SOBRE O CURSO

Acreditação plena, por 6 anos, pela A3ES, em 15-01-2016 (ligação)

O segundo ciclo de estudos em Ciências da Comunicação distribui-se por três ramos, cada um deles com um enfoque particular em distintos domínios do saber, devidamente estruturados de acordo com um enquadramento teórico-prático que contempla o Jornalismo, as Relações Públicas, Publicidade e Marketing e as Tecnologias da Comunicação.

A estrutura deste ciclo estudos foi pensada para responder a necessidades que decorrem da permanente atualização do conceito e das teorias da Comunicação, de tal modo que em cada uma das áreas em apreço o estudante encontra a oportunidade para aprofundar conhecimentos, proceder a revisões bibliográficas, descobrir novos pólos de interesse, mas também contactar com experiências profissionais frequentemente reforçadas pela atividade, complementar à da academia de um corpo docente reconhecidamente qualificado.

Os objetivos deste ciclo de estudos podem ser descritos segundo três eixos:
– Dotar os estudantes de um conjunto de competências teóricas, científicas, e de natureza prática que lhes permitam ganhar o gosto pela descoberta. Uma exigência que os desafios da Comunicação implicam, seja por causa da reconfiguração dos modelos discursivos do jornalismo, seja devido à alteração e constante aperfeiçoamento dos paradigmas e suportes tecnológicos, seja ainda por causa das novas associações entre (investimento na) publicidade e (produção de) valor.
– Criar um suporte intelectual e argumentativo, com substância científica, que permita ao estudante ser capaz de lidar ética e profissionalmente com a diversidade e abundância de fluxos informativos que fixam as diversas agendas das sociedades contemporâneas.
– Proporcionar aos estudantes instrumentos, ferramentas e técnicas que lhes permitam ser competitivos em diferentes desempenhos profissionais na área da Comunicação.

O leque de saídas profissionais parte do princípio de que, por um lado, muitos profissionais carecem de uma atualização académica regular, à semelhança do que acontece nos países com economias mais avançadas e, por outro, pressupõem que um segundo ciclo de estudos é hoje consensualmente entendido no panorama da oferta universitária como uma consolidação imprescindível de conhecimentos e experiências adquiridas no contexto da licenciatura.

Assim, este 2º Ciclo de Estudos em Ciências da Comunicação abre ou reforça possibilidades de trabalho nas seguintes áreas: jornalismo (redação e edição); a assessoria de imprensa, de comunicação e assessoria política; criação publicitária; gestão de projetos; produção de conteúdos mediáticos; profissional de tecnologias da comunicação, em áreas tão diversas como a edição gráfica e catalogação de informação.

DESTINATÁRIOS DA FORMAÇÃO

Condições gerais:
De acordo com o nº 1, do artigo 17.º, do Decreto-Lei nº 74/2006 , de 24 de março, na última redacção que lhe foi dada pelo Decreto-Lei nº 65/2018, de 16 de Agosto, podem candidatar-se ao acesso e ingresso no ciclo de estudos conducente ao grau de mestre (2.º ciclo):

  • Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
  • Titulares de grau académico superior estrangeiro, conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos, organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
  • Titulares de grau académico superior estrangeiro, que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente da instituição de ensino superior onde pretendem ser admitidos;
  • Detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente da instituição de ensino superior onde pretendem ser admitidos.

Critérios de Seleção e seriação:
a) Grau de licenciado ou equivalente legal na área científica do mestrado (25%);
b) Melhor classificação final do grau de licenciado ou equivalente legal (30%);
c) Grau de licenciado ou equivalente legal em área científica mais afim da do mestrado (15%);
d) Curriculum vitae e carta de motivação (30%).

PLANO DE ESTUDOS

2º Ciclo (Mestrado) · 3 semestres · 90 ECTS
Conforme Despacho n.º 12167/2013, DR 2ª série n.º 184, de 24 de setembro

RAMO: JORNALISMO

UNIDADES CURRICULARES ECTS

Promover conhecimento geral sobre a história e a teoria do jornalismo. Adquirir a uma visão multifacetada sobre história comparada do jornalismo português, europeu e norte-americano.

