ACESSO A BOLSAS DE ESTUDO

CORPO DOCENTE DE REFERÊNCIA

Acreditação plena, por 6 anos,
pela A3ES, em 03-03-2015 (ligação)

Provas de Ingresso (reg. geral)
Economia, Matemática ou Português
Vagas (reg. geral) 20 

A conclusão da licenciatura em Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança permite a obtenção de um certificado profissional de “Auditor Interno em Sistemas Integrados de Gestão – Qualidade, Ambiente e Segurança”, emitido pela SGS.

PORQUÊ ESCOLHER GESTÃO DA QUALIDADE, AMBIENTE E SEGURANÇA DA UFP?

–––
Proximidade e apoio dos professores ao longo de todo o curso

–––
Corpo docente altamente qualificado e diferenciado, com experiência e reconhecimento nacional e internacional.

–––
Programas das unidades curriculares com conteúdos científicos e técnicos atualizados, e uma grande percentagem de aulas práticas, permitem aos alunos uma aprendizagem em contexto real e uma adaptação gradual à futura vida profissional.

–––
Qualidade das instalações.

A SUA EQUIPA DE APOIO

O sucesso educativo alcança-se através do trabalho de equipa. Durante o seu processo de candidatura, e sempre que precisar, contará com o apoio e aconselhamento de uma equipa de profissionais.

Professores

Além de academicamente qualificados, os nossos professores são conhecidos por serem muito próximos dos alunos e disponíveis para esclarecer todas as suas dúvidas.

Equipa de Acolhimento

A equipa de acolhimento, constituída por colaboradores da UFP que são maioritariamente antigos alunos da universidade, tem como objetivo facilitar a integração dos novos alunos.

Colaboradores

Presencialmente (durante os horários de atendimento) ou à distância de um clique, os nossos colaboradores são conhecidos pelo seu profissionalismo e pela sua disponibilidade para ajudar.

PLANO DE ESTUDOS

1º Ciclo Licenciatura* · Duração: 6 Semestres · 180 ECTS
Conforme: Registo R/B-AD-300/2006, DR 2ª série n.º 117, de 20 de Junho de 2006 · Despacho n.º 18216/2006, DR 2ª série n.º172, de 06 de Setembro de 2006 · Despacho n.º 12171/2013, DR 2ª série n.º 184,de 24 de setembro

UNIDADES CURRICULARES ECTS

Princípios da Gestão da qualidade é uma unidade curricular que permite ao aluno conceber, controlar e melhorar as actividades das organizações, quer sejam actividades de gestão, de produção e ou outras, com vista a atingir e a oferecer patamares de excelência optimizados nos produtos/serviços oferecidos aos seus clientes. Esta unidade curricular permite aos alunos uma abordagem ampla e actualizada, porém bastante clara e objectiva da função.

O principal objetivo da unidade curricular Matemática no curso de Gestão da Qualidade, Ambiente e Segurança, é fornecer aos alunos bases e ferramentas matemáticas que promovam o raciocínio lógico e metódico, e permitam equacionar e resolver problemas aplicados.

No final desta unidade curricular o aluno deverá ser capaz de:

  • Interpretar e equacionar matematicamente problemas reais, utilizando os conceitos de funções, derivadas e integrais;
  • Selecionar e aplicar corretamente as ferramentas matemáticas disponíveis para a resolução desses problemas, incluindo matrizes e determinantes;
  • Interpretar e analisar criticamente os resultados obtidos.

Objetivos:
Desenvolver competências ao nível do aprofundamento e desenvolvimento dos conhecimentos e aplicação dos mesmos de modo a resolver problemas e fundamentar os seus argumentos, capacidade de recolher, selecionar e interpretar informação relevante para fundamentação das soluções preconizadas, incluindo aspetos sociais, científicos e éticos relevantes; Desenvolver capacidades de comunicação de informação, ideias, problemas e soluções para diversos públicos, tanto especialistas como não especialistas;Desenvolver uma aprendizagem autónoma, que lhe permita uma aprendizagem ao longo da vida; Desenvolver competências no domínio do conhecimento dos princípios que presidem à gestão dos resíduos sólidos e das últimas tecnologias envolvidas na sua recolha, transporte e tratamento, análise espacial dos impactes decorrentes da implantação de novas infraestruturas e alterações a infraestruturas existentes e análise espacial no transporte e gestão dos resíduos.

Pretende-se que os alunos adquiram competências na tomada de decisão nas empresas ao nível da organização, planeamento, implementação e controlo.

• Identificar as principais barreiras do corpo para a ação de agentes tóxicos • Compreender os principais mecanismos de defesa imunológico humano • Descrever os principais grupos de agentes biológicos • Medidas para prevenir e proteger individual e coletiva • Compreender e analisar documentos legais • Descrever os principais grupos de produtos químicos • Compreender os efeitos das exposições combinadas • Especificar os procedimentos de calibração de instrumentos para a leitura

UNIDADES CURRICULARES ECTS

Os conteúdos programático desta unidade curricular, bem como os métodos de ensino-aprendizagem têm como objetivo permitir que os alunos adquiram as seguintes competências:

  • Integrar conceitos, teorias, métodos e técnicas no domínio da gestão de Pessoas;
  • Identificar características relevantes de indivíduos e de grupos através da administração de questionários, da realização de entrevistas e da observação;
  • Aperfeiçoar competências de comunicação oral e escrita;
  • Desenvolver uma atitude crítica, bem como adotar valores éticos e deontológicos.

Actualmente, a qualidade é um elemento de sustentação da competitividade. São de assinalar algumas tendências genéricas que marcam a evolução da qualidade: adopção de novas filosofias organizacionais : TQM e Kaizen. O objectivo desta unidade curricular é conferir competências na compreensão destas e de outras questões, apresentando, não apenas conceitos, técnicas e métodos fundamentais, mas também exemplos que facilitem a aprendizagem e aplicação.

A aleatoriedade e a incerteza são características comuns a muitos fenómenos com os quais é preciso lidar em Engenharia. Nesse contexto, torna-se indispensável a definição de métodos e modelos que permitam compreender e inferir o comportamento de variáveis aleatórias. Nesse âmbito, constituem objetivos da unidade curricular a introdução e o desenvolvimento de conhecimentos e técnicas de recolha e análise de dados e de inferência necessárias à modelação de variáveis aleatórias. No final da unidade o aluno fica com competências específicas que lhe permitem descrever, analisar e estabelecer conclusões sobre dados uni e bi-variados, calcular probabilidades de acontecimentos simples e compostos, conhecer e usar os principais modelos teóricos de distribuição de probabilidades, estimar parâmetros e testar hipóteses.

A introdução desta disciplina no curso tem por objetivo transmitir aos alunos o conhecimento das diversas formas de energia e sensibilizá-los para a necessidade da sua utilização racional, bem como dos impactes ambientais resultantes da sua exploração e uso.

É ainda objetivo da disciplina a apresentação e aplicação da legislação atualmente em vigor relativa à gestão de energia.As competências transversais adicionais que serão trabalhadas serão:

  • Trabalho autónomo e em equipa;
  • Capacidade de Organização e de Planeamento;
  • Capacidade para tomar decisões;
  • Capacidade de auto-aprendizagem;
  • Capacidade de aplicação de conhecimentos; 
  • Capacidade de adaptação a situações novas;
  • Capacidade de Comunicação Oral e Escrita;
  • Desenvolvimento de Relações interpessoais.

Objetivos:

  • Conhecer os principais requisitos normativos e legais aplicáveis na área da Segurança e Saúde do Trabalho;
  • Avaliar a aplicabilidade de diplomas comunitários;
  • Analisar diplomas legais aplicáveis e conhecer requisitos de vários sectores;
  • Conhecer a Organização e funcionamento dos Serviços de segurança, higiene e saúde no trabalho;
  • Compreender as principais atividades do Técnico Superior de Higiene e Segurança do Trabalho.

(i) Saber analisar e integrar os factores psicossociais na análise dos sistemas de trabalho; (ii) Saber organizar, planear e aplicar estratégias de intervenção psicossocial nos sistemas de trabalho; (iii) Desenvolver a capacidade de análise e diagnóstico psicossocial nos contextos de trabalho.

UNIDADES CURRICULARES ECTS

A presente unidade curricular visa introduzir ao alunos os conceitos e técnicas nucleares da gestão organizacional, dotando-os de:

  • Conhecimento das escolas e modelos nucleares de gestão;
  • Capacidade de compreensão sobre os contextos e dinâmicas organizacionais;
  • Capacidade crítica para o entendimento e participação nos processos de gestão;
  • Conhecimento e compreensão das áreas e funções da gestão organizacional;
  • Capacidade de planeamento e operacionalização de instrumentos de gestão.

* A conclusão, com aproveitamento, de todas as unidades curriculares que integram o plano de estudos do 1º ciclo (180 ECTS) confere o grau de licenciado.

COORDENAÇÃO DO CURSO

 

Prof. Doutor Nelson Barros • Prof. Doutor Vasco Costa • Mestre Rogério Carvalho

Envie o formulário para ser contactado pela coordenação do curso



CandidatoProfissionalOutro


PortugalPaís UEOutro País














INTERCÂMBIO / ESTUDAR NO ESTRANGEIRO

Os alunos da Universidade Fernando Pessoa (UFP) que cumpram os critérios de elegibilidade dispõem da possibilidade de realizar períodos de estudo e/ou de estágio em mobilidade internacional.

Os períodos de estudo em mobilidade internacional de estudantes são realizados em instituições de ensino superior fora de Portugal, com as quais a UFP mantém acordos de intercâmbio de estudantes, ao abrigo do Programa Erasmus+ (no espaço Europeu) ou de outros acordos bilaterais de intercâmbio existentes.

Informação sobre programas de mobilidade/intercâmbio estão disponíveis através do Gabinete de Relações Internacionais (ligação).

CANDIDATURAS E TAXAS ESCOLARES

1.ª FASE* (REGIME GERAL E UNIÃO EUROPEIA)
CANDIDATURAS: 01 MAI – 14 AGO 2018
AFIXAÇÃO DOS RESULTADOS: 17 AGO 2018
MATRÍCULAS: 20 AGO – 07 SET 2018

2.ª FASE* (REGIME GERAL E UNIÃO EUROPEIA – VAGAS EVENTUALMENTE SOBRANTES**)
CANDIDATURAS: 11 – 18 SET 2018
AFIXAÇÃO DOS RESULTADOS: 20 SET 2018
MATRÍCULAS: 20 SET – 26 SET 2018

RECEÇÃO AOS NOVOS ALUNOS E INÍCIO DO ANO LETIVO:  17 SET. 2018

* Não dispensa a consulta do Cronograma de Ingresso (PDF)
** O Mestrado Integrado em Medicina Dentária não dispõe de vagas para candidaturas de 2ª fase 2018/19

VER TAXAS

VISITE O CAMPUS UNIVERSITÁRIO

Venha conhecer a Universidade Fernando Pessoa. Visite as bibliotecas, laboratórios e espaços do campus UFP.
Desfrute dos espaços verdes e tire uma foto ao pé da estátua do nosso Patrono, Fernando Pessoa.



CandidatoProfissionalOutro


PortugalPaís UEOutro País








  • ANTIGOS ALUNOS

    O Antigo Aluno Luis Marques, é atualmente o European Lean Zone Director da Decathlon International.

     

    (FACEBOOK – LUIS MARQUES)