Enquadramento

Numa economia globalizada e num ambiente caracterizado pela volatilidade, turbulência, imprevisibilidade e intensa rivalidade, existem fatores essenciais para o crescimento económico sustentável e duradouro das organizações, tais como a ciência & tecnologia, o design, a inovação e o Marketing.

Neste contexto competitivo, a adoção de uma orientação para o mercado e de uma estratégia de marketing são condições essenciais para a sobrevivência e a competitividade das organizações. O Marketing promove a aproximação entre o consumidor e a tecnologia e assume-se como uma ferramenta crítica de competitividade, permitindo adequar o produto à medida das necessidades e desejos do consumidor, promovendo a sua satisfação e a lealdade, contribuindo para a edificação da identidade e da imagem corporativa da organização.

O MBA em Marketing está estruturado em 10 módulos, que permitirão aos alunos desenvolver competências concetuais, técnicas e relacionais para responder de forma ativa e criativa aos desafios que afetam o exercício da função de marketing nas organizações.

Assim, o curso visa formar profissionais de marketing, focando-se no ensino de técnicas essenciais para identificar as necessidades dos clientes, antecipar o seu comportamento, ao mesmo tempo que contribui para a satisfação do consumidor e, consequente, rendibilidade da empresa.

Objetivos

No final do MBA, o aluno deverá ser capaz de:

  • Aplicar as competências conceptuais, técnicas e interpessoais adquiridas, para enfrentar os atuais desafios de marketing em empresas nacionais e internacionais, da mesma forma que será capaz de desenvolver e implementar estratégias de marketing com o objetivo de garantir a sustentabilidade do negócio.
  • Trabalhar em organizações de diferentes dimensões e setores, bem como em diferentes áreas (direção de marketing, gestão de produtos, gestão de marca, gestão de mercados, comunicação…), o que garante inúmeras e distintas oportunidades de trabalho neste sector em todo o mundo.

Público-alvo

Recomendado para alunos com formação em diferentes áreas cientificas, desde a engenharia, saúde, comunicação, gestão, economia, educação, e que aspiram a progredir na carreira, sem necessidade de experiência prévia em funções de gestão ou marketing, bem como para aqueles que procuram uma nova oportunidade de carreira profissional.

Plano de Estudos

UNIDADES CURRICULARES ECTS
  • Introdução aos conceitos de Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável
  • A Agenda 2030 e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável
  • A contribuição das organizações para o Desenvolvimento Sustentável
  • Gestão da Sustentabilidade em contexto organizacional
  • Envolvimento com as partes interessadas
  • Instrumentos para a gestão da Sustentabilidade
  • Estudo de Casos
  • O conceito de conflito no contexto organizacional
  • A gestão construtiva de conflitos, a sua filosofia e operacionalização nas organizações
  • A natureza e características da negociação
  • Modelos estratégicos de negociação eficaz
  • Processos cognitivos e emocionais em negociação e mediação
  • Conceitos básicos de mediação
  • Identificação e explicação das fases, estrutura e modelos de mediação, preparando os alunos para a sua concretização nas organizações
  • Enquadramento da Gestão de produtos e marcas na estratégia de marketing
  • A natureza e as funções da marca: Identidade e imagem de marca
  • Gestão da carteira de produtos e marcas
  • Brand Equity e modelos de avaliação de brand equity
  • Construção do Sistema de Identidade de marca
  • Estratégias e políticas de evolução das marcas
  • Comunicação de marcas
  • O mundo V.U.C.A., a transformação digital e as novas regras da competição
  • Definição e implementação da estratégia, destacando a ambidestria como resposta às exigências atuais
  • Os modelos de gestão mais utilizados nas organizações
  • O design e a execução da estratégia em organizações ambidestras
  • As pessoas e a cultura como pilares da ambidestria
  • A teoria dos Jobs to be Done, o ciclo e o processo, aplicados ao desenho e teste de propostas de valor
  • Desenho e teste de modelos de negócio e a gestão do portefólio de inovação, preparando os alunos para alinhar estratégia, execução e futuro organizacional
  • Análise de tendências: o modelo PEST-E
  • Orientação para o mercado
  • Gestão por cenários
  • Tendências de consumo
  • Tendências de tecnologia
  • Tendências de sustentabilidade
  • Tendências de marketing
  • Novas tecnologias e impacto no Marketing
  • Blended marketing, dualidade offline / online
  • Marketing digital e Inteligência Artificial (AI)
  • Plano de Marketing digital
  • Canais digitais e ferramentas do Marketing Digital
  • Website e loja online
  • Otimização e métricas digitais
  • Conceitos e definições de marketing internacional e globalização
  • O ambiente de marketing – Mercados globais e blocos económicos
  • Projeto e gestão de canais integrados de marketing internacional
  • Estratégias de entrada em mercados internacionais
  • O marketing mix global
  • Planeamento de marketing internacional e sustentabilidade (marketing verde)
  • Marketing digital e gestão de marca (brand equity)
  • Fundamentos do Marketing Relacional
  • Gestão de Produto Centrada no Cliente
  • Omnichannel e Integração de Canais
  • Experiência na Loja Física
  • Relacionamento Digital e Loja Online
  • Marketing de Conteúdo e Redes Sociais
  • Mobile, Apps e Telemarketing
  • Conceitos e definições de pesquisa de mercado
  • Pesquisa qualitativa
  • Pesquisa quantitativa – parte I: estruturação da pesquisa e fundamentos estatísticos
  • Pesquisa quantitativa – parte II: instrumentos de pesquisa, aplicação, tabulação, análise e interpretação dos resultados
  • Inteligência competitiva e fundamentos teóricos
  • Inteligência competitiva ferramentas de gestão
  • Qualidade nos serviços: caraterísticas, definições, fatores e dimensões.
  • Modelos de gestão e avaliação da qualidade nos serviços.
  • A satisfação do consumidor: definições, componentes, benefícios e modelos.
  • A avaliação da satisfação do consumidor: metodologia e atributos.
  • A fidelização do consumidor: tipos, indicadores, métodos de avaliação e implicações.
  • A gestão das reclamações e da retenção do consumidor.
  • CRM: a gestão do relacionamento com o consumidor

