ACESSO A BOLSAS DE ESTUDO

CORPO DOCENTE DE REFERÊNCIA

INSTALAÇÕES DE QUALIDADE

Resultado do processo de acreditação pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES):
Decisão: Acreditado
N.º de anos de acreditação: 3
Data de publicação da decisão: 27/04/2021
Prazo de vigência da acreditação: 31/07/2024*
Deliberação da A3ES: ACEF/1819/0221372 

Relatório de autoavaliação: RAA-ACEF/1819/0221372

*Por referência à data de comunicação da decisão da A3ES à UFP.


Provas de Ingresso (regime geral)
Economia, História ou Português

 

O curso de Ciências Empresariais habilita os futuros profissionais para exercerem atividade em gestão, estratégia empresarial, marketing e comunicação empresarial, inovação, internacionalização, recursos humanos, controlo de gestão, contabilidade e relato financeiro, gestão financeira e gestão de stocks (do setor privado e público).

PORQUÊ ESCOLHER CIÊNCIAS EMPRESARIAIS DA UFP?

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Proximidade e apoio dos professores ao longo de todo o curso

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Corpo docente altamente qualificado e diferenciado, com experiência e reconhecimento nacional e internacional

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Programas das unidades curriculares com conteúdos científicos e técnicos atualizados permitem aos alunos uma aprendizagem em contexto real e uma adaptação gradual à futura vida profissional

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Qualidade das instalações

A SUA EQUIPA DE APOIO

O sucesso educativo alcança-se através do trabalho de equipa. Durante o seu processo de candidatura, e sempre que precisar, contará com o apoio e aconselhamento de uma equipa de profissionais.

Professores

Além de academicamente qualificados, os nossos professores são conhecidos por serem muito próximos dos alunos e disponíveis para esclarecer todas as suas dúvidas.

Equipa de Acolhimento

A equipa de acolhimento, constituída por colaboradores da UFP que são maioritariamente antigos alunos da universidade, tem como objetivo facilitar a integração dos novos alunos.

Colaboradores

Presencialmente (durante os horários de atendimento) ou à distância de um clique, os nossos colaboradores são conhecidos pelo seu profissionalismo e pela sua disponibilidade para ajudar.

PLANO DE ESTUDOS

1º Ciclo Licenciatura* · Duração: 6 Semestres · 180 ECTS
Conforme Despacho nº 1285/2022, de 31 de janeiro de 2022

Área científica predominante: Ciências Empresariais

1º ANO

UNIDADES CURRICULARES ECTS

Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver

A disciplina de Cálculo Financeiro, como suporte Matemático na área financeira, pretende munir os alunos dos instrumentos necessários para uma correta análise das diferentes formas de financiamento e de aplicação financeira.
Para o efeito apresentam-se como objetivos de aprendizagem os seguintes:
– Compreender a importância da regra de ouro do cálculo financeiro e o significado das variáveis tempo, capital e juro; a diferença entre taxas nominais/efetivas e taxas proporcionais /equivalentes.
– Conhecer os 3 regimes de capitalização (RJS, RJDS e RJC).
– Compreender a importância da regra de ouro do cálculo financeiro.
– Compreender quando é que um conjunto de capitais pode ser considerado renda e saber calcular o valor atual e acumulado de uma renda.
– Entender os conceitos de prestação, amortização de capital, juro, prazo de carência e de diferimento e saber elaborar quadros de amortização em sistema Francês, de Amortizações Constantes e sistema Americano.

Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver

Compreender o que é a contabilidade e qual o seu papel no ambiente empresarial.
Entender a contabilidade como um sistema de informação para diferentes interessados (acionistas, administração, bancos, fornecedores e outros).
Conhecer as principais técnicas contabilísticas.
Interpretar factos/acontecimentos e manipulando os instrumentos contabilísticos produzir informação útil.
Desenvolver capacidade de síntese e ser capaz de analisar criticamente a informação produzida.

Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver

A presente unidade curricular deverá possibilidade ao aluno a compreensão e a aplicação dos algoritmos algébricos. Estes deverão promover a completa compreensão de outras unidades curriculares, bem como possibilitar a identificação e aplicação de ferramentas de apoio à Economia e Gestão.
Neste contexto, os alunos deverão adquirir (i) capacidade de análise e síntese; (ii) capacidade e autonomia para resolver problemas; (iii) capacidade de aplicar o conhecimento; (iv) capacidade de recolher, selecionar e interpretar informação relevante que sustente juízos e soluções preconizadas.

Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver

A presente Unidade Curricular visa introduzir aos alunos os conceitos e técnicas nucleares da gestão organizacional, dotando-os de:
– Conhecimento das escolas e modelos nucleares de gestão;
– Capacidade de compreensão sobre os contextos e dinâmicas organizacionais;
– Capacidade crítica para o entendimento e participação nos processos de gestão;
– Conhecimento e compreensão das áreas e funções da gestão organizacional;
– Capacidade de planeamento e operacionalização de instrumentos de gestão.

Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver

No final da unidade curricular, prevê-se que os alunos
-demonstram uma compreensão sistemática da língua inglesa;
– demonstram a capacidade de comunicar verbalmente e por escrito numa variedade de ambientes e situações relacionadas com os negócios com integridade académica;
– são capazes de identificar, analisar, discutir e produzir uma variedade de textos
– são capazes de análise crítica, avaliação e síntese de ideias novas e complexas na língua inglesa

Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver

A UC de Microeconomia tem como objetivo o estudo do comportamento da empresa e dos consumidores em estruturas de mercado diferenciadas, no seu processo de decisão de alocação de recursos. O estudo, apoiado em textos de apoio avançado, objetiva desenvolver as seguintes competências: (1) competências instrumentais de aquisição de conhecimentos específicos em economia, de análise e de síntese de informação, de resolução de problemas e de tomada de decisão; (2) competências interpessoais de comunicação, de construção e comunicação de argumentação complexa com dados de suporte; e (3) competências sistêmicas de aplicação de conhecimentos; trabalho autónomo; capacidade de comunicação interdisciplinar; capacidade de análise de aspetos sociais e éticos relevantes ao trabalho empresarial.

Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver

Os objetivos fundamentais desta unidade curricular, implícitos nos temas a abordar, são a obtenção de uma adequada formação que permita a compreensão das áreas temáticas da Contabilidade Financeira e a perceção da importância da informação contabilística no processo de decisão. No final o aluno deverá ser capaz de contabilizar factos que envolvam todas as classes do Sistema de Normalização Contabilística (SNC), bem como dominar os conceitos, os critérios de reconhecimento e mensuração, o âmbito e as informações a divulgar no Anexo para cada caso.

Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver

Através da presente disciplina pretende-se que os discentes do presente curso assimilem as noções básicas e introdutórias do que é e porque existe o Direito. Comprovem capacidade de resolução de problemas no âmbito da sua área de estudo, e de constituírem e fundamentarem a sua própria argumentação Saibam aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridas, de forma a evidenciarem uma abordagem profissional ao trabalho desenvolvido na sua área vocacional Mostrem capacidade de recolher, selecionar e interpretar informação relevante, particularmente na sua área de estudo, que os habilite a fundamentarem as soluções que preconizem e os juízos que emitem, incluindo na análise os aspetos sociais científicos e éticos relevantes.

Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver

Esta unidade curricular tem como objetivo a introdução a técnicas de análise estatística numa abordagem científica. Em particular, a unidades curricular tem como foco a compreensão da importância dos métodos estatísticos, a capacidade de aplicação e o desenvolvimento de um julgamento crítico e analítico de dados, bem como a sua síntese conducente à tomada de decisão em situações de incerteza, presentes em muitas áreas no domínio das Ciências Empresariais.
Neste contexto, os alunos ficarão aptos a:
– Calcular estatísticas e distingui-las de parâmetros;
– Caracterizar um conjunto de dados (amostrais ou populacionais) e fazer interpretações corretas;
– Identificar associações entre variáveis que possam sustentar relações de base a modelos de previsão;
– Identificar e utilizar modelos específicos de distribuições de probabilidade;
– Utilizar ferramentas de inferência estatística: intervalos de confiança e testes de hipótese

Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver

A UC de Microeconomia tem como objetivo o estudo do comportamento da empresa e dos consumidores em estruturas de mercado diferenciadas, no seu processo de decisão de alocação de recursos. O estudo, apoiado em textos de apoio avançado, objetiva desenvolver as seguintes competências: (1) competências instrumentais de aquisição de conhecimentos específicos em economia, de análise e de síntese de informação, de resolução de problemas e de tomada de decisão; (2) competências interpessoais de comunicação, de construção e comunicação de argumentação complexa com dados de suporte; e (3) competências sistêmicas de aplicação de conhecimentos; trabalho autónomo; capacidade de comunicação interdisciplinar; capacidade de análise de aspetos sociais e éticos relevantes ao trabalho empresarial.

