
Professor da UFP integra grupo internacional de pesquisa em Inteligência Artificial
O Professor Doutor Luís Borges Gouveia, docente da Faculdade de Ciência e Tecnologia da UFP, foi um dos académicos internacionais convidados para participar na inauguração do Grupo Permanente de Pesquisa em Inteligência Artificial (IA) do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG), realizada a 26 de agosto, em Belo Horizonte, Brasil.
O grupo, lançado oficialmente no auditório da Escola de Capacitação Professor Pedro Aleixo, pretende ser um espaço de debate e produção científica sobre os impactos e aplicações da Inteligência Artificial no setor público, alinhando tecnologia, cidadania, transparência e justiça.
Participando de forma virtual, o Professor Luís Borges Gouveia sublinhou a relevância de uma abordagem multidisciplinar e ética no desenvolvimento de soluções de Inteligência Artificial, salientando que “a IA deve ser entendida como uma ferramenta de apoio às capacidades humanas, nunca como sua substituição”.
A iniciativa, que contou também com a presença de especialistas nacionais e internacionais, como o Professor Sérgio Somerville, da Universidade Autônoma do Paraguai, marca um momento histórico na inovação tecnológica do Tribunal de Contas mineiro. O presidente do TCEMG, Durval Ângelo, destacou que a missão do grupo passa por “debater, discutir e criar estudos que alinhem a Inteligência Artificial aos princípios da cidadania, da transparência e da justiça”.
Para o Professor Luís Borges Gouveia, a integração neste projeto reflete o reconhecimento internacional da UFP e da investigação científica portuguesa na área da transformação digital e do impacto das novas tecnologias na sociedade.