A saúde mental dos estudantes universitários

Estudo realizado na Universidade Fernando Pessoa revela resultados preocupantes sobre a saúde mental dos estudantes universitários durante a pandemia.

No  mesmo participaram universitários de todo o país que responderam a um questionário online. Os dados obtidos permitiram concluir que uma percentagem significativa de universitários apresentaram níveis graves ou extremamente graves de ansiedade, depressão e stress. A comparação entre estudantes e estudantes-trabalhadores revela o papel protetor do trabalho durante a pandemia, principalmente no que respeita aos sintomas de depressão e stress.

Ainda que mais estudos precisem de ser desenvolvidos para melhor compreender o papel mediador do trabalho em situações de crise estes resultados sugerem e reforçam a necessidade do apoio psicológico, como “tratamento de primeira linha” recomendado pela evidência científica para os problemas emocionais (ansiedade, depressão e stress).

Salienta-se assim a importância das universidades disporem de serviços psicológicos para acompanhamento das situações de estudantes cuja saúde psicológica foi mais afetada durante a pandemia.

Os resultados deste estudo formam parte duma investigação mais alargada, desenvolvida com a colaboração dos estudantes de Psicologia da UFP, em que se pretende fazer uma radiografia pormenorizada da saúde mental e o bem-estar dos estudantes universitários em tempos de pandemia e pós-pandemia com especial atenção nos fatores de risco e proteção e cujos resultados irão sendo divulgados.

O trabalho completo pode ser consultado aqui