Inteligência Artificial e Direitos Humanos

Universidade Fernando Pessoa (UFP) tem o gosto de anunciar o lançamento da página oficial do Módulo Jean Monnet “European Union´s political statement on Human Rights in the Age of Artificial Intelligence”. Este projeto, iniciado a 2 de setembro de 2024, tem a colaboração da Universidade de Gdansk (Polónia) e da Universidad de Salamanca (Espanha), procura analisar a relação entre Direitos Humanos e a Evolução Tecnológica, com um foco especial na Inteligência Artificial.

A página oficial, disponível em https://jeanmonnetmodule.ufp.edu.pt/, oferece informações detalhadas sobre o projeto, incluindo o seu resumo, objetivos e impacto esperado. Além disso, apresenta uma secção dedicada a eventos, destacando os cursos e conferências planeados para os próximos meses e anos.
Estas atividades têm como objetivo envolver estudantes, académicos e os mais variados tipos de especialistas, assim como o público em geral em debates e reflexões sobre as políticas europeias e nacionais relacionadas com a Inteligência Artificial e os Direitos Humanos.

O projeto, com duração de 36 meses e financiado pela Comissão Europeia através da EACEA – Agência Executiva Europeia para a Educação e Cultura, no âmbito do programa Erasmus+ , é coordenado pelos Professores Ana Campina e Carlos Rodrigues da UFP, em conjunto com os Professores Arkadiusz Modrzejewski (Universidade de Gdansk) e Pedro Nevado (Universidad de Salamanca).

A 1ª edição Jean Monnet Module “European Union´s political statement on Human Rights in the Age of Artificial Intelligence” decorrerá na Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal, em Maio de 2025:

Curso* – 5 a 9 de maio 2025 (número máximo de participantes: 50)
Conferência* – 12 de maio de 2025 (número máximo de participantes: 50)

*Inscrição obrigatória, gratuita e com certificação (condicionada à participação de 80%).

A UFP convida todos os interessados a visitar a página oficial do projeto para acompanhar as atividades e eventos futuros.