Docentes da UFP em programa de intercâmbio HOPE

Os docentes da UFP, Profª. Doutora Carla Sílvia Fernandes e Prof. Doutor Germano Couto, participaram no programa de intercâmbio HOPE 2019, destinado a gestores e outros profissionais da área da saúde.

Os docentes estiveram em França e na Irlanda respetivamente, integrando um programa que culminou na reunião final AGORA 2019, realizada em Ljubljana, na Eslovénia. Esta reunião permitiu discutir os desafios e oportunidades para fortalecer o uso da tomada de decisão baseada em evidências na gestão da saúde, entender diferentes abordagens sobre a tomada de decisão na área de saúde empregada por gestores, investigadores, pacientes e outras partes interessadas e trocar experiências em tomadas de decisão baseadas em evidências implementadas por organizações de saúde em países europeus.

 

SOBRE O HOPE
Um dos objetivos primordiais do HOPE, da Federação Europeia dos Hospitais, é promover a troca de conhecimentos e experiências dentro da União Europeia, e, neste contexto europeu, promover a formação e a aplicação prática de conhecimentos a todos os profissionais da área da saúde. Ao longo do programa os participantes desenvolvem o seu trabalho nos hospitais e instituições de saúde.

Em 1981, seguindo os seus objetivos, o HOPE decidiu criar um programa de intercâmbio para profissionais hospitalares. Originalmente destinado a profissionais de hospitais, o Programa de Intercâmbio está agora aberto a outros profissionais de saúde. Este programa de intercâmbio visa a uma melhor compreensão do funcionamento dos sistemas de cuidados de saúde e hospitalares na UE e nos países vizinhos, facilitando a cooperação e o intercâmbio de boas práticas.