2º ANO

UNIDADES CURRICULARES ECTS

Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver 

O objetivo fundamental da unidade curricular consiste na obtenção de conhecimentos relativos aos elementos integrantes da contabilidade de custos, bem como da sua importância no processo de tomada de decisões. Neste contexto, espera-se que o aluno venha a ser capaz de calcular o custo dos produtos, utilizando o sistema de custeio que seja mais adequado à empresa, tendo em conta também as bases de imputação.

Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver

A unidade curricular dota os alunos com as competências instrumentais e teórico-práticas, indispensável à sua integração em unidades empresariais, preparando-os no domínio das normas jurídicas que regem a atividade individual e societária comercial.
No final têm as aptidões necessárias para compreenderem toda a estrutura empresarial, quer seja desenvolvida individualmente quer o seja societariamente
Para tanto têm de ter adquirido os conhecimentos necessários para dominar o que são os “Sujeitos de direito comercial e do mercado”, conhecer os “Negócios jurídico-empresariais” e compreender os diferentes “Títulos de crédito comerciais”.

Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver

Conhecimentos e aptidões a adquirir: – Explicar conceitos, principais instrumentos, fontes de informação e técnicas de análise financeira; – Calcular e interpretar indicadores de equilíbrio financeiro; – Calcular e interpretar indicadores de rentabilidade; – Calcular e explicar a alavanca financeira; – Decompor a rentabilidade dos capitais próprios; – Elaborar o diagnóstico da situação económico-financeira de uma empresa.
Competências a desenvolver: – Capacidade de elaborar o diagnóstico sobre a situação económico-financeira de uma empresa; – Capacidade de resolução de problemas; – Capacidade de resumir e comunicar os resultados, oralmente e em relatórios de gestão; – Capacidade de trabalhar autonomamente.

Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver

Atualizar e aprofundar os conhecimentos sobre os principais paradigmas epistemológicos e científicos que influenciam atualmente a investigação na área do Marketing e da Comunicação Estratégica;
Proporcionar uma reflexão ampla sobre o papel do Marketing e na Comunicação nas organizações e avaliar o seu impacto atual nas sociedades ditas de conhecimento e da informação;
Desenvolver os conhecimentos e as competências dos estudantes relativamente aos recursos e às ferramentas de pesquisa, de recuperação e de partilha e comunicação de informação científica;
Desenvolver a capacidade crítica e analítica sobre as práticas de marketing e comunicação das organizações.

Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver

A unidade curricular dota os alunos com as competências instrumentais e teórico-práticas, indispensável à compreensão do sistema fiscal.
No final têm de as aptidões necessárias para compreenderem todo o sistema fiscal e a sua ligação com os vários tipos de sujeitos passivos.
Para tanto têm de ter adquirido os conhecimentos necessários que lhes permita:
1. Dominar toda os princípios estruturantes do ordenamento jurídico-tributário;
2. Compreender o conceito de tributo e distinguir entre os tributos unilaterais e bilaterais;
3. Conhecer os vários tipos de imposto;
4. Compreender o sistema jurídico fiscal nacional e a sua articulação com as regras da União Europeia;
5. Apreender, compreender e dominar o IRS – Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares;
6. Apreender, compreender e dominar os impostos sobre o património – IMI-Imposto Municipal sobre os Imóveis, IMT – Imposto Municipal sobre as Transmissões Onerosas de Imóveis e IS – Imposto do Selo.

Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver

O enquadramento do conceito de Investimento ao nível da análise de Investimentos pretende que os alunos adquiram capacidade de compreensão dos conceitos de base essenciais à análise de Investimentos. São também objetivos permitir que os alunos: – saibam aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridas, de forma a identificarem as diferentes etapas dos projetos, reconhecendo a utilidade dos estudos prévios e dos instrumento de previsão aplicados aos cash-flows do projeto;- comprovem a capacidade de resolução de problemas no âmbito da análise de investimentos, pela aplicação dos critérios na escolha e seleção de projetos;- mostrem capacidade de recolher e interpretar a informação relevante dos diferentes critérios, para sustentar as escolhas;- saibam aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridas para avaliar o impacto da Inflação na análise de Investimentos e dos diferentes fatores de risco.

Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver

O objetivo fundamental da unidade curricular consiste na obtenção de conhecimentos relativos aos elementos integrantes da contabilidade de custos, bem como da sua importância no processo de tomada de decisões. Neste contexto, espera-se que o aluno venha a ser capaz de:
-Conhecer as empresas industriais e métodos de fabrico por forma a conhecer a importância e efeitos da utilização dos diferentes métodos de custeio e a problemática de valorização da produção conjunta e da produção de defeituosa
– Conhecer um orçamento, nomeadamente calcular custo industrial dos produtos, através do custo orçamentado e padrão, bem como a análise dos desvios face ao orçamento e propondo soluções;
-Compreender Custo Baseado em atividades, compreendendo a utilização dos cost pools e cost drivers e a forma de imputação de custos.

Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver

A unidade curricular dota os alunos com as competências instrumentais e teórico-práticas, indispensável à compreensão do sistema fiscal. No final têm de as aptidões necessárias para compreenderem todo o sistema fiscal e a sua ligação com os vários tipos de sujeitos passivos. Para tanto têm de ter adquirido os conhecimentos necessários que lhes permita: 1. Dominar toda os princípios estruturantes do ordenamento jurídico-tributário; 2. Compreender o conceito de tributo e distinguir entre os tributos unilaterais e bilaterais; 3. Conhecer os vários tipos de imposto; 4. Compreender o sistema jurídico fiscal nacional e a sua articulação com as regras da União Europeia; 5. Apreender e dominar todos os elementos da relação jurídico-tributária; 6. Conhecer a estrutura dos benefícios fiscais; 7. Explicar toda a estrutura da justiça tributária quer analisada na vertente administrativa, quer jurisdicional.

Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver

O objetivo da unidade curricular consiste em dotar os alunos de conceitos e competências práticas que permita (1) Reconhecer a importância do planeamento financeiro, construir demonstrações financeiras previsionais, antecipar futuras necessidades financeiras; (2) Caracterizar as diferentes formas de financiamento interno e externo; aplicar conceitos de cálculo financeiro a operações de financiamento de curto prazo (descoberto bancário, conta caucionada, desconto de letras e livranças, factoring) e de médio e longo prazo (amortizações de empréstimos, leasing, empréstimos obrigacionistas); Selecionar fontes de financiamento. (3) Compreender o impacto da estrutura de capitais e política de dividendos no valor da empresa.

ANÁLISE DE MERCADOS

Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver

Objetivos: Permitir aos alunos a utilização investigação e análise de mercados como um instrumento primordial da sua atividade profissional futura, com especial relevância como instrumento de redução de riscos e de suporte de decisões e de interpretação de dados.
Os alunos deverão ficar habilitados não só a compreender o papel da investigação e pesquisa de mercados e interpretá-la, bem como poder conceber e implementar de raiz uma investigação, que passe pela definição de um problema e objetivos, pela recolha e análise dos dados e termine num relatório final.


COMÉRCIO INTERNACIONALIZAÇÃO E GLOBALIZAÇÃO

Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver

1. Ser capaz de contextualizar o Comércio Internacional como ramo da Teoria Económica.
2. Ter capacidade de compreender a importância do comércio internacional e do investimento direto estrangeiro enquanto fenómenos da economia real.
3. Ser capaz de analisar e interpretar dados estatísticos do comércio internacional.
4. Desenvolver capacidades de aprendizagem ao nível da definição e implementação de estratégias no âmbito dos processos de internacionalização que permitam ao aluno de modo autónomo elaborar projetos estratégicos de internacionalização.
5. Ser capaz de trabalhar em ambientes internacionais com respeito adequado pelas diferenças entre culturas, língua e fatores sociais e económicos.
6. Fomentar a análise crítica.


