Alunos de Ciências Farmacêuticas em visita à BIAL

No dia internacional da epilepsia, os estudantes do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas da UFP, acompanhados pelas Profªs Doutoras Márcia Carvalho e Carla Sousa e Silva, visitaram as instalações da farmacêutica BIAL.

Esta iniciativa integrada no âmbito da unidade curricular de Toxicologia foi promovida pela Prof. Doutora Márcia Carvalho e teve como objetivo mostrar a realidade da indústria farmacêutica e despertar o interesse dos estudantes por esta área de trabalho nas suas múltiplas vertentes.

O Grupo BIAL, fundado em 1924, é atualmente o maior grupo farmacêutico português e um dos mais importantes a nível ibérico. Vocacionado para a descoberta e o desenvolvimento de medicamentos inovadores, principalmente na área das neurociências, lançou em 2009 o primeiro medicamento de patente portuguesa, o Zebinix (acetato de eslicarbazepina), utilizado no tratamento da epilepsia, uma das doenças neurológicas mais comuns em todo o mundo. Mais recentemente, em 2016, viu aprovado o segundo medicamento de patente portuguesa a chegar ao mercado, o Ongentys (opicapona), destinado ao tratamento da doença de Parkinson.

A visita iniciou com a apresentação do Grupo BIAL e prosseguiu com a exploração orientada pelos diversos setores, designadamente a Unidade Industrial, o Departamento de Controlo de Qualidade e o Armazém.