Docente da UFP vence Bolsa Helena Saldanha

O trabalho de investigação “Sarcopenia, obesidade sarcopénica e Diabetes Mellitus tipo 2: prevalência e risco vascular”, desenvolvido em conjunto pelo docente da UFP, Prof. Doutor Pedro Barata, pela Dra. Joana Prior e pela Profª. Doutora Daniela Martins Mendes, foi o vencedor deste ano da Bolsa Helena Saldanha.

A entrega de bolsas e prémios teve lugar no passado dia 19 de outubro, integrada na programação da Reunião Anual do Núcleo de Estudos da Diabetes Mellitus (NEDM) da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna (SPMI), entidade instituidora desta e de outras bolsas/prémios.

Instituída, como referido, pelo NEDM com o apoio da Boehringer Ingelheim, a Bolsa Helena Saldanha destina-se a subsidiar estágio de formação ou projeto de investigação na área da diabetes, a desenvolver num Centro de Investigação de referência Europeu (nacional ou estrangeiro).

Entregue pela primeira vez em 2017, o galardão homenageia a Profª. Doutora Helena Saldanha, professora catedrática jubilada da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, doutorada em Medicina Interna, com um percurso dedicado à área da Nutrição e da Diabetes.