Dotar o estudante de competências que lhe permitam manusear e utilizar informações e aplicar conhecimentos de tipo especializado nos domínios cultural e científico, por forma a criar um discurso jornalístico estruturado. Capacitar o estudante com recursos teóricos e práticos, científicos e técnicos, no domínio especializado da comunicação, que lhe permitam contextualizar e produzir conteúdos jornalísticos no âmbito do Ciência e da Cultura. Em síntese, trata-se de orientar o estudante, para que ele possa ter uma perspectiva comparada entre o jornalismo cientifico e cultural e outras áreas do jornalismo, e de o preparar para desempenhos profissionais no sector da comunicação, familiarizando-o simultaneamente com ambientes sociais onde a Ciência e a Cultura se objectivam e materializam.

Nesta unidade curricular de índole acentuadamente prática (Laboratório de Jornalismo), as competências são as seguintes: 1. Compreender e contextualizar o conceito ‘diário de referência’; 2. Compreender e identificar os mecanismos e procedimentos necessários a um diário de referência; 3. Compreender a diferença entre ‘diários de referência’ e outras publicações.

Quanto aos resultados da aprendizagem, é suposto os alunos; 1. Em sentido estrito, identificarem, no contexto jornalístico em geral, publicações diversas; 2. Em sentido geral, revelarem um nível elevado de maturidade intelectual, capaz de reforçar a personalidade cívica e as futuras aptidões profissionais.

– Integrar métodos, técnicas, conceitos, modelos, teorias no domínio da psicossociologia da comunicação; – Selecionar métodos e técnicas apropriados no âmbito da avaliação em psicossociologia da comunicação; – Determinar características relevantes de indivíduos e de grupos e suas interacções nos domínios da psicossociologia da comunicação; – Aperfeiçoar competências de comunicação oral e escrita.

1. Refletir criticamente sobre metodologias para produção do conhecimento em ciências humanas e sociais. Reflexão histórica e teórica sobre o campo de conhecimento em questão. Problematizar e compreender o modo como as tecnologias digitais transformam a produção de conhecimento na sociedade contemporânea. 2. Conhecimento e domínio de metodologias de investigação: análise qualitativa e quantitativa. Constituição e fundamentação de argumentação autónoma. Competências na elaboração de trabalhos de investigação. Comunicação de resultados de investigação.

UNIDADES CURRICULARES ECTS

A disciplina tem como principal objectivo familiarizar o aluno com os principais objectivos e áreas de actuação da gestão estratégica de comunicação. Pretende-se, igualmente, dotar os alunos de conhecimentos específicos sobre as técnicas comunicacionais que tanto contribuem para o alcance de objectivos organizacionais globais.

A unidade curricular pretende facultar aos alunos competências nos domínios do jornalismo económico e do jornalismo político, que lhes possibilitem um reconhecimento fundamentado dos limites da prática jornalística em diferentes sistemas políticos, dos impactos dos media na política, e da especialização necessária ao jornalismo económico. Competências a desenvolver: análise e síntese; aplicação de conhecimentos em contextos diferentes; trabalho autónomo.

Dotar o estudante de competências que lhe possibilitem manusear e utilizar dados e informações que lhe permitam conceber e elaborar trabalhos jornalísticos resultantes de processos de investigação. Capacitar o estudante com recursos teóricos e práticos, com técnicas e métodos que possam ser aplicados no jornalismo investigativo. Estudar trabalhos paradigmáticos de jornalismo investigativo.Em síntese, trata-se de orientar o estudante, para que ele possa ter uma perspectiva do valor e das implicações sociais, políticas, éticas e morais das revelações feitas no âmbito do jornalismo investigativo e de o preparar para desempenhos profissionais onde esta vertente do trabalho redactorial se objectiva.


Desenvolver competências no domínio da reportagem especializada em imprensa escrita e online.

A unidade curricular de Laboratório de Jornalismo III destina-se a analisar e a promover competências especializadas na área da produção de artigos opinativos, ou de comentários de análise de teor jornalístico.

