Fisioterapeutas propensos a sintomas músculo-esqueléticas

Estudo realizado na UFP avaliou a prevalência de sintomas músculo-esqueléticos em Fisioterapeutas em Portugal e concluiu que os mesmos estão propensos a esta sintomatologia, sobretudo na região lombar.

O referido estudo resulta do trabalho de investigação realizado no âmbito do projeto final de licenciatura em Fisioterapia de Bárbara Lopes, orientado pela Profª. Doutora Mariana Cervaens, e recentemente publicado em artigo no “International Journal of Public Health Research”.

“Prevalence musculoskeletal symptoms in Pysiotherapists in Portugal” teve como objetivo avaliar a prevalência de sintomas músculo-esqueléticos nos Fisioterapeutas em Portugal, assim como tentar perceber quais os fatores, individuais e no contexto de trabalho, que se relacionam com os mesmos. A amostra foi constituída por 300 Fisioterapeutas a exercer a profissão em Portugal, que preencheram um inquérito individual on-line , de forma a obter informações acerca das suas características individuais e de trabalho, bem como o questionário Nórdico Músculo-Esquelético.

O estudo concluiu que os Fisioterapeutas estão propensos à sintomatologia músculo-esquelética, principalmente na região lombar, sendo a área de trabalho, os anos de trabalho e as horas semanais fatores predisponentes para sintomas.