“Violência no namoro”, livro de docentes da UFP no prelo

Numa altura em que o fator isolamento social associado ao Coronavirus constitui motivo de preocupação acrescida quanto à violência doméstica, o livro “Adolescent Dating Violence”,  coordenado por docentes da UFP, vem abordar questões de elevada pertinência e atualidade.

Adolescent Dating Violence: Outcomes, Challenges and Digital Tools  é um livro coordenado pelas Profªs. Doutoras Sónia Caridade e Alzira Dinis, que se encontra no prelo e tem data de publicação prevista para abril. Nele são apresentados os dados mais recentes da investigação científica realizada em torno das temáticas da violência no namoro offline e da violência no namoro perpetrada através do uso das TIC’s, no sentido de traçar similaridades e diferenças entre estes dois tipos de vitimação, de modo a sustentar a elaboração de políticas e esforços preventivos neste domínio.

A obra encontra-se organizada em 7 capítulos, 3 dos quais elaborados em coautoria pelas docentes da UFP. Abordam-se várias temáticas em torno da violência no namoro, desde uma perspetiva global e mais offline, até à violência entre casais do mesmo sexo, uma análise das ferramentas digitais e fenómenos como o cyberbullying.