RAMO: RELAÇÕES PÚBLICAS, PUBLICIDADE E MARKETING

UNIDADES CURRICULARES ECTS

Conhecer a evolução histórica da publicidade, designadamente em Portugal. Desenvolver a leitura crítica de produções publicitárias de diferentes períodos do século XX. Questionar as produções publicitárias enquanto documentos de estudo das sociedades

A Unidade Curricular visa promover conhecimentos teóricos e práticos sobre a gestão de produtos e marcas, incluindo o planeamento estratégico de marketing. Compreender o conceito de gestão de produto e marca; Compreender a importância estratégica da comunicação da marca e o seu papel no desenvolvimento da vantagem competitiva nas mentes do público-alvo; Compreender e aplicar o conceito de Brand Equity; Implementar os princípios estruturais do nome de Brand Naming e Brand Design; Saber como implementar e desenvolver uma estratégia de construção de marca.Competências a desenvolver: seleccionar bibliografia relevante e ler de modo crítico e compreensivo; Capacidade de análise e síntese; Capacidade para organizar e planear; Habilidades críticas e de autocrítica, Revelar capacidade de comunicação oral e escrita; Capacidade para aplicar na prática conhecimentos, Habilidades de investigação,

Identificar as variáveis explicativas do comportamento de compra; Descrever ao processo de decisão de compra; Compreender a importância do estudo do comportamento do consumidor para o marketing; Aplicar os conhecimentos na resolução de casos práticos.

– Integrar métodos, técnicas, conceitos, modelos, teorias no domínio da psicossociologia da comunicação; – Selecionar métodos e técnicas apropriados no âmbito da avaliação em psicossociologia da comunicação; – Determinar características relevantes de indivíduos e de grupos e suas interacções nos domínios da psicossociologia da comunicação; – Aperfeiçoar competências de comunicação oral e escrita.

1. Refletir criticamente sobre metodologias para produção do conhecimento em ciências humanas e sociais. Reflexão histórica e teórica sobre o campo de conhecimento em questão. Problematizar e compreender o modo como as tecnologias digitais transformam a produção de conhecimento na sociedade contemporânea. 2. Conhecimento e domínio de metodologias de investigação: análise qualitativa e quantitativa. Constituição e fundamentação de argumentação autónoma. Competências na elaboração de trabalhos de investigação. Comunicação de resultados de investigação.

UNIDADES CURRICULARES ECTS

A unidade curricular de Comunicação Gráfica, Audiovisual e Multimédia pretende:- Desenvolver a capacidade de refletir e integrar os diferentes conhecimentos, relativos a comunicação gráfica, audiovisual e multimédia.- Promover a sensibilidade estética e o sentido crítico sobre a comunicação gráfica, audiovisual e multimédia aplicada no contexto do marketing e da publicidade. – Desenvolver a criatividade e as competências para a participação em equipas de trabalho responsáveis pela conceptualização de projetos de comunicação gráfica, audiovisual e multimédia aplicada no contexto do marketing e da publicidade.- Reconhecer e dominar o carácter interdisciplinar das linguagens gráficas, audiovisuais e multimediáticas.

A disciplina tem como principal objectivo familiarizar o aluno com os principais objectivos e áreas de actuação da gestão estratégica de comunicação. Pretende-se, igualmente, dotar os alunos de conhecimentos específicos sobre as técnicas comunicacionais que tanto contribuem para o alcance de objectivos organizacionais globais.


A unidade curricular Design, Criatividade, Inovação e Empreendedorismo pretende fornecer ao aluno conhecimentos sobre o valor da intersecção entre vários campos do saber. Focalizado nas matérias do olhar e tendo o design e a criatividade como base de diálogo, o objecto central é o de facultar um saber profundo sobre o cruzamento em prol da inovação e empreendedorismo.Conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver:1.Conhecer com profundidade os conceitos de Design, Criatividade, Inovação e Empreendedorismo;2Conhecer a importância da intersecção destas áreas do saber, na criação do novo;3.Desenvolver um sentido critico-construtivo na análise de projectos multidiversificados.

