Equipa do CECLIN-HEFP recebe Prémio Carrington da Costa

Uma equipa da UFP foi distinguida com o Prémio Carrington da Costa pela Sociedade Portuguesa de Doenças Infeciosas e Microbiologia Clínica (SPDIMC). O reconhecimento foi concedido em virtude do projeto “Aptassensor para deteção precoce de HIV”, liderado pelo Prof. Doutor Pedro Barata, com a colaboração de docentes da Faculdade de Ciências da Saúde (FCS) e Escola de Medicina e Ciências Biomédicas (EMCB) da Universidade Fernando Pessoa (UFP), nomeadamente o Prof. Doutor Rúben Fernandes, Prof.ª Doutora Daniela Mendes, Profª Doutora Ana Cláudia Pereira e Profª Doutora Carla Pereira e será desenvolvido integralmente no Centro de Estudos Clínicos (CECLIN) do Hospital Escola Fernando Pessoa (HEFP).

O projeto apresenta uma abordagem inovadora na deteção do vírus HIV, utilizando um sensor em papel. Ao contrário dos métodos tradicionais que usam anticorpos, este dispositivo utilizará pequenos fragmentos de DNA conhecidos como aptâmeros, desenvolvidos por meio de avançadas técnicas de engenharia genética. Esta abordagem promete uma tecnologia que dispensa a utilização de animais de laboratório, ao mesmo tempo que otimiza recursos e reduz o tempo de fabricação, sem comprometer ou até aumentando a capacidade diagnóstica.

A entrega formal do Prémio Carrington da Costa está agendada para o dia 26 de janeiro de 2024, às 17h30, durante uma cerimónia especial no Auditório da Caixa Geral de Depósitos – Culturgest, em Lisboa. Este reconhecimento destaca não somente a excelência científica da equipa da UFP / CECLIN-HEFP, mas também a contribuição do projeto para a deteção precoce e eficaz do HIV, representando assim um avanço significativo na área da saúde e da medicina personalizada na área microbiologia clínica.

Estes prémios destacam a qualidade dos trabalhos, reforçando o compromisso contínuo da Fundação Fernando Pessoa (UFP e HE-FP) com a pesquisa e inovação.

Parabéns a todos os envolvidos por estas conquistas.

 

INFOGRAFIA: