Sobre o Curso
Resultado do processo de acreditação pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES)
Decisão: Acreditado
N.º de anos de acreditação: 6
Data de publicação da decisão: 21/05/2020
Prazo de vigência da acreditação: 31/07/2025
Deliberação da A3ES
Relatório de autoavaliação
Regime/Horário: Diurno
Número máximo de admissões: 15
O segundo ciclo de estudos em Ciências da Comunicação distribui-se por dois ramos, cada um deles com um enfoque particular em distintos domínios do saber, devidamente estruturados de acordo com um enquadramento teórico-prático que contempla o Jornalismo e as Relações Públicas, Publicidade e Marketing.
A estrutura deste ciclo estudos foi pensada para responder a necessidades que decorrem da permanente atualização do conceito e das teorias da Comunicação, de tal modo que em cada uma das áreas em apreço o estudante encontra a oportunidade para aprofundar conhecimentos, proceder a revisões bibliográficas, descobrir novos pólos de interesse, mas também contactar com experiências profissionais frequentemente reforçadas pela atividade, complementar à da academia de um corpo docente reconhecidamente qualificado.
Os objetivos deste ciclo de estudos podem ser descritos segundo três eixos:
• Dotar os estudantes de um conjunto de competências teóricas, científicas, e de natureza prática que lhes permitam ganhar o gosto pela descoberta. Uma exigência que os desafios da Comunicação implicam, seja por causa da reconfiguração dos modelos discursivos do jornalismo, seja devido à alteração e constante aperfeiçoamento dos paradigmas e suportes tecnológicos, seja ainda por causa das novas associações entre (investimento na) publicidade e (produção de) valor.
• Criar um suporte intelectual e argumentativo, com substância científica, que permita ao estudante ser capaz de lidar ética e profissionalmente com a diversidade e abundância de fluxos informativos que fixam as diversas agendas das sociedades contemporâneas.
• Proporcionar aos estudantes instrumentos, ferramentas e técnicas que lhes permitam ser competitivos em diferentes desempenhos profissionais na área da Comunicação.
O leque de saídas profissionais parte do princípio de que, por um lado, muitos profissionais carecem de uma atualização académica regular, à semelhança do que acontece nos países com economias mais avançadas e, por outro, pressupõem que um segundo ciclo de estudos é hoje consensualmente entendido no panorama da oferta universitária como uma consolidação imprescindível de conhecimentos e experiências adquiridas no contexto da licenciatura.
Assim, este 2º Ciclo de Estudos em Ciências da Comunicação abre ou reforça possibilidades de trabalho nas seguintes áreas: jornalismo (redação e edição); a assessoria de imprensa, de comunicação e assessoria política; criação publicitária; gestão de projetos; produção de conteúdos mediáticos.
PLANO DE ESTUDOS
2º Ciclo (Mestrado) · 4 semestres · 120 ECTS
Conforme Despacho do DR. nº 8352/2020
Área científica predominante: Informação e jornalismo • Marketing e publicidade
Ramo: Jornalismo
1º Ano • 1º Semestre
UNIDADE CURRICULAR | ECTS |
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Jornalismo especializado I: jornalismo cultural e científico comparado | 9 |
Laboratório de jornalismo I: diários de referência | 10 |
Metodologia do trabalho científico | 4 |
Psicossociologia da comunicação | 3 |
Teoria e história do jornalismo | 4 |
1º Ano • 2º Semestre
UNIDADE CURRICULAR | ECTS |
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Gestão da informação e comunicação estratégica | 4 |
Jornalismo especializado II: jornalismo político e económico comparado | 7 |
Jornalismo especializado III: jornalismo investigativo comparado | 6 |
Laboratório de jornalismo II: semanários e magazines de referência | 7 |
Laboratório de jornalismo III: comentarismo nacional e internacional | 6 |
2º Ano • Anual
UNIDADE CURRICULAR | ECTS |
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Dissertação | 60 |
Ramo: Relações Públicas, Publicidade e Marketing
1º Ano • 1º Semestre
UNIDADE CURRICULAR | ECTS |
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Estudos de opinião, pesquisa de mercado e comportamento do consumidor | 6 |
Evolução da comunicação publicitária | 6 |
Gestão de produtos e marcas: planeamento de marketing e publicidade | 11 |
Metodologia do trabalho científico | 4 |
Psicossociologia da comunicação | 3 |
1º Ano • 2º Semestre
UNIDADE CURRICULAR | ECTS |
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Agência de comunicação integrada | 6 |
Comunicação gráfica, audiovisual e multimédia | 6 |
Design, criatividade, inovação e empreendedorismo | 8 |
Gestão da informação e comunicação estratégica | 4 |
Identidade corporativa: comunicação institucional | 6 |
2º Ano • Anual
UNIDADE CURRICULAR | ECTS |
---|---|
Dissertação | 60 |
Coordenação
Prof.ª Doutora Sandra Tuna
Prof. Doutor Eduardo Paz Barroso
Solicite informações sobre o curso:
Intercâmbio Erasmus+
Os alunos da Universidade Fernando Pessoa (UFP) que cumpram os critérios de elegibilidade dispõem da possibilidade de realizar períodos de estudo e/ou de estágio em mobilidade internacional.
Os períodos de estudo em mobilidade internacional de estudantes são realizados em instituições de ensino superior fora de Portugal com as quais a UFP mantém acordos de intercâmbio de estudantes ao abrigo do Programa Erasmus+ (no espaço Europeu), ou de outros acordos bilaterais de intercâmbio existentes.
Informação sobre programas de mobilidade / intercâmbio estão disponíveis através do Gabinete de Relações Internacionais (ligação).
Condições de Candidatura
Antes de avançar com a candidatura, consulte o detalhe completo das Condições de Candidatura, onde encontrará informação sobre os requisitos académicos e documentação necessária. Na mesma página, poderá verificar o Cronograma com prazos para submissão, o processo de Submissão da Candidatura, os passos para a Matrícula, eventuais Observações relevantes e o número de Vagas disponíveis. Tudo está organizado de forma clara para o orientar em cada etapa do processo.
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Precário
Para além das condições de candidatura, é igualmente importante consultar as Informações sobre Taxas, Propinas e Emolumentos aplicáveis aos cursos de mestrado. Nesta página, encontrará uma secção dedicada aos valores de propinas para mestrados, bem como outras informações relevantes sobre creditações, emolumentos e taxas associadas a diferentes serviços académicos.
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Empregabilidade & Sucesso Escolar
Para ajudar a compreender melhor os resultados académicos e a inserção profissional dos diplomados da UFP, está disponível o relatório mais recente sobre Empregabilidade e Sucesso Escolar. Neste documento encontra dados concretos sobre as taxas de empregabilidade dos diplomados de mestrado e outros ciclos de estudos, bem como as taxas de sucesso escolar no ano letivo 2023/24.
Relatório de Empregabilidade e Sucesso Escolar (PDF)