FFP, Pantest e Mendelics lançam teste genético revolucionário em Portugal

A Fundação Fernando Pessoa, o  Grupo Pantest e o Laboratório Mendelics vão disponibilizar, pela primeira vez na Europa, um novo teste genético para recém-nascidos que identifica mais de 340 mutações genéticas hereditárias, sendo, por isso, mais abrangente do que os tradicionais e menos invasivo.

O “Teste da Bochechinha” desenvolvido pela Mendelics, utiliza saliva recolhida por zaragatoa da boca do bebé, analisa o ADN e identifica variantes patogénicas em 342 genes, relacionadas com 205 doenças genéticas que se manifestam na infância ou, mesmo, mais tarde.

Esta parceria entre o Grupo Pantest, a Mendelics e a Fundação Fernando Pessoa irá tomar forma no desenvolvimento de um laboratório genético no Hospital-Escola da Universidade Fernando Pessoa, em Gondomar. Através desta parceria, será disponibilizado às famílias portuguesas um meio de diagnóstico rápido e fiável, que deverá ser feito no primeiro ano de vida do recém-nascido, para já, em exclusivo, no Hospital-Escola da Universidade Fernando Pessoa.

De acordo com o Professor Catedrático da UFP e Coordenador do novo Laboratório, Professor Rúben Fernandes, “é muito importante termos empresas como o Grupo Pantest a apostarem em I&D no País, e em ambiente académico. Este é um grande passo para a Universidade Fernando Pessoa e para o Hospital-Escola pois teremos nas nossas instalações um laboratório de genómica de última geração”.

A coordenação técnica e científica do laboratório será partilhada pelo Grupo Pantest e pelo Instituto de Investigação, Inovação e Desenvolvimento da Universidade Fernando Pessoa (FP-I3ID). O laboratório irá contar com a colaboração de profissionais altamente especializados, orientando a Investigação desenvolvida, em particular, por estudantes de doutoramento.

A formalização da parceria entre as três entidades decorreu no dia 18 de novembro, no Hospital-Escola da Universidade Fernando Pessoa.
Prevê-se que no início do mês de Dezembro o laboratório genético esteja totalmente operacional.