Sobre o Curso

Resultado do processo de renovação da acreditação pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES):
Decisão: Acreditado
Data de publicação da decisão: 21-05-2020
Deliberação da A3ES: ligação e Guião
Vigência da acreditação: 31/07/2025

Regime/Horário: Diurno
Número máximo de admissões: 15

Número de vagas em oferta para a 2.ª fase de candidaturas: 8

 

O segundo ciclo de estudos em Ciências da Comunicação distribui-se por dois ramos, cada um deles com um enfoque particular em distintos domínios do saber, devidamente estruturados de acordo com um enquadramento teórico-prático que contempla o Jornalismo e as Relações Públicas, Publicidade e Marketing.

A estrutura deste ciclo estudos foi pensada para responder a necessidades que decorrem da permanente atualização do conceito e das teorias da Comunicação, de tal modo que em cada uma das áreas em apreço o estudante encontra a oportunidade para aprofundar conhecimentos, proceder a revisões bibliográficas, descobrir novos pólos de interesse, mas também contactar com experiências profissionais frequentemente reforçadas pela atividade, complementar à da academia de um corpo docente reconhecidamente qualificado.

Os objetivos deste ciclo de estudos podem ser descritos segundo três eixos:
– Dotar os estudantes de um conjunto de competências teóricas, científicas, e de natureza prática que lhes permitam ganhar o gosto pela descoberta. Uma exigência que os desafios da Comunicação implicam, seja por causa da reconfiguração dos modelos discursivos do jornalismo, seja devido à alteração e constante aperfeiçoamento dos paradigmas e suportes tecnológicos, seja ainda por causa das novas associações entre (investimento na) publicidade e (produção de) valor.
– Criar um suporte intelectual e argumentativo, com substância científica, que permita ao estudante ser capaz de lidar ética e profissionalmente com a diversidade e abundância de fluxos informativos que fixam as diversas agendas das sociedades contemporâneas.
– Proporcionar aos estudantes instrumentos, ferramentas e técnicas que lhes permitam ser competitivos em diferentes desempenhos profissionais na área da Comunicação.

O leque de saídas profissionais parte do princípio de que, por um lado, muitos profissionais carecem de uma atualização académica regular, à semelhança do que acontece nos países com economias mais avançadas e, por outro, pressupõem que um segundo ciclo de estudos é hoje consensualmente entendido no panorama da oferta universitária como uma consolidação imprescindível de conhecimentos e experiências adquiridas no contexto da licenciatura.

Assim, este 2º Ciclo de Estudos em Ciências da Comunicação abre ou reforça possibilidades de trabalho nas seguintes áreas: jornalismo (redação e edição); a assessoria de imprensa, de comunicação e assessoria política; criação publicitária; gestão de projetos; produção de conteúdos mediáticos.

Dados sobre empregabilidade e sucesso escolar: PDF

PLANO DE ESTUDOS

2º Ciclo (Mestrado) · 4 semestres · 120 ECTS
Conforme Despacho n.º 8352/2020, DR 2ª série n.º 168, de 28 de agosto

Área científica predominante: Informação e jornalismo | Marketing e publicidade

RAMO: JORNALISMO

RAMO: RELAÇÕES PÚBLICAS, PUBLICIDADE E MARKETING

Coordenação

Coordenação: Profª. Doutora Sandra Tuna  •  Prof. Doutor Eduardo Paz Barroso


Para mais informações, preencha e envie o formulário para ser contactado:



CandidatoProfissionalOutro


PortugalPaís UEOutro País













Intercâmbio Erasmus+

Os alunos da Universidade Fernando Pessoa (UFP) que cumpram os critérios de elegibilidade dispõem da possibilidade de realizar períodos de estudo e/ou de estágio em mobilidade internacional.

Os períodos de estudo em mobilidade internacional de estudantes são realizados em instituições de ensino superior fora de Portugal com as quais a UFP mantém acordos de intercâmbio de estudantes ao abrigo do Programa Erasmus+ (no espaço Europeu), ou de outros acordos bilaterais de intercâmbio existentes.

Informação sobre programas de mobilidade/intercâmbio estão disponíveis através do Gabinete de Relações Internacionais (ligação).

Condições de Candidatura

2ª FASE DE CANDIDATURAS
16 a 27 de agosto de 2021

Não dispensa a consulta do Cronograma de Ingresso 2021/22 (PDF)

CONDIÇÕES ESPECIFÍCAS DE INGRESSO

Consulte a informação sobre Condições de Candidatura aos Mestrados (2º Ciclo).

TAXAS ESCOLARES

TAXAS ESCOLARES – MESTRADOS 2021/22

Consulte o documento de Taxas Escolares adequado ao seu caso.

 

VER TAXAS