Ciência Viva no grupo ISUS da Faculdade de Ciência e Tecnologia

No âmbito do programa CIÊNCIA VIVA NO VERÃO, o grupo de trabalho ISUS – Intelligent Sensing and Ubiquitous Systems, da Universidade Fernando Pessoa, recebeu entre os dias 19 e 23 de julho, oito jovens alunos do ensino secundário para um estágio sob o tema: Mix-Reality: Interligando Robots Reais e Mundos Virtuais 3D.

Os estagiários tiveram oportunidade de construir e programar Robots reais, batizados de Farruscos, e interligá-los com os clones virtuais 3D.
Em concreto, o estágio permitiu: montar Farruscos com recurso a sensores, atuadores e módulos de controlo Arduino e Raspberry Pi; programar os Farruscos para desenvolverem diversas atividades autónomas; criar uma réplica do Laboratório ISUS e respetivos Avatars em 3D (opensimulator); e, por fim, ligar os movimentos dos Farruscos virtuais 3D aos Robots reais, mimificando as suas ações nos dois mundos.

Esta atividade foi promovida e organizada pelo Prof. Doutor Rui Silva Moreira em colaboração com o Prof. Doutor Christophe Soares e os monitores: Inês Capela, Pedro Alves, André Batista, André Costa, Bruno Pereira, Rodrigo Soares e Daniel Martins, mestrandos em Computação Móvel da FCT/UFP.

De acordo com o responsável pela iniciativa, “A atividade foi um êxito e despedimo-nos com a promessa de um dia voltarmos”.