Vender (e comprar) sem culpa — A linguagem da persuasão nas campanhas sustentáveis

Webinar | Vender (e comprar) sem culpa — A linguagem da persuasão nas campanhas sustentáveis

Data: 31 de março de 2025
Hora: 17h00 (hora de Portugal)
Duração: 40 minutos + espaço para perguntas e debate
Plataforma: Zoom
🔗 Aceder ao webinar

Apresentação
Vivemos rodeados de apelos ao consumo consciente e à responsabilidade ambiental. No entanto, por trás das campanhas publicitárias ditas sustentáveis esconde-se frequentemente uma complexa rede de estratégias discursivas orientadas para a persuasão. Neste webinar, intitulado “Vender (e comprar) sem culpa — Uma análise discursiva da persuasão em campanhas publicitárias sustentáveis”, a Professora e Investigadora Elsa Simões propõe uma reflexão crítica sobre os mecanismos de linguagem utilizados pelas marcas para gerar identificação, confiança e até alívio de culpa nos consumidores. Através de uma análise discursiva de exemplos concretos, serão debatidas as fronteiras entre ética, marketing e manipulação, num convite à reflexão sobre o papel da linguagem na construção de valores sociais.

CV Elsa Simões

Elsa Simões é Professora Associada com Agregação em Ciências da Comunicação na Universidade Fernando Pessoa (Porto, Portugal) e Professora Convidada na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. É doutorada em Linguística pela Universidade de Lancaster (Reino Unido), com especialização em Análise de Discurso Publicitário.
A sua investigação incide sobre análise de discurso na publicidade online e tradicional, discurso jornalístico e comunicação de marketing digital. É autora de vários livros, capítulos e artigos científicos publicados em revistas nacionais e internacionais da área das Ciências da Comunicação, tendo também uma vasta experiência como revisora em publicações indexadas na área da publicidade. Elsa Simões é também membro integrado do centro de investigação LabCom – Comunicação e Artes, da Universidade da Beira Interior.
Perfil Ciência Vitae