Home » Comunidade » Clínica Pedagógica de Terapêutica da Fala

Clínica Pedagógica de Terapêutica da Fala


A Clínica Pedagógica de Terapia da Fala (ClíPTF) da Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa (FCS-UFP) é um projeto pioneiro e inovador no país que possibilita aos alunos da graduação e pós-graduação a integração de conhecimentos teóricos e teórico-práticos, sistematizados em contexto real de trabalho, em diferentes áreas de atuação do Terapeuta da Fala, supervisionados pelos respetivos Docentes Universitários. Engloba os diferentes níveis de prevenção, investigação, docência e formação profissional.

Os objetivos pedagógicos principais são que o aluno:

- Construa e analise protocolos de recolha de dados e avaliação/reavaliação das perturbações da comunicação, linguagem e/ou fala, em crianças e adultos/idosos;

- Domine o processo de análise e classificação das perturbações da comunicação, linguagem e/ou fala, em crianças e adultos/idosos;

- Trace e cumpra – com base em casos reais – planos de intervenção terapêutica.

Sucintamente, sob a orientação do Docente/Terapeuta da Fala responsável é recolhida uma história clínica do paciente, de seguida é realizada a avaliação das suas capacidades e competências e definido um diagnóstico funcional, o que culmina num plano de intervenção individualizado.

A ClíPTF funciona nas instalações da Faculdade de Ciências da Saúde – Edifício das Clínicas Pedagógicas e está aberto a toda a comunidade educativa e à comunidade em geral.

Contactos:
Edifício das Clínicas Pedagógicas
Rua Delfim Maia, 334
4200-253 Porto – Portugal
Telf. + 351 22 507 13 84 ou + 351 22 509 63 71 Extensão 3004 | Fax: + 351 22 507 46 37
e-mail: consultas@ufp.edu.pt

UFP TV
O Laboratório de Televisão funciona como um centro de produção de vídeo para apoio às actividades da Universidade.
Ver streamingVer Galeria de Vídeos
Secretaria Virtual
E-Learning
UFP-Universidade Virtual
Biblioteca
As Bibliotecas da UFP têm como missão permitir o acesso aos recursos informativos necessários ao desempenho das funções de ensino, investigação e aprendizagem, bem como conservar e preservar as suas colecções.
Ver streaming
Webmail
Acesso ao Webmail da Universidade Fernando Pessoa.
A UFP utiliza a plataforma/serviços gmail para fornecimento de serviços de correio electrónico.
Aceder ao webmail