Apresentação
A Biblioteca Viva é uma iniciativa que vai além de um simples projeto. Baseada no conceito de “Human Library”, a Biblioteca Viva foi também desenhada para promover o diálogo, fomentar a integração, reduzir preconceitos e encorajar a compreensão de assuntos a partir do contacto com diferentes experiências de vida. Por isso, em vez de livros físicos, os “Livros” são pessoas reais, com histórias marcadas por experiências únicas, proporcionando, aos “Leitores”, uma oportunidade igualmente única de obter respostas e aprendizagens, de compreender o lado humano dessa informação conversando de forma informal e aberta com pessoas cujas vivências, em circunstâncias normais, não iriam conhecer.
Fomentando a sua conduta social, a Fernando Pessoa acolhe este projeto com o objetivo de ampliar o seu impacto positivo tanto na comunidade académica como no público em geral pois considera que, ao promover iniciativas como esta, focadas na troca de experiências sobre temas prementes, esquecidos, negligenciados ou até ocultados na atualidade, e ao integrar alunos, docentes e outras instituições, cumpre a sua função de criadora de pontes de conhecimento e, contribui, de facto, para a construção de uma sociedade mais literata, por isso mais empática e acolhedora. Assim, com painéis que abordam, por exemplo, questões sobre saúde, etnia, sexualidade, religião, família, entre outras, estes Livros e Leitores, encontram, na Biblioteca Viva da FP, um espaço para partilha e diálogo que levam à abertura de horizontes, perceções e afetos.
A Biblioteca Viva na FP é, por isso, mais do que um evento: ao transformar a curiosidade em conversas envolventes, este projeto desafia preconceitos e contribui para a construção de um futuro mais justo e solidário.
Organização
Prof. Doutora Isabel Silva, Prof. Doutora Glória Jollunskin
(Coordenação do projeto)
Prof. Doutora Debora Pereira
Prof. Doutora Ana Gabriela Nogueira
Prof. Doutora Patrícia Weber
Contacto: bibliotecavivaufp@gmail.com
Atividades
2024-2025
“PARA ALÉM DA GAGUEZ”
14 de novembro | 14h00 – 17h30
Salas (306, 309 e 310) – 3º Piso Edifício Pedagógico Sede
Entrada gratuita (mas sujeita a inscrição)
No âmbito do projeto Biblioteca Viva , a Fernando Pessoa organiza o evento subordinado ao tema “Para Além da Gaguez”, que decorrerá no dia 14 de novembro, entre as 14h30 e as 17h00, nas salas 306, 309 e 310. Este evento faz parte de uma série de iniciativas desenhadas para promover o diálogo, fomentar a integração e encorajar a compreensão a partir do contacto direto com experiências de vida diversas.
Nesta edição “Para Além da Gaguez“, serão abordados temas relacionados com a gaguez e outras condições que, frequentemente, enfrentam este tipo de preconceito e discriminação. Os convidados, tanto pessoas com percursos de vida marcantes por enfrentarem estas situações, como docentes e investigadores que estudam estes temas, partilharão as suas experiências e conhecimentos, oferecendo uma visão humana e enriquecedora sobre os desafios e conquistas associados a estas vivências.
PROGRAMA
O OBSTÁCULO É O CAMINHO | PEDRO GARCÊS SOARES, ADVOGADO
PAUSAS CONDICIONANTES | JORGE SANTOS SILVA, ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE GAGOS
PSICOLOGICAMENTE FALANDO SOBRE OS ECOS DA MENTE | CARINA FERNANDES, NEUROPSICÓLOGA E PROFESSORA DE PSICOLOGIA
COGNITIVA: COGNIÇÃO E LINGUAGEM
AFINAL A GAGUEZ | PEDRO PESTANA, DOCENTE DE TERAPEUTA DA FALA
EU FALO ASSIM PORQUE SOU LUTADORA | DORA MOTA, JORNALISTA
A TERRA DO EVITAMENTO | ROSA PAULA NEVES, ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE GAGOS