Novo Pós-Doutoramento em Direitos Humanos na Era Digital
A Universidade Fernando Pessoa disponibiliza um novo programa de “Pós-Doutoramento em Direitos Humanos na Era Digital”, uma área de investigação que abre linhas de estudo a todas as temáticas que esta “Era digital” suscita para a reinterpretação e reinvenção das formas e caminhos a trilhar na contínua proteção, e promoção, dos Direitos Humanos, mas sempre orientados nos seus Princípios Fundamentais da Dignidade, Fraternidade, Igualdade, Liberdade e Justiça.
Esta área de pesquisa vem na sequência da linha de investigação do Projeto Europeu, “Jean Monnet Module”, sobre a temática ”European Union’s Statement on Human Rights in the Age of Artificial Intellegence”, que integra a Universidade Fernando Pessoa (Portugal), a Universidade de Gdansk (Polónia), e a Universidade de Salamanca, (Espanha), assim como na linha de investigação para publicações indexadas sobre o título “Human Rights and Artificial Intelligence” de uma das maiores editoras mundiais “Frontiers in Political Science” (Topic Editors Professores Ana Campina (UFP), Carlos Rodrigues (UFP), Arkadiusz Modrzejewski (UGdansk) e Pedro Nevado (USAL)).
Duração do programa de investigação
O Pós-doutoramento tem a duração de 12 meses de investigação, em que se integra o acompanhamento à distância, com reuniões periódicas pelos meios informáticos (online), com o Orientador e, eventualmente, Coorientador.
Candidaturas
Podem candidatar-se os detentores do grau de Doutor em todas as áreas científicas.
As candidaturas devem ser apresentadas até ao dia 9 de janeiro de 2026, presencialmente ou online.
Início do programa de investigação
Entre os dias 12 a 16 de janeiro de 2026, decorre a “Semana de abertura do Pós-doutoramento” com a presença obrigatória de todos os candidatos ao Pós-doutoramento e que compreende:
1. Uma “Semana de Seminários”, em que serão Oradores Convidados vários especialistas em matérias que se integram na linha de investigação de “Direitos Humanos na Era Digital”;
2. Durante esta semana os candidatos indicarão o tema que pretendem investigar, assim como o Orientador e, eventualmente, o Co-Orientador que os acompanhará neste percurso académico de investigação;
3. Os candidatos admitidos devem, então, efetuar a sua matrícula no programa de “Pós-Doutoramento em Direitos Humanos na Era Digital”.
Trabalho de investigação
Até ao final do programa, o candidato elabora um “Relatório sobre a atividade de investigação desenvolvida”, em suporte digital, que entrega na Secretaria de alunos.
Conclusão
Entre os dias 11 a 15 de janeiro de 2027, decorrerá a “Semana de encerramento do Pós-doutoramento”, com a presença obrigatória de todos os inscritos do Pós-doutoramento, semana esta que coincide com a “Semana de seminários” do novo ano letivo que, então, se iniciará.
Nesta semana é feita a apresentação pública pelos candidatos do “Relatório sobre a atividade de investigação desenvolvida”, e que deverá também ser integrada na “Semana de seminários” do novo ano letivo do “Pós-Doutoramento em Direitos Humanos na Era Digital”;
Integração dos Pós-doutorandos na investigação da UFP
Todos os candidatos, assim como os seus trabalhos de investigação, serão integrados nas linhas e estratégias de investigação da UFP.
Outras informações