Desafios da Inteligência Artificial no Brasil e em Portugal

15 MAI 2025 | 14h00 | Salão Nobre – 3º Piso

A Universidade Fernando Pessoa promove uma palestra dedicada aos desafios contemporâneos da Inteligência Artificial nas sociedades brasileira e portuguesa, refletindo criticamente sobre os impactos comunicacionais, socioculturais, políticos e éticos da IA no campo da comunicação e da informação.

O evento contará com a participação dos Professores Doutores André Lemos e Frederico Oliveira, dois dos mais reconhecidos investigadores brasileiros nas áreas da inteligência artificial, cibercultura e comunicação, proporcionando uma oportunidade única de diálogo internacional e de análise crítica das implicações sociais, políticas e culturais do uso da IA no Brasil e em Portugal, com ênfase nas especificidades e desafios locais.

Esta iniciativa insere-se no âmbito da unidade curricular Tendências e Problemas da Globalização e da Sociedade da Informação (Doutoramento em Ciências da Comunicação) e está aberta a toda a comunidade académica das áreas das Ciências da Comunicação, Ciências Sociais, Ciência de Dados e Engenharia Informática, bem como a investigadores, profissionais e interessados no tema.

A participação pode ser presencial ou remota, através da plataforma Zoom-Colibri, incluindo a participação de estudantes da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Trata-se de uma oportunidade académica de elevada relevância científica, plenamente alinhada com os objetivos pedagógicos e investigativos do ciclo de estudos. A presença dos Professores Doutores André Lemos e Frederico Oliveira, bem como do nosso docente, Professor Doutor Renato Essenfelder, contribui para a qualidade notável do programa e reforça o compromisso da UFP com a promoção do pensamento crítico e do diálogo internacional sobre temas emergentes e estruturantes da sociedade contemporânea.

Sobre os oradores:

André Lemos é Professor Titular da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA), coordenador do Lab404 e membro titular da Academia de Ciências da Bahia. Doutor pela Sorbonne, com pós-doutoramentos no Canadá, Irlanda e Brasil, é referência internacional em cibercultura, mediações tecnológicas e estudos sociotécnicos.

Frederico Oliveira é Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA e investigador de pós-doutoramento no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD).

Renato Essenfelder é Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP), com pós-doutorado na Universidade da Beira Interior (UBI). É coordenador pedagógico do Doutoramento em Ciências da Comunicação da Universidade Fernando Pessoa, investigador do LabCom-UBI e desenvolve estudos sobre Inteligência Artificial e Comunicação desde 2019.

INSCRIÇÃO, PARTICIPAÇÃO, CERTIFICAÇÃO

A participação na Palestra é gratuita e aberta ao público, mas está sujeita a inscrição obrigatória, por motivos de organização e controlo de presenças.

Caso pretenda obter certificado de participação, este será emitido mediante pagamento simbólico, nos seguintes termos:

Comunidade Fernando Pessoa – 5€
Participantes externos – 10€









Para obter o certificado deverá efetuar o pagamento e enviar o comprovativo, anexando-o a esta ficha de inscrição.

Modo de Pagamento: Transferência Bancária em Nome de: Fundação Ensino e Cultura Fernando Pessoa • Banco: Caixa Geral de Depósitos – CGD • Código balcão: 0091 NIB: 0035 00910001231233050 • IBAN: PT50 0035 0091 0001231233050 • SWIFT: CGDIPTPL

NOTA 1: Caso pretenda o certificado, é obrigatório anexar o comprovativo de pagamento aquando da inscrição online.

NOTA 2: Todos os participantes devem anexar o comprovativo de pagamento aquando da inscrição online.

NOTA 3: Se pretender recibo, por favor envie um e-mail para:
eventos@fundacaofernandopessoa.pt
com o número de contribuinte. No título da mensagem indique: "Nº Contribuinte Governança de Inteligência Artificial no Brasil e em Portugal. Cruzamentos e Tendências".



IMPORTANTE:

Participando neste evento, autorizo a FP – Universidade Fernando Pessoa a fazer recolha de áudio e/ou da minha imagem fotográfica, vídeo ou outra forma de media.
Os dados recolhidos serão utilizados para registo (arquivo) do evento e poderão ser usados para a sua transmissão nos canais de comunicação da FP, bem como para a respetiva produção de material de divulgação da Instituição.