Dia das Ciências da Comunicação

design Gráfico Francisco Mesquita

INSPIRAR OS ESTUDANTES E APROXIMÁ-LOS DA INDÚSTRIA

APRESENTAÇÃO

O Dia das Ciências da Comunicação da Universidade Fernando Pessoa conhece este ano a sua 4ª Edição. Trata-se de uma iniciativa destinada aos alunos da área da Comunicação e que reúne profissionais em destaque nos mais variados sectores em que actuam.

Esta jornada que terá lugar no próximo dia 26 de Abril (quarta feira) é organizada pela Coordenação do 1º e 2º ciclo, com a colaboração do Núcleo de Estudantes de Ciências da Comunicação e dos alunos do Projeto CC-UFP, bem como de docentes do curso.

O jornalismo, a comunicação na era digital, o marketing, a publicidade e a assessoria de comunicação são áreas tratadas nas jornadas sempre com intervenções e testemunhos de profissionais com experiência e notoriedade que abordam os problemas actuais da indústria, perspectivas e tendências de evolução. No essencial trata-se de inspirar e mobilizar os alunos e proporcionar-lhes uma experiência directa com a realidade prática das indústrias da comunicação.

Este ano a abrir teremos uma conversa moderada pela Professora Elsa Simões com uma especialista em Brand Strategy Consultant que irá dialogar com os estudantes sobre o valor da criatividade e da cultura na afirmação de marcas. Teremos também o universo controverso e fascinante do jornalismo desportivo numa conversa que esclarecerá os estudantes sobre os meandros desta especialização jornalística tão exigente e à qual muitos aspiram aceder.

O triângulo televisão, entretenimento e tecnologia hoje central, será discutido por profissionais que também darão esclarecimentos sobre o mercado que estas instâncias da indústria desenham no momento presente.

Os estudantes do Núcleo vão por último debater com profissionais de televisão e do comércio digital.

Um dia de aprendizagens e convívio com momento informais em que os alunos podem questionar profissionais e conhecerem as empresas e organizações que estes representam.

A coordenação do 1º e 2º Ciclo de Ciências da Comunicação
Eduardo Paz Barroso e Sandra Tuna


ORADORES CONVIDADOS

Docente no ISCAP e Ex-aluna da UFP
Doutoramento em Ciências da Comunicação – Universidade de Coimbra.

Jornalista da CNN Portugal.
Sempre trabalhou na área da informação, como repórter, editora, pivô e apresentadora.
Passou pela TVI, onde foi pivô do Diário da Manhã e do Jornal da Uma; pela RTP, onde apresentou vários jornais nos três canais da estação pública de televisão; e pelo Porto Canal, onde paralelamente à edição e apresentação de blocos noticiosos, exerceu o cargo de Diretora de Informação.
Os Direitos Humanos, em particular, o combate à violência doméstica e pela igualdade de género são as suas principais áreas de interesse.
É licenciada em Jornalismo e Ciências da Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

É Jornalista/Apresentador da RTP especializado em novas tecnologias e internet.
Doutorado em Media Digitais pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, professor Especialista em Audiovisuais e Produção dos Media no Instituto Politécnico de Bragança e professor Especialista na Universidade Lusófona do Porto. Actua na área de Ciências Sociais com ênfase em Ciências da Comunicação. Autor do programa TecNet. É professor de Comunicação Digital e Redes Sociais, Cibercultura, Introdução às Tecnologias de Comunicação e Laboratório Digital. A sua área de intervenção privilegiada prende-se com o uso de ferramentas digitais no jornalismo, nomeadamente a incorporação do smartphone como instrumento indutor de criatividade e desafiador dos paradigmas vigentes, realidade virtual e comunicação imersiva. O combate à desinformação faz, também, parte da sua área de atuação, ensinando técnicas e ferramentas para detetar conteúdos falsos na internet. É formador em literacia mediática. Fez parte do projeto internacional de investigação em literacia e educação para os media “RadioActive Europe e RadioActive Portugal”. Prémio Inclusão e Literacia Digital, atribuído em 2014 ao Projeto RadioActive Europe (2013-2014)/Equipa Portuguesa, pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Com um posicionamento 5.0, assente em conhecimento social e inclusivo, paixão e
envolvimento, aliado a uma visão estratégica nas principais áreas de interesse sobre
gestão de negócio: Marketing Integrado, Publicidade, Marca, Estratégica, Gestão de
equipas, Gestão de projetos e Gestão de tudo que seja possivel e impensável, cá estou.

Onde estou: b+ comunicação – Diretor Geral
Por onde andei: We are Innov – Diretor Geral | Berma centro impressão – Diretor Geral | b+ comunicação

Account executive and production | Ask Two – Account Manager
Como me preparei: Católica Porto Business School –  Master´s Degree em Marketing digital | IPAM – Pós-graduação em Comunicação e Marca | UFP – Engenharia Publicitária

Jornalista e apresentador de televisão. Atualmente apresentador da Praça da Alegria da RTP1

