Electronic Literature Collection Volume 4

Anunciamos a publicação do quarto volume da Electronic Literature Collection, uma coleção de 132 obras de autores de 42 nacionalidades em 31 idiomas, disponível em acesso livre: https://collection.eliterature.org/4/

Criada a partir de uma seleção de entre mais de 450 obras, a ELC4 apresenta um grupo de autores/criadores que escrevem em Africâner, Alemão, Árabe, Catalão, Chinês antigo e simplificado, Coreano, Dinamarquês, Eslovaco, Espanhol, Francês, Grego, Holandês, Húngaro, Indonésio, Inglês, Iorubá, Italiano, Japonês, Língua Gestual Sul-Africana, Mezangelle, Norueguês, Polaco, Português, Romeno, Russo, Sueco, Tsuana, Turco, Xossa.

A coleção inclui trabalhos comerciais, como experiências inovadoras de realidade virtual e videojogos narrativos. A estes juntam-se a muitos outros trabalhos em acesso aberto: ficções baseadas em bases de dados, autoetnografias de criadores da Geração Z, trabalhos em diálogo com Inteligência Artificial, narrativas geoespaciais via telefones celulares – entre muitos outros estilos e plataformas.

O Volume 4 da Coleção de Literatura Eletrónica foi editado por Kathi Inman Berens, John T. Murray, R. Lyle Skains, Rui Torres e Mia Zamora com o apoio de um conselho consultivo internacional e três bolseiros.

Os professores que pretendam envolver os alunos em obras literárias de ponta descobrirão que podem acessar livremente à ELC4 nos seus telefones. Os computadores da sala de aula não são necessários. É como um livro didático grátis!

Os estudiosos apreciarão poder descarregar e estudar o código e os recursos multimédia dos trabalhos publicados. A Electronic Literature Organization hospeda versões da maioria das obras para garantir acesso perpétuo, mesmo após os sistemas operacionais e softwares serem atualizados ou se tornarem obsoletos.

A ELC4 é a quarta coleção publicada pela Electronic Literature Organization em 22 anos. Todos os quatro volumes estão disponíveis gratuitamente: https://collection.eliterature.org/

A Electronic Literature Organization foi fundada em 1999 para fomentar e promover a leitura, a escrita, o ensino e a compreensão da literatura à medida que ela se desenvolve e persiste num ambiente digital em constante mudança. Uma organização sem fins lucrativos 501c(3), a ELO inclui escritores, artistas, professores, académicos e produtores de todo o mundo.