“Gestão de Conflitos na Escola” apresentado na UFP

O Salão Nobre da Universidade Fernando Pessoa encheu-se para receber a apresentação do livro “Gestão de Conflitos na Escola” da autoria do Prof. Doutor Pedro Cunha (Universidade Fernando Pessoa) e da Profª. Doutora Ana Paula Monteiro (Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro).

O evento foi presidido pelo Reitor da UFP, Prof. Doutor Salvato Trigo, e contou também com a presença da Pró-Reitora da Universidade Lusófona, Profª. Doutora Elisabete Pinto da Costa.

SOBRE OS AUTORES
Pedro Cunha
Professor Associado com Agregação na Universidade Fernando Pessoa e Professor Convidado na Porto Business School da Universidade do Porto (UP). Pós-doutorado e doutor em Psicologia pela Universidade de Santiago de Compostela. Licenciado e Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade Católica. Licenciado em Sociologia pela UP. Certificado de Mediador de Conflitos e Mediador Familiar. Há cerca de 20 anos que os seus interesses profissionais e de investigação se direcionam prioritariamente para as áreas de Gestão de Conflitos, Negociação e Mediação em diferentes âmbitos da vida social.

Ana Paula Monteiro
Professora Auxiliar no Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Doutorada em Psicologia Social pela Universidade de Santiago de Compostela. Tem lecionado as unidades curriculares de Psicologia do Conflito, Negociação e Mediação, Psicologia Social e Psicologia das Organizações. Organizadora de simpósios no campo da Gestão de Conflitos, Negociação e Mediação em diferentes contextos.

SOBRE A OBRA
A escola partilha um conjunto de características que acarretam tensões e conflitos. O desafio atual passa por desenvolver uma educação para a convivência e para a gestão construtiva das conflitualidades, no sentido de se construir uma cultura de paz e de salutar convivência.

Tendo por base esta perspetiva e pretendendo contribuir para a construção de uma cultura de paz nas escolas, o presente livro adota uma abordagem teórica e prática, tratando diferentes temas referentes à gestão construtiva de conflitos em contextos de educação, enriquecida com 22 atividades de implementação.

Constitui-se como um instrumento útil para um leque alargado de leitores, tais como Professores, Educadores, Psicólogos, Assistentes Sociais, Sociólogos, Formadores, Estudantes do Ensino Superior e todo um conjunto de outros profissionais interessados nos temas por ele abordados, oferecendo-lhes a possibilidade de melhorarem as suas competências de gestão dos mesmos e de serem mais bem sucedidos na sua vida profissional e pessoal.