Arquitetura e Urbanismo UFP no pódio do CNU – BTT Downhill

Ingressou na UFP em 2017-18 para estudar Arquitetura e Urbanismo e, consigo, trazia a bicicleta! Sauro Agostinho regressou recentemente à modalidade  em que se iniciou aos oito anos de idade e que, entretanto, havia parado. E foi neste regresso que arrecadou uma medalha de ouro, no Campeonato Nacional Universitário (CNU) de BTT-Downhill, em representação da Associação de Estudantes da Universidade Fernando Pessoa (AEUFP).

Uma subida ao primeiro lugar do pódio que teve um sabor especial, não só por ser a primeira enquanto aluno da UFP, mas também por este ser um regresso ao Downhill e pelas condições adversas que teve que enfrentar. No regresso à competição nesta modalidade, Sauro encontrou uma pista bastante física e técnica, tendo sido necessária adaptação ao terreno e muita força de vontade.

   

“No final começou a chover e a pista mudou completamente, tornando-se bastante difícil e sobretudo perigosa devido ao piso ser de barro e pedra, o que faz perder aderência. Com a pista desta forma, optei por fazer uma prova final controlada mas rápida e consegui, assim, arrecadar a medalha de outro para a AEUFP”.

Como nos conta, Sauro começou a fazer Downhill com cerca de oito anos e a competir pela Federação Portuguesa de Ciclismo aos 15 anos: “Quando já corria na categoria rainha, abandonei o Downhill e passei a dedicar-me ao Enduro Btt, que é uma disciplina bastante semelhante ao Downhill”.

Sauro Agostinho
Arquitetura e Urbanismo – 1º ano
1º lugar no CNU, em BTT-Downhill