Mobilizadora, curiosa e criativa por natureza, trabalha há mais de 15 anos como estratega de marcas em empresas de diferentes áreas de negócio e em agências de comunicação e publicidade. Gere equipas e concebe projetos com o objetivo de fazer ideias acontecer. Estudou no Colégio Alemão do Porto e licenciou-se em Bristol. Do seu percurso académico e profissional internacional, faz parte o mestrado em “Cultural and Creative Industries” que concluiu no King’s College London, como bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian. Em Londres teve contacto direto com a consultora de referência em Design Thinking, IDEO. Colaborou com o National Theatre London e a feira de arte contemporânea Frieze Art Fair. Integrou o primeiro departamento de Marketing do Teatro Nacional São João e fez parte da equipa fundadora da ADDICT – Agência para o Desenvolvimento das Indústrias Criativas, projeto liderado pela Fundação de Serralves, Universidade Católica, Casa da Música, entre outras instituições. Como Strategic Planner em agências criativas teve a seu cargo projetos que contribuíram para a construção de marcas como a Parfois, Somelos Tecidos, BA Vidros, El Corte Inglês (online PT – L Manifesto). Foi responsável pela campanha de lançamento do rebranding da Água Monchique e pela estratégia criativa da marca Maskk e Peryod. Tem trabalhado diretamente com a administração de empresas em processos de reestruturação, em particular nas áreas da cultura organizacional. Nesse âmbito tem identificado necessidades e definido processos de trabalho, usando como base metodologias criativas e de design thinking. Atualmente é Curadora de Experiências na empresa dinamarquesa de “hospitality with purpose” Annassurra, no seu projeto piloto de “The Largo, no Porto. Em todos os projetos que integra, a sua missão consiste em trazer uma visão crítica e criativa, focada em soluções e em aproximar as marcas e empresas dos seus públicos, sejam eles os seus consumidores ou as suas equipas internas.

Jornalista profissional há mais de 20 anos, com uma carreira sempre complementada pela reportagem, a coordenação de equipas e a apresentação. Percurso começa em 2000 na NTV, seguido de TVI Porto, AXN e Porto Canal. Domínio de matérias que vão desde a política ao desporto.

Jornalista
Ex-Diretor de Informação do Porto Canal

Diretora do departamento de marketing e online da Moviflor.
Consultora em e-commerce de PME’s tanto em Portugal como em Espanha.
É membro do conselho consultivo da AMA (associação de marketing de Aveiro).
Formadora e docente em várias entidades, nas áreas de marketing digital e e-commerce e coordenadora do curso de especialização em e-commerce da Lisbon Digital School.
Licenciada em Ciências da Comunicação, pela UFP, e mestrado em Marketing, pela FEP.
Trabalhou em empresas como a Rede Globo, em São Paulo, a agência de notícias LUSA e na Comissão Europeia, em Bruxelas, no Grupo Prisa, em Espanha e na SGS e KuantoKusta, onde foi responsável de marketing e comunicação, em Portugal.

 


PROGRAMA

09:30 – Sessão de abertura

Presidente da FFP, Professor Doutor Salvato Trigo
Reitor da UFP, Professor Doutor Álvaro Nascimento

Coordenadores dos 1º e 2º ciclos de Ciências da Comunicação: Eduardo Paz Barroso e Sandra Tuna
Estudante: Rita Magalhães, 3º ano do 1º Ciclo de Ciências da Comunicação (UFP)

10:00 – Propósito na Era Digital
Matilde Barroso – Brand Strategy Consultant

Moderação: Elsa Simões (UFP)

11:00 – Coffee Break

11:15 – Publicidade: paradigmas. Desafios e carreira
João Barreto – Diretor Geral da Agência B+:

Moderação: Francisco Mesquita (UFP)

11:45 – Jornalista Desportivo no “aroma do tempo” – da Crença à objetividade
Tiago Girão – Jornalista (Porto Canal)

Moderação: Eduardo Paz Barroso (UFP)

12:30 – Adriana Oliveira –  ISCAP
“Dupla tríade do Profissional de Comunicação – Uma outra Perspetiva de Competências”
Moderação: Sofia Gaio (UFP)

13:00 ~14:30 – Intervalo de Almoço

14:30 – “Televisão: informação, entretenimento e tecnologia”
Ana Guedes Rodrigues (Jornalista da CNN Portugal), Daniel Catalão (Jornalista da RTP) e Jorge Gabriel (Apresentador da RTP).
Moderação: Ricardo Jorge Pinto (UFP)

15:45 – Coffee Break

16:00 – Mesa Redonda dinamizada pelo Núcleo e pelo Grupo CC UFP: “Num mundo online, há comunicação sem ser digital?”
Rafaela Pimenta (MiTV), Pedro Carvalho da Silva (Porto Canal) e Vanessa Arlandis (Ecommerce Director da Moviflor)
Mariana Rosas (Núcleo de Ciências da Comunicação, UFP), Rita Magalhães (Projeto CC-UFP)
Moderação: Renato Ferreira (UFP)

APOIOS

 

VALOR DA INSCRIÇÃO

3,5 € Alunos da UFP 
5 € Alunos de Outras Instituições
Nota: Certificado enviado por e-mail

Valor pago no dia do evento, no secretariado,  no levantamento da credenciação.

INSCRIÇÃO








Atividade:



Instuição:


NOTA: O pagamento deve ser feito no dia do Evento, junto do secretariado.


IMPORTANTE:

Participando neste evento, autorizo a UFP – Universidade Fernando Pessoa a fazer recolha de áudio e/ou da minha imagem fotográfica, vídeo ou outra forma de media.
Os dados recolhidos serão utilizados para registo (arquivo) do evento e poderão ser usados para a sua transmissão nos canais de comunicação da UFP bem como para a respetiva produção de material de divulgação da Universidade.