ACESSO A BOLSAS DE ESTUDO

CORPO DOCENTE DE REFERÊNCIA

INSTALAÇÕES DE QUALIDADE

Acreditação plena, por 6 anos,
pela A3ES, em 22-06-2016 (ligação)

Provas de Ingresso (reg. geral)
Economia, História ou Português
Vagas (reg. geral): 50 

Se optares por este curso, poderás exercer funções não só ao nível da investigação criminal, mas também da consultadoria e elaboração de programas de política criminal, programas de apoio a vítimas, programas de prevenção e reinserção de delinquentes e programas penitenciários; apoio às forças de segurança, tribunais e empresas de segurança privada; formação, ensino e investigação. O Criminólogo poderá desenvolver a sua atividade profissional em contextos institucionais como: forças de segurança (PJ, PSP, GNR); Ministério da Defesa Nacional; Serviço de Estrangeiros e Fronteiras; Tribunais de Justiça; Direcção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais; centros educativos; autarquias; instituições de ensino; centros de investigação; instituições de apoio a vítimas; gabinetes de mediação; gabinetes de advogados; serviços de segurança privada e ainda como profissional liberal.

PORQUÊ ESCOLHER CRIMINOLOGIA DA UFP?

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Proximidade e apoio dos professores ao longo de todo o curso

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Corpo docente altamente qualificado e diferenciado, com experiência e reconhecimento nacional e internacional.

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Estágio final proporcionando uma experiência semi-profissional sem paralelo, preparando os alunos para uma melhor inserção no mercado de trabalho.

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Programas das unidades curriculares com conteúdos científicos e técnicos atualizados, que permitem aos alunos uma aprendizagem aplicada e uma adaptação gradual à futura vida profissional.

A SUA EQUIPA DE APOIO

O sucesso educativo alcança-se através do trabalho de equipa. Durante o seu processo de candidatura, e sempre que precisar, contará com o apoio e aconselhamento de uma equipa de profissionais.

Professores

Além de academicamente qualificados, os nossos professores são conhecidos por serem muito próximos dos alunos e disponíveis para esclarecer todas as suas dúvidas.

Equipa de Acolhimento

A equipa de acolhimento, constituída por colaboradores da UFP que são maioritariamente antigos alunos da universidade, tem como objetivo facilitar a integração dos novos alunos.

Colaboradores

Presencialmente (durante os horários de atendimento) ou à distância de um clique, os nossos colaboradores são conhecidos pelo seu profissionalismo e pela sua disponibilidade para ajudar.

PLANO DE ESTUDOS

1º Ciclo Licenciatura* · Duração: 6 Semestres · 180 ECTS
Conforme  Despacho nº 12236/2013, DR 2ª série nº 185, de 25 de setembro

UNIDADES CURRICULARES ECTS

a) Conhecer e identificar as diferentes etapas do pensamento criminológico, as ideias principais de cada uma delas e os autores de referência; b) Identificar as diferenças fundamentais entre as diferentes etapas do pensamento criminológico e as diferentes perspetivas que dessa evolução surgiram; c) Compreender a problemática da medição do fenómeno criminal e as suas implicações; d) Desenvolver uma compreensão holística do fenómeno criminal.

Pretende-se que os alunos obtenham uma visão global das principais contribuições da Psicologia Social no âmbito dos processos de pensamento social e influência social.
Desta forma, pretende-se que os alunos sejam capazes de: (i) Adquirir e integrar os conceitos, modelos, teorias no domínio da psicologia social; (ii) Adquirir e integrar conhecimentos básicos sobre a categorização social, as representações sociais, as atitudes, a identidade social e os processos grupais; (iii) Identificar e compreender os processos de influência social; (iv) Identificar e compreender os processos de pensamento social e influência social para a criminologia; (v) Capacidade de comunicação interpessoal e intergrupal; (vi) Demonstrar uma atitude de investigação e desenvolvimento auto-orientado.

Desenvolver a capacidade de entender as especificidades do conhecimento científico nas Ciências Sociais, particularmente o papel do método no mesmo. Promover o entendimento do caráter aplicado do conhecimento produzido pelas CS.

(i)Possuir conhecimentos e capacidade de compreensão de conceitos, teorias e conhecimentos na área da Ética e Deontologia em Criminologia; (ii)Saber aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridos, de forma a permitir uma correta avaliação e resolução de dilemas na área da investigação criminal; (iii) Desenvolver capacidades para fundamentar soluções e juízos emitidos na análise de aspetos sociais, científicos e éticos relevantes; (iv) Aperfeiçoar competências de comunicação oral e escrita; (v) Desenvolver uma atitude crítica e autocrítica, bem como adotar valores éticos e deontológicos.

Conhecimento e capacidade de compreensão sobre as fases e características específicas da metodologia científica.Aplicação dos conhecimentos e compreensão na elaboração de um trabalho científico.Capacidade de recolher, selecionar e interpretar informação relevante, de forma a produzir um trabalho científico.Competência para comunicar de forma escrita / oral de modo estruturado, organizado e abrangente a vários a públicos.Competências de autoaprendizagem, especificamente na recolha e tratamento da informação.

