Para os demais idiomas precisa de uma tradução oficial.
- Para os candidatos cuja língua nativa não é o português, é necessário documento que ateste proficiência linguística com nota mínima B2.
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Contacto
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