Colóquio sobre Guerra Junqueiro

“A Pluralidade do Ser”

16 de outubro | Salão Nobre da UFP | 3º Piso


Entrada gratuita, mas com inscrição obrigatória.

INTRODUÇÃO

Cem anos depois da morte de Guerra Junqueiro (15 de setembro 1850-13 de julho 1923), o poeta jaz no Panteão Nacional e justifica a celebração de uma obra rica e múltipla, que se ramifica para lá da dimensão poética. Até julho do próximo ano, locais como Freixo de Espada à Cinta, Porto, Lisboa e Viana do Castelo acolhem um conjunto de exposições, palestras, atividades educativas e concertos, num arco temporal de programação que se prolonga até 2024.
Também a Universidade Fernando Pessoa se quis associar a esta efeméride com a realização de um Colóquio onde se revisitam facetas plurais daquele que foi poeta, político, deputado, diplomata, jornalista, escritor, filósofo, colecionador e agricultor integrado no fértil meio literário intelectual do final do séc. XIX, ao lado de nomes como Antero de Quental, Ramalho Ortigão, Eça de Queirós e Oliveira Martins, integrando o movimento desta célebre Geração 70. Considerado por muitos contemporâneos como o “Victor Hugo” português, esteve fortemente ligado a causas patrióticas e contribuiu para o clima revolucionário que levou à implantação da República Portuguesa.
Foi um observador e crítico mordaz da realidade portuguesa da época, e um homem que também se encantava com a agricultura e a natureza, proprietário de uma quinta no Douro Superior, Freixo de Espada à Cinta (ainda hoje com produção vinícola), mecenas e colecionador de arte notável, detentor de uma vasta biblioteca pessoal que se mantém preservada na Fundação que a filha criou e sediou no Porto.

PROGRAMA

14h30 – Abertura: Nadine Rombert Trigo, Pró-Reitora DIRI da UFP.
15h00 – Salvato Trigo (Catedrático da Universidade Fernando Pessoa):
“Do Colóquio dos Simples, de Garcia de Orta, a Os Simples, de Guerra Junqueiro ou da língua do Quinto Império”.
15h45 – Manuel Curado (Universidade do Minho): “Reler A Velhice do Padre Eterno, de Guerra Junqueiro”
16h00 – Luís Miguel Bernardo, (Catedrático aposentado da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto): “Guerra Junqueiro, um estudioso da Radioatividade”
16h45 – Henrique Manuel Pereira, (Centre for Science and Technology of the Arts, Universidade Católica Portuguesa – Porto): “Guerra Junqueiro: Da Luz à Oração à luz”.
18h00-19h00 – Mesa-redonda com todos os oradores. Moderador – Joaquim Fernandes (Cofundador do CTEC – Centro Transdisciplinar de Estudos da Consciência- UFP).

INSCRIÇÃO

Nome (*)

E-mail (*)

Organização