Investigação em Terapêutica da Fala UFP em artigo na Logopedia

A experiência de ser orientador e orientando na Clínica Pedagógica de Terapêutica da Fala da UFP foi alvo de um estudo recente, publicado em artigo na “Revista de Investigación en Logopedia”.

O estudo realizado, da autoria das docentes Joana Rocha, Vânia Peixoto, Fátima Maia e Rita Alegria, em colaboração com a Antiga Aluna Catarina Santos, teve como objetivo identificar e comparar as perspetivas de educadores e educandos em contexto educativo clínico. O estudo realizou-se na Clínica Pedagógica de Terapêutica da Fala da UFP e permitiu concluir que docentes e alunos identificam características semelhantes, quer no que respeita à relação entre o perfil do educador e a sua eficácia clínica, quer no que concerne aos benefícios da prática em contexto clínico.

Um estudo que as autoras sugerem, para investigação futura, alargar a outras universidades e instituições onde decorram estágios clínicos em Terapia da Fala, de forma a permitir traçar um panorama mais abrangente da educação clínica nesta área em Portugal.