A Agência de Relações Públicas, de Publicidade e de Marketing, pode definir-se como sendo uma Agência de Comunicação. Trata-se, desta forma, de uma empresa que fornece todos os serviço na área da comunicação. Neste contexto, executa trabalhos para vários públicos (internos e externos).Conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver: 1.Obter conhecimentos sólidos sobre os mecanismos e estratégias de funcionamento de uma Agência de Comunicação; 2.Perceber com profundidade o papel dos vários interveniente na elaboração do trabalho (agência, fornecedores, consultores, clientes, etc.); 3.Capacidade de integração em grupos de trabalho e desenvolvimento de um espírito colaborativo, mas ao mesmo tempo crítico e autocrítico.

A unidade curricular de “Identidade corporativa: comunicação institucional” pretende:-Promover o conhecimento e a compreensão das bases essenciais para o desenvolvimento da Identidade Corporativa e da comunicação institucional de uma empresa ou marca. – Desenvolver a capacidade de refletir e integrar os diferentes conhecimentos relativos à construção da identidade visual de uma empresa ou marca e da sua comunicação institucional. No final da Unidade Curricular o aluno deverá:- Ter competências para participar numa equipa de trabalho que defina uma estratégia para uma marca, a sua identidade corporativa e comunicação institucional;- Ter competências para acompanhar o trabalho de implementação de uma identidade visual de uma marca e da respetiva comunicação institucional.

RAMO: TECNOLOGIAS DA COMUNICAÇÃO

UNIDADES CURRICULARES ECTS

Discutir o papel e impacto do digital no conceito de biblioteca;Introduzir o tema das bibliotecas digitais;Introduzir as tecnologias associados com as bibliotecas digitais; Discutir os tópicos relevantes associados com o uso e desenvolvimento de bibliotecas digitais.

A unidade curricular de Produção, Realização e Edição Audiovisual pretende:- Apresentar, de uma forma panorâmica, o processo de desenvolvimento de um conteúdo audiovisual nas suas diferentes etapas.- Desenvolver a criatividade e as competências para a participação em equipas de trabalho responsáveis pela produção, realização ou edição de um conteúdo audiovisual. – Promover a sensibilidade estética e o sentido crítico sobre a comunicação audiovisual. No final da Unidade Curricular o aluno deverá: – Ter competências para encomendar, analisar ou comentar um projeto de comunicação audiovisual. – Ter competências para a participação, de uma forma interventiva, em equipas de trabalho responsáveis pela produção, realização ou edição de um conteúdo audiovisual.

 


– Integrar métodos, técnicas, conceitos, modelos, teorias no domínio da psicossociologia da comunicação; – Selecionar métodos e técnicas apropriados no âmbito da avaliação em psicossociologia da comunicação; – Determinar características relevantes de indivíduos e de grupos e suas interacções nos domínios da psicossociologia da comunicação; – Aperfeiçoar competências de comunicação oral e escrita.

Conhecimento e capacidade de compreensão de textos teóricos avançados sobre a história do som e da imagem, bem como sobre a relevância do seu papel nas vertentes da comunicação (jornalismo, publicidade, comunicação gráfica, web); aquisição de competências ao nível da captura e edição de som e imagem; capacidade de recolher, seleccionar e interpretar informação relevante na área da comunicação; competências ao nível da comunicação, capacitando o aluno para exprimir ideias, identificar problemas e propor soluções; competências de investigação autónoma capacitantes de auto-aprendizagem e autonomia na busca do conhecimento.

1. Refletir criticamente sobre metodologias para produção do conhecimento em ciências humanas e sociais. Reflexão histórica e teórica sobre o campo de conhecimento em questão. Problematizar e compreender o modo como as tecnologias digitais transformam a produção de conhecimento na sociedade contemporânea. 2. Conhecimento e domínio de metodologias de investigação: análise qualitativa e quantitativa. Constituição e fundamentação de argumentação autónoma. Competências na elaboração de trabalhos de investigação. Comunicação de resultados de investigação.

