UFP integra estudo inovador no tratamento de feridas

Docentes da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa integram a equipa de investigação que desenvolveu uma estratégia antimicrobiana inovadora para prevenir a formação de biofilmes em feridas — uma das principais causas de falha nos tratamentos convencionais.

O trabalho, publicado na prestigiada revista científica internacional Materials Today Nano, resulta de uma colaboração entre a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), a Universidade Fernando Pessoa (UFP) e o Centro de Física da Universidade do Minho.

Os docentes da UFP, Prof.ª Doutora Carla M. Lopes e Prof. Doutor José Catita são coautores desta investigação, que apresenta uma abordagem nanotecnológica baseada em vetores lipídicos nanoestruturados (NLCs), contendo quercetina e ácidos gordos ómega-3, incorporados em nanofibras híbridas. O estudo foi desenvolvido no âmbito do projeto de mestrado da estudante Ana Beatriz Pereira, do Mestrado em Bioengenharia da FEUP.

Os resultados revelam um elevado potencial para o desenvolvimento de novos produtos médicos destinados ao tratamento de feridas crónicas e infeções cutâneas resistentes aos antibióticos convencionais.

📖 Referência da publicação:
Pereira, A.B.V., Terroso, M.S., et al. Quercetin and omega-3 fatty acids-loaded lipid hybrid nanoassemblies as promising antimicrobial biofilm strategies. Materials Today Nano 32 (2025) 100677.