Objetivo

A formação em Administração Escolar e Administração Educacional tem como objetivo preparar professores e outros profissionais para exercerem funções de administração, direção, gestão e coordenação em escolas, bem como em organismos de administração escolar ou outros com funções relacionadas com a área da educação.
As aulas são administradas por profissionais experientes nas áreas que lecionam e estão organizadas de modo a que o aluno adquira competências de análise crítica, formação, supervisão, avaliação, liderança, comunicação, entre outras, que o irão preparar para os desafios que o esperam em contexto real.
Esta formação também capacita os profissionais na implementação das Tecnologias de Informação e Comunicação e em áreas como Gestão de Recursos, Direito Administrativo e Direito do Trabalho.
As competências desenvolvidas pelos profissionais ao longo do curso poderão interessar a instituições de ensino público ou privado, dos vários níveis de ensino: pré-escolar, básico, secundário ou superior.

Destinatário

O curso de administração escolar e administração educacional é destinado a professores, psicólogos, técnicos de serviço social ou outros profissionais de áreas relacionadas com a educação, que pretendam adquirir as competências necessárias para o exercício de funções de direcção e administração em estabelecimentos de ensino, bem como de supervisão, avaliação e consultadoria.

Capacidade

No final, o aluno estará apto para integrar uma carreira de gestão e administração escolar, identificar, avaliar e consolidar a eficácia das aprendizagens, visando o sucesso educativo; liderar e garantir o cumprimento do Projeto Educativo de Escola.
Desenvolver iniciativas com o propósito de implementar atividades extracurriculares; colaborar em iniciativas com a comunidade educativa e sensibilizar a mesma para a resolução de problemas relacionados com a inclusão de todos os alunos sem excepção.
Conseguir exercer os papéis de diretor, assessor, gestor ou formador em qualquer instituição de ensino público ou privado, tanto em Portugal como em instituições estrangeiras.
Avaliar as diferentes áreas de um estabelecimento e encontrar ações específicas que conduzam à melhoria. Terá as competências necessárias para transformar o estabelecimento num espaço mais inclusivo e organizado, onde os alunos e professores se sintam felizes e ao qual queiram pertencer.

Plano de Estudos

• Administração e gestão das organizações escolares
• Avaliação institucional da escola e do desempenho docente
• Conceção, Observação e Avaliação de Projetos Pedagógicos
• Currículo e diversidade
• Direito da educação na administração e gestão escolar
• Gestão financeira
• Liderança e comunicação organizacional
• Metodologia de Investigação
• Modelos e práticas de ensino em contexto escolar
• Política educativa internacional

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