ECONOMIA PORTUGUESA E POLÍTICA EUROPEIA

Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver

Compreender a evolução e desempenho da economia portuguesa em articulação com a política europeia. Conhecer a evolução recente de agregados macroeconómicos relevantes no âmbito da integração da economia portuguesa na zona euro. Reconhecer os desafios para Portugal da integração europeia. Competências a desenvolver: análise e síntese; aquisição de conhecimentos específicos; gestão de informação; aplicação de conhecimentos; trabalho autónomo.

3º ANO

UNIDADES CURRICULARES ECTS

Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver

Pretende-se que os alunos a) adquiram competências essenciais para a tomada de decisão nas empresas ao nível da organização, planeamento, implementação e controlo; b) consigam aplicar as ferramentas e modelos apresentados na elaboração de um plano de desenvolvimento estratégico; consigam desenvolver uma análise estratégica do mercado; especificar objetivos e delinear uma estratégia coerente com a análise e objetivos.

Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver

– Compreender o que é a fiscalidade empresarial e que problemas coloca às empresas comerciais.
– Entender a relação das empresas com o Estado
– Conhecer as principais obrigações empresariais no que se refere a impostos: informativas, declarativas e contributivas.
– Conhecer a estrutura dos principais impostos envolvendo as empresas: IRC e IVA.
– Conhecer o RCPIT.
– Interpretar a legislação (códigos fiscais) e retirar conclusões assertivas e úteis.
-Desenvolver capacidade de síntese e ser capaz de analisar criticamente as situações relacionadas com a fiscalidade.

Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver

Pretende-se que os alunos desenvolvam competências que lhes permitam: (1) Definir o âmbito da gestão de operações, identificar aspetos logísticos do funcionamento da empresa, e enquadrar a gestão logística na gestão da cadeia de abastecimento; (2) Enquadrar a gestão de operações nas funções da empresa e reconhecer a sua importância para alcançar os objetivos estratégicos, bem como, do ponto de vista da aplicação prática, identificar a estrutura de um problema de filas de espera, analisar e interpretar os resultados produzidos pelo mesmo, e aplicar técnicas de planeamento de operações e de projetos; (3) Identificar e caracterizar as funções e atividades da logística, os seus inputs e outputs, reconhecer a dinâmica da cadeia de abastecimento, bem como identificar os elementos e vantagens do planeamento agregado da CA. Do ponto de vista da aplicação prática, os alunos serão capazes de aplicar técnicas análise de redes ao planeamento de transportes.

Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver

Os conteúdos programáticos desta unidade curricular, bem como os métodos de ensino-aprendizagem têm como objetivo permitir que os alunos adquiram as seguintes competências: – Integrar conceitos, teorias, métodos e técnicas no domínio da gestão de pessoas; – Identificar características relevantes de indivíduos e de grupos e das (boas) práticas de gestão de pessoas através da administração de questionários, da realização de entrevistas e da observação; – Aperfeiçoar competências de comunicação oral e escrita; – Desenvolver uma atitude crítica, bem como adotar valores éticos e deontológicos.

Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver

Mapear as grandes áreas do Marketing Digital, entendendo todo o dinamismo deste “novo tempo” .
Conhecimento e compreensão sobre o impacto das novas tecnologias digitais no Marketing e de que forma essas tecnologias estão a transformar as práticas do Marketing, na construção das estratégias e a sua materialização.
Capacidade para entender a diversidade de opções, em termos de ferramentas e canais digitais disponíveis; as valências da Inteligência Artificial (AI); o Blended Marketing; a produção de conteúdos e a elaboração do Plano de Marketing Digital.

Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver

A UC tem como objetivos o desenvolvimento de compreensão sobre o funcionamento dos mercados financeiros, sustentado em textos de apoio avançado e em análise técnica, e o desenvolvimento de competências na utilização de instrumentos financeiros e estratégias de cobertura de risco no mercado de derivados. No âmbito do desenvolvimento de competências, destaque para: aquisição de conhecimentos específicos em mercados financeiros; análise, síntese e gestão de informação; resolução de problemas em gestão de risco; capacidade de comunicação interdisciplinar; construção de argumentação complexa com dados de suporte; trabalho autónomo; capacidade de análise de aspetos sociais e éticos relevantes.

Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver

(i) Saber definir ética, moral e deontologia. (ii) Desenvolver um raciocínio moral autónomo e responsável. (iii) Saber identificar os diversos tipos de responsabilidades éticas atinentes às organizações. (iv) Saber identificar os principais aspetos éticos envolvidos na cultura organizacional. (v) Comprovar capacidade de resolução de problemas ético-deontológicos no âmbito profissional e cívico, e de constituir e fundamentar uma argumentação própria. (vi) Mostrar capacidade de recolher, selecionar e interpretar informação relevante, particularmente na área profissional, de modo a estar habilitado a fundamentar as soluções que sejam preconizadas e os juízos emitidos, sobretudo na análise dos aspetos éticos relevantes. (vii) Desenvolver competências para uma aprendizagem ao longo da vida, com elevado grau de autonomia.

Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver

Partindo da definição e enquadramento da Gestão Orçamental no ciclo de planificação, são apresentadas as principais técnicas de elaboração e articulação dos diferentes orçamentos, bem como das demonstrações financeiras previsionais deles emergentes. É ainda enfatizada a importância da análise dos desvios, dentro dos princípios do controlo de gestão. No final, o aluno deverá ser capaz de elaborar o orçamento de uma empresa, as respetivas demonstrações financeiras previsionais, e calcular e analisar os desvios, propondo medidas corretivas.

DIREITO DO TRABALHO

Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver

Através da presente disciplina pretende-se que os discentes do presente curso assimilem as noções básicas e introdutórias do que é e porque existe o Direito Trabalho, quais são as suas grandes linhas estruturais, a relação jurídica laboral
Pretende-se, ainda, que o aluno venha a conhecer os princípios gerais das relações civis, já que as mesmas fazem parte do quotidiano do indivíduo e, por isso, necessárias a qualquer profissional da área das Ciências Empresariais.


EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO

Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver

– Proporcionar um maior conhecimento sobre os efeitos do empreendedorismo no ambiente externo e competitivo empresarial (compreender a relevância da criação de novos negócios num contexto de globalização;
-Compreender o papel da Inovação e Empreendedorismo como resposta à competitividade);
– Desenvolver competências de interação que permitam aos alunos participar em sala de aula nos debates sobre fenómenos do empreendedorismo;
– Conhecer as regras de proteção da propriedade intelectual;
– Desenvolver competências de análise crítica.
– Proporcionar um maior conhecimento sobre os efeitos do empreendedorismo no ambiente externo e competitivo empresarial;
– Compreender o papel da Inovação e Empreendedorismo como resposta à competitividade);
– Desenvolver competências de interação que permitam aos alunos participar em sala de aula nos debates sobre fenómenos do empreendedorismo;
– Elaborar um plano de negócios.

Objetivos da Unidade Curricular e Competências a Desenvolver

O objetivo fundamental da unidade curricular consiste na obtenção de conhecimentos relativos aos elementos integrantes do relato financeiro e da prestação de contas das empresas, bem como da sua importância no processo de tomada de decisões por parte dos destinatários. Neste contexto, espera-se que o aluno venha a ser capaz de elaborar o Relatório e Contas de uma empresa, bem como preparar toda a informação exigida pela Autoridade Tributária e Aduaneira.

COORDENAÇÃO DO CURSO

Prof.ª Doutora Sandra Bernardo



SOLICITE INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO:


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INTERCÂMBIO / ESTUDAR NO ESTRANGEIRO

Os alunos que cumpram os critérios de elegibilidade dispõem da possibilidade de realizar períodos de estudo e/ou de estágio em mobilidade internacional.

Os períodos de estudo em mobilidade internacional de estudantes são realizados em instituições de ensino superior fora de Portugal, com as quais a UFP mantém acordos de intercâmbio de estudantes, ao abrigo do Programa Erasmus+ (no espaço Europeu) ou de outros acordos bilaterais de intercâmbio existentes.

Informação sobre programas de mobilidade/intercâmbio estão disponíveis através do Gabinete de Relações Internacionais (ligação).

PREÇOS E CONDIÇÕES DE CANDIDATURA

Pode consultar as Propinas, Taxas e outros Emolumentos, bem como as Condições de Candidatura, clicando nos botões respetivos.

PREÇÁRIO              CONDIÇÕES DE CANDIDATURA

empregabilidade


Dados sobre empregabilidade e sucesso escolar: (PDF).