METODOLOGIA E SISTEMA DE AVALIAÇÃO

METODOLOGIA

Durante as 8 semanas de cada disciplina, os estudantes contam com o suporte de um professor especialista no conteúdo que irá responder a dúvidas, interagir com os estudantes e ensinar novos conteúdos.

A principal característica é a flexibilidade, por isso, a forma de estudo/interação é assíncrona, ou seja, o aluno faz a gestão do seu tempo e local de estudo, não sendo obrigado a estar disponível num horário específico. As 20h semanais são uma média de dedicação de um estudante, ninguém é obrigado a realizá-las (não serão contabilizadas) e podem ser distribuídas como o aluno desejar. Ex.: 5h/ dia de segunda a sexta. 10h/ dia sábado e domingo.

Pode optar pela frequência do curso em:

  • Full-time (duração total de 10 meses), assistindo a duas disciplinas de cada vez;
  • ou Part-time (duração total de 20 meses), assistindo a uma disciplina de cada vez.

A cada intake, sensivelmente de 2 em 2 meses, iniciam novas disciplinas.

O conteúdo das disciplinas é composto por vídeos, apresentações, PDFs, leitura de livros de bibliotecas digitais, entre outros tipos de recursos educacionais.

A LMS (plataforma) utilizada na UFP é o Canvas, um dos mais modernos LMS do mercado.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

Todos os módulos/disciplinas têm avaliações.

As avaliações são contínuas, ou seja, ocorrem ao longo da disciplina e não apenas no final. São compostas por questionários de escolha múltipla, fóruns de discussão, elaboração de trabalhos em grupo e artigos científicos.

Não existe a necessidade de elaboração de uma dissertação ou tese no final.

Condições

CUSTOS

Full-time: 840.00€ x 5 intakes.
Part-time: 420.00€ x 10 intakes.
(custo total do curso: 4200.00€)

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A INSCRIÇÃO

  • Diploma ou certificado de habilitações literárias: certificado de graduação no ensino superior ou certificado de conclusão do ensino secundário (para quem não é graduado e necessita utilizar a experiência profissional para efeito de candidatura);
  • Cópia autenticada do Cartão da Ordem Profissional, se aplicável;
  • Curriculum Vitae (Modelo Europass);
  • Elementos comprovativos das atividades indicadas no CV;
  • Cópia do documento de identificação civil e fiscal (para emissão de recibos);

OBSERVAÇÕES

  • Como o curso é 100% online o cartão de residência não é obrigatório, pois não há a necessidade de morar em Portugal.
  • Documentos que constem em Inglês, Francês e Espanhol não precisam de tradução oficial. Para os demais idiomas precisa de uma tradução oficial.
  • Para os candidatos cuja língua nativa não é o português, é necessário documento que ateste proficiência linguística com nota mínima B2.

Efetue aqui a sua Pré-inscrição

Contacto

Academia Fernando Pessoa
Praça 9 de Abril, 349
4249-004 Porto
T. +351 22 507 1300
academia@fundacaofernandopessoa.pt