Desenvolvimento da competência linguística e comunicativa dos alunos com o objetivo de assegurar uma comunicação eficaz numa pluralidade de situações sócio-profissionais. Consolidação de estruturas gramaticais e padrões previamente adquiridos. Identificação, crítica, comentário e produção de vários tipos de texto, através do desenvolvimento das capacidades de ouvir, compreender, analisar, discutir e resolver problemas em inglês.Desenvolvimento das capacidades críticas e reflexivas dos alunos, através de uma aprendizagem e gestão autónomas.

UNIDADES CURRICULARES ECTS

1.Possuir conhecimentos e capacidade de compreensão de conceitos, teorias e investigação na área das perspetivas biológicas e psicológicas do crime.2.Saber aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridos, de forma a permitir uma correta avaliação de problemáticas específicas relativas a perspetivas biológicas e psicológicas do crime.3.Desenvolver capacidades para fundamentar soluções e juízos aquando da análise de aspetos sociais, científicos e éticos da biologia e da psicologia do crime.4.Aperfeiçoar competências no âmbito da comunicação escrita e oral.

A presente unidade curricular tem como objetivo primordial dotar os alunos de conhecimentos fundamentais acerca das perspetivas sociológicas do crime e suas especificidades. Para além da explanação de diversas abordagens teóricas, pretende-se estimular o desenvolvimento de uma abordagem integrativa, pragmática e analítica ao fenómeno criminal, bem como uma atitude geral de investigação, reflexão crítica e busca activa de conhecimento de base empírica.

i) Possuir conhecimentos e capacidade de compreensão de conceitos e teorias na área da delinquência juvenil, bem como a evolução do sistema de justiça juvenil em Portugal; ii) Saber aplicar os conhecimentos adquiridos e demonstrar capacidade de compreensão dos mesmos de forma a permitir uma correta avaliação e resolução de problemáticas específicas da delinquência juvenil, bem como a identificação de intervenções apropriadas nesta matéria; iii) Desenvolver capacidades para fundamentar soluções e juízos emitidos na análise de aspetos sociais, científicos e éticos relevantes em matéria de delinquência juvenil; iv) Aperfeiçoar competências de comunicação oral e escrita; v) Desenvolver uma atitude crítica e autocrítica e mostrar autonomia e conduta responsável na intervenção com jovens delinquentes.

Fornecer aos estudantes os quadros essenciais da matéria, incluindo os fundamentos teóricos e dogmáticos dos vários institutos e, bem assim, a análise pormenorizada do direito positivo penal português.Proporcionar uma completa e harmoniosa formação dos alunos com vista à sua futura inserção nas carreiras profissionais. Pretende-se que os alunos compreendam e saibam aplicar os princípios gerais do direito penal, que compreendam o que é crime no nosso ordenamento jurídico, e o saibam reconhecer, conheçam as suas vicissitudes, as suas formas, a ilicitude e culpa, as penas e seus fins.

(i)Integrar conceitos, teorias e conhecimentos na área de integração europeia; (ii) Desenvolver competências de interação que permitam aos alunos participar em sala de aula nos debates sobre fenômenos políticos contemporâneos e a participação portuguesa no processo europeu; (iii) Selecionar métodos de gestão de informação capazes de orientar os alunos em leituras selecionadas sobre os assuntos europeus; (iv) Aperfeiçoar competências de comunicação oral e escrita; (v) Desenvolver competências de análise crítica e síntese sobre os fenómenos políticos contemporâneos e o processo de integração europeia.

Desenvolvimento da competência linguística e comunicativa dos alunos com o objetivo de assegurar uma comunicação eficaz numa pluralidade de situações sócio-profissionais. Consolidação de estruturas gramaticais e padrões previamente adquiridos. Identificação, crítica, comentário e produção de vários tipos de texto, através do desenvolvimento das capacidades de ouvir, compreender, analisar, discutir e resolver problemas em inglês.Desenvolvimento das capacidades críticas e reflexivas dos alunos, através de uma aprendizagem e gestão autónomas.

UNIDADES CURRICULARES ECTS

Objetivos gerais: pretende-se que os estudantes conheçam os procedimentos e técnicas de investigação criminal e o modo como podem ser iniciados e desenvolvidos no contexto do sistema jurídico português. Objetivos específicos: a) Adquirir conhecimentos sobre conceitos específicos na área da investigação criminal e ser capaz de os aplicar em situações específicas; b) Assimilar as possibilidade e limitações da investigação criminal face ao enquadramento jurídico vigente; c) Selecionar a informação pertinente em função de casos concretos de forma a conseguir identificar atores e procedimentos relevantes em matéria de investigação criminal; d) Conhecer as prioridades de política criminal e ser capaz de perspetivar o modo como essas prioridades podem ser prosseguidas em termos de investigação criminal; e) Perspetivar a investigação criminal em função das formas e dimensões da criminalidade;


Promover os conhecimentos teórico-práticos sobre a problemática do conflito, da negociação e da mediação, com o intuito de possibilitar a sua resolução construtiva em diferentes níveis da realidade.Apresentar um conjunto diversificado de metodologias e técnicas de intervenção de cariz psicossociológico aplicadas na gestão de conflitos, negociação e mediação, com o sentido de desenvolver no aluno as competências necessárias para enfrentar os conflitos da realidade intrapessoal e interpessoal.

1.Capacidade de compreensão e de análise crítica sobre os principais aspetos jurídicos do Direito da Família e Menores, com especial destaque para os menores nas suas relações sociais e jurídicas.
2. Capacidade para operacionalizar os direitos dos menores na prática, com destaque para as casos práticos simