Enquadramento
Numa economia globalizada e num ambiente caracterizado pela volatilidade, turbulência, imprevisibilidade e intensa rivalidade, existem fatores essenciais para o crescimento económico sustentável e duradouro das organizações, tais como a ciência & tecnologia, o design, a inovação e o Marketing.
Neste contexto competitivo, a adoção de uma orientação para o mercado e de uma estratégia de marketing são condições essenciais para a sobrevivência e a competitividade das organizações. O Marketing promove a aproximação entre o consumidor e a tecnologia e assume-se como uma ferramenta crítica de competitividade, permitindo adequar o produto à medida das necessidades e desejos do consumidor, promovendo a sua satisfação e a lealdade, contribuindo para a edificação da identidade e da imagem corporativa da organização.
O MBA em Marketing está estruturado em 10 módulos, que permitirão aos alunos desenvolver competências concetuais, técnicas e relacionais para responder de forma ativa e criativa aos desafios que afetam o exercício da função de marketing nas organizações.
Assim, o curso visa formar profissionais de marketing, focando-se no ensino de técnicas essenciais para identificar as necessidades dos clientes, antecipar o seu comportamento, ao mesmo tempo que contribui para a satisfação do consumidor e, consequente, rendibilidade da empresa.
Objetivos
No final do MBA, o aluno deverá ser capaz de:
- Aplicar as competências conceptuais, técnicas e interpessoais adquiridas, para enfrentar os atuais desafios de marketing em empresas nacionais e internacionais, da mesma forma que será capaz de desenvolver e implementar estratégias de marketing com o objetivo de garantir a sustentabilidade do negócio.
- Trabalhar em organizações de diferentes dimensões e setores, bem como em diferentes áreas (direção de marketing, gestão de produtos, gestão de marca, gestão de mercados, comunicação…), o que garante inúmeras e distintas oportunidades de trabalho neste sector em todo o mundo.
Público-alvo
Recomendado para alunos com formação em diferentes áreas cientificas, desde a engenharia, saúde, comunicação, gestão, economia, educação, e que aspiram a progredir na carreira, sem necessidade de experiência prévia em funções de gestão ou marketing, bem como para aqueles que procuram uma nova oportunidade de carreira profissional.
Plano de Estudos
- Desenvolvimento Sustentável
- Gestão de Conflitos, Negociação e Mediação
- Gestão de Produtos e Marcas
- Gestão Estratégica
- Market Trends
- Marketing Digital
- Marketing Internacional
- Marketing Relacional
- Pesquisa de Mercado e Inteligência Competitiva
- Qualidade, Satisfação e Fidelização do Consumidor
METODOLOGIA E SISTEMA DE AVALIAÇÃO
METODOLOGIA
Durante as 8 semanas de cada disciplina, os estudantes contam com o suporte de um professor especialista no conteúdo que irá responder a dúvidas, interagir com os estudantes e ensinar novos conteúdos.
A principal característica é a flexibilidade, por isso, a forma de estudo/interação é assíncrona, ou seja, o aluno faz a gestão do seu tempo e local de estudo, não sendo obrigado a estar disponível num horário específico. As 20h semanais são uma média de dedicação de um estudante, ninguém é obrigado a realizá-las (não serão contabilizadas) e podem ser distribuídas como o aluno desejar. Ex.: 5h/ dia de segunda a sexta. 10h/ dia sábado e domingo.
Pode optar pela frequência do curso em:
- Full-time (duração total de 10 meses), assistindo a duas disciplinas de cada vez;
- ou Part-time (duração total de 20 meses), assistindo a uma disciplina de cada vez.
A cada intake, sensivelmente de 2 em 2 meses, iniciam novas disciplinas.
O conteúdo das disciplinas é composto por vídeos, apresentações, PDFs, leitura de livros de bibliotecas digitais, entre outros tipos de recursos educacionais.
A LMS (plataforma) utilizada na UFP é o Canvas, um dos mais modernos LMS do mercado.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO
Todos os módulos/disciplinas têm avaliações.
As avaliações são contínuas, ou seja, ocorrem ao longo da disciplina e não apenas no final. São compostas por questionários de escolha múltipla, fóruns de discussão, elaboração de trabalhos em grupo e artigos científicos.
Não existe a necessidade de elaboração de uma dissertação ou tese no final.
Condições
CUSTOS
Full-time: 840.00€ x 5 intakes.
Part-time: 420.00€ x 10 intakes.
(custo total do curso: 4200.00€)
DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A INSCRIÇÃO
- Diploma ou certificado de habilitações literárias: certificado de graduação no ensino superior ou certificado de conclusão do ensino secundário (para quem não é graduado e necessita utilizar a experiência profissional para efeito de candidatura);
- Cópia autenticada do Cartão da Ordem Profissional, se aplicável;
- Curriculum Vitae (Modelo Europass);
- Elementos comprovativos das atividades indicadas no CV;
- Cópia do documento de identificação civil e fiscal (para emissão de recibos);
OBSERVAÇÕES
- Como o curso é 100% online o cartão de residência não é obrigatório, pois não há a necessidade de morar em Portugal.
- Documentos que constem em Inglês, Francês e Espanhol não precisam de tradução oficial. Para os demais idiomas precisa de uma tradução oficial.
- Para os candidatos cuja língua nativa não é o português, é necessário documento que ateste proficiência linguística com nota mínima B2.
Efetue aqui a sua Pré-inscrição
Contacto
Academia Fernando Pessoa
Praça 9 de Abril, 349
4249-004 Porto
T. +351 22 507 1300
academia@fundacaofernandopessoa.pt