UFP recebeu Congresso de Ação Humanitária

O Congresso Internacional de Ação Humanitária e Cooperação para o Desenvolvimento ocorreu, na sua primeira edição, na Universidade Fernando Pessoa, entre 17 e 19 de junho. Investigadores, estudantes e membros de organizações internacionais e não-governamentais reuniram para repensar as suas formas de ação com recurso às tecnologias digitais, uma necessidade apontada na Cimeira Mundial Humanitária da ONU.

O Comissário Europeu para a Ajuda Humanitária e Gestão de Crise, Christos Stylianides, participou no encontro, deixando através de mensagem vídeo na abertura do evento. Também o reitor da UniPiaget, Prof. Dr. Wlodziemierz Jozef Szymaniak, abordou a questão do papel dos média a partir da realidade em Cabo Verde.

Académicos e profissionais ligados a diferentes organizações debateram os desafios da ação humanitária e a necessidade da sua qualificação. As mesas-redondas contaram com a presença de membros da organização Médicos Sem Fronteira, Ordem dos Psicólogos, Cáritas e Câmara Municipal do Porto.

As comunicações ao longo das sessões paralelas permitiram a discussão de temas como o trabalho das ONGs, direitos humanos e internacionais, saúde, alimentação, a situação dos refugiados e migrantes, e as intervenções nas situações de crise.

Foram apresentados aproximadamente 98 artigos, além de dez posters e quatro workshops ao longo dos três dias de Congresso.