“Comentadores Políticos”, obra de Antigo Aluno será lançada na UFP

5 NOV | 17:00 | Sala Álvaro de Campos | Sessão de Lançamento do livro “Comentadores Políticos – os intérpretes imediatos da realidade”

No âmbito do seu ano de investigação de pós-doutoramento na Universidade Fernando Pessoa, Renato Ferreira realizou 13 entrevistas a personalidades nacionais ligadas ao comentário político, entretanto reunidas em livro. Uma publicação que tem também como autores Ricardo Jorge Pinto (docente da UFP e orientador da investigação) e Marta Rangel (jornalista responsável pelas mini-biografias dos entrevistados).

SOBRE O LIVRO
“Comentadores Políticos – os intérpretes imediatos da realidade” reúne 13 entrevistas presenciais feitas a personalidades conhecidas da esfera pública política portuguesa, acompanhadas de uma pequena mini-biografia de cada entrevistado(a). Este livro possibilitará ao leitor, assim esperam os autores, uma compreensão mais alargada de como os comentadores políticos olham para si mesmos enquanto intérpretes imediatos da realidade.

SOBRE OS AUTORES
Renato Ferreira
Licenciado, mestre e doutorado pela Universidade Fernando Pessoa, foi locutor durante meia década na Rádio Clube da Feira. Apresentou programas no Canal Viver e na Invicta TV. Fez revisão de textos e mais recentemente foi assessor de comunicação na área política na agência Porto de Ideias.
É cantautor e gosta de cosmologia e de outros temas que também não compreende. Ainda.
Publicou “O Conto Continuado” em 2015 e está a continuar essa história ficcional. Lentamente.

Ricardo Jorge Pinto
Na agência Lusa, é jornalista. Na Universidade Fernando Pessoa, é professor de Ciências da Comunicação. Na RTP, é comentador residente de Política Nacional.
Na Faculdade de Letras do Porto, estudou História e Filosofia, para aprender a pensar. Na Escola Superior de Jornalismo, estudou Comunicação, para conseguir trabalhar. Fez o doutoramento em Jornalismo Político na Universidade de Sussex (Reino Unido) e na Universidade do Texas (Austin, EUA).
Como jornalista, trabalhou no Jornal de Notícias, no Liberal, na revista Burgo, na Rádio Universitária do Porto, foi repórter e depois coordenador da Redação do Porto do Expresso, teve um programa na TSF, foi diretor de informação da Rádio Nova Era, deu aulas na Escola Superior de Jornalismo.

Marta Rangel
Trabalhou 18 anos como jornalista, sobretudo em televisão. Passou pela TVI, SIC, Expresso, coordenou vários programas para a RTP, fez parte da equipa que fundou a Benfica TV e o Económico TV. Escreveu, com regularidade, para o Diário Económico. Foi assessora de imprensa do Ministro da Economia Manuel Caldeira Cabral.
É freelancer desde 2017 e mantém parcerias com várias empresas. É apresentadora de TV, conferências e eventos; consultora de comunicação, media trainer e storyteller.