Apresentação

Estudar os media e o jornalismo encontra, hoje, num mundo caracterizado pelo digital, tanta razão de ser como no passado. O Dia de Jornalismo e Estudos Mediáticos, este ano em terceira edição, caracteriza-se por ser uma jornada de estudo, reflexão e debate em torno do jornalismo e dos media que pretende reunir os doutores, doutorandos, pós-doutores, pós-doutorandos e docentes da especialidade de Jornalismo e Estudos Mediáticos do programa de doutoramento e pós-doutoramento em Ciências da Informação da Universidade Fernando Pessoa.

Comissão Organizadora e Científica

Comissão Organizadora
Prof. Doutor Jorge Pedro Sousa – Coordenador da Especialidade de Jornalismo e Estudos Mediáticos do Doutoramento em Ciências da Informação da Universidade Fernando Pessoa
Gabinete de Comunicação e Imagem da Universidade Fernando Pessoa

Comissão Científica
Prof. Doutor Eduardo Paz Barroso, Professor Catedrático da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa
Prof. Doutor Jorge Pedro Sousa, Professor Catedrático da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa
Prof. Doutor Rui Estrada, Professor Catedrático da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa

Programa

(Provisório)

9:00 – Abertura
Magnífico Reitor da Universidade Fernando Pessoa, Prof. Doutor Salvato Trigo

Diretor da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa, Prof. Doutor Pedro Reis

Coordenador da especialidade de Jornalismo e Estudos Mediáticos do doutoramento em Ciências da Informação da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa, Prof. Doutor Jorge Pedro Sousa

Moderadora: Prof.ª Doutora Elsa Simões

9:45 – 11:00
Influenciadores digitais e mudanças estruturais na esfera pública: a consolidação de temas banais e do cotidiano no debate público

Felipe Harmata Marinho

Redes Sociais e pós-verdade: as páginas oficiais de Facebook de Jair Bolsonaro e Fernando Haddad nas eleições presidenciais brasileiras de 2018
André Tezza

A presença de mitos políticos nos boatos desmentidos durante as eleições brasileiras de 2018
Renan Colombo

Aspectos Retóricos e Polifônicos no Slogan “ O Brasil  acima de tudo, Deus acima de todos”
Aidil Soares Navarro

Moderador: Prof. Doutor Ricardo Jorge Pinto

11:00 – 11:15 – Intervalo

11:15 – 13:00
Combate às fake news pela Agência Lusa
Renato Ferreira

Rotina de produção jornalística e os novos modelos de negócio: uma análise comparativa das plataformas digitais de fact-checking Polígrafo e Lupa
Thamirys Dias Viana

Visualização de dados: narrativas visuais mais presentes nas plataformas multimídias jornalísticas do Brasil
Silvana Torquato Fernandes Alves & Marco Antonio Gehlen

Formatos clássicos de notícias nos programas jornalísticos de TV no Brasil: o que mostra a prática e o que dizem os manuais.
Luís Boaventura

Blogs de viagens portugueses: uma visão dos fundadores
Samanta Souza Fernandes

A mídia e a jornada de consumo: a performance dos jornais brasileiros em planos de comunicação integrada diante de cenários convergentes
André Luís Santini

Moderador: Prof. Doutor Rui Estrada

13:00 – 14h30 – Intervalo

14:30 – 16:00
Apresentação do livro de códigos da tese: A voz feminina nas reportagens televisivas: um estudo comparativo entre os jornais televisivos de Portugal e do Brasil a partir do lugar de fala
Sandra Nodari Romano

A história da educação da mulher no Brasil contada pelos impressos: uma análise comparada do discurso das revistas femininas e de informação geral (1827-1996).
Juliana da Costa Feliz

Eudésia de Carvalho Vieira e Anayde Beiriz: a inserção da mulher na mídia jornalística paraibana
Aureni Maria da Silva

Estereótipos da velhice na publicidade brasileira
Christiane Monteiro Machado

Medicalicalizção da vida: uma análise das estratégias exibidas no programa de televisão Bem-Estar e no jornal impresso Folha de São Paulo
Larissa Azevedo Mendes

Moderador: Prof. Doutor Eduardo Paz Barroso

16:00 – 16:30 – Intervalo

16:30 – 18:15
Análise da narrativa sobre a violência relacionada ao tráfico de drogas no jornal ABC Color
Sandra Madalena Barbosa da Luz

Amazônia em chamas: reflexões sobre a cobertura jornalística das queimadas nas revistas brasileiras Carta Capital e Época
Jorgelene dos Santos Oliveira

Os 50 anos do homem à Lua numa reedição do acontecimento pela mídia em 2019
Leoní Serpa

O correr da pena oitocentista brasileiro: As crônicas de Bons Dias e a formação dos leitores
Leila Tombini

A experiência como fator decisivo na publicidade: fatores de interação e produção de sentido em ações publicitárias veiculadas nos espaços urbanos
Sergio Marilson Kulak

O espaço da pesquisa científica nos planos de estudo dos cursos de Comunicação do 1.º ciclo em Portugal
Patrícia Weber

Moderador: Prof. Doutor Rui Torres

Resumos
Resumos disponíveis (PDF)

 

ENTRADA LIVRE

Contacto
jpsousa@ufp.edu.pt