UNIDADES CURRICULARES ECTS

A disciplina tem como principal objectivo familiarizar o aluno com os principais objectivos e áreas de actuação da gestão estratégica de comunicação. Pretende-se, igualmente, dotar os alunos de conhecimentos específicos sobre as técnicas comunicacionais que tanto contribuem para o alcance de objectivos organizacionais globais.

Conhecimento e capacidade de compreensão de textos teóricos avançados sobre a história da fotografia, bem como sobre a relevância do seu papel nas vertentes da comunicação, desde o mundo editorial, ao jornalismo, publicidade, comunicação gráfica, web e multimédia; aquisição de competências ao nível da captura e edição de imagem, bem como sua integração em narrativas coerentes e coesas; aplicação dos conhecimentos relativos a ferramentas de edição de imagem, através de uma abordagem profissional ao trabalho do fotógrafo e através da realização de projectos concretos; capacidade de recolher, seleccionar e interpretar informação relevante na área da comunicação visual; competências ao nível da comunicação, capacitando o aluno para exprimir ideias, identificar problemas e propor soluções; competências de investigação autónoma capacitantes de auto-aprendizagem e autonomia na busca do conhecimento.

A UC pretende desenvolver os conhecimentos metodológicos da investigação em Ciências da Comunicação versus Ciências da Informação, tendo como objetivo aprofundar as competências de investigação dos discentes e proporcionar a compreensão dos principais problemas que se colocam diferentes fases da investigação. A análise dos instrumentos de aferição dos fenómenos informacionais e comunicacionais na sociedade atual. Neste prisma, de forma interdisciplinar expõem-se os princípios da investigação qualitativa e quantitativa e os instrumentos metodológicos usuais em Ciências da Informação.

Capacidade de identificar os fundamentos da produção e gestão de projectos multimédia em meio digital, através do seu enquadramento com as redes de inteligência colectiva e o conhecimento em rede. Desenvolvimento de aplicações originais, nomeadamente em contexto de investigação, aperfeiçoando a utilização de ferramentas de produção multimédia e hipermédia. Aplicação de conhecimentos em contextos alargados e multidisciplinares, através do desenvolvimento de um projecto de comunicação digital a ser publicado na World Wide Web. Integrar conhecimentos através do exercício de ferramentas de produção digital multimédia e webdesign. Comunicar conclusões, de uma forma clara e sem ambiguidades, a públicos diferentes, contextualizando e exercitando a sua aplicação em contextos criativos e comunicacionais na Internet.

COORDENAÇÃO DO MESTRADO

Profª. Doutora Sandra Tuna

Prof. Doutor Eduardo Paz Barroso

Envie o formulário para ser contactado pela coordenação do curso:



CandidatoProfissionalOutro


PortugalPaís UEOutro País














INTERCÂMBIO / ESTUDAR NO ESTRANGEIRO

Os alunos da Universidade Fernando Pessoa (UFP) que cumpram os critérios de elegibilidade dispõem da possibilidade de realizar períodos de estudo e/ou de estágio em mobilidade internacional.

Os períodos de estudo em mobilidade internacional de estudantes são realizados em instituições de ensino superior fora de Portugal com as quais a UFP mantém acordos de intercâmbio de estudantes ao abrigo do Programa Erasmus+ (no espaço Europeu), ou de outros acordos bilaterais de intercâmbio existentes.

Informação sobre programas de mobilidade/intercâmbio estão disponíveis através do Gabinete de Relações Internacionais (ligação).

CANDIDATURAS E TAXAS ESCOLARES

REGIME GERAL (*) (**)
CANDIDATURAS: 01 MAI.- 31 JUL. 2018
AFIXAÇÃO DOS RESULTADOS E MATRÍCULAS: NOTIFICADOS POR E-MAIL

RECEÇÃO AOS NOVOS ALUNOS
E INÍCIO DO ANO LETIVO:  17 SET. 2018

(*) Não dispensa a consulta do Cronograma de Ingresso (PDF)
(**) A UFP pode aceitar requerimentos fora do prazo estabelecido, para candidaturas a Doutoramentos, Mestrados e Pós-graduações, sempre que entenda existirem ou poderem ser criadas condições de integração dos candidatos nos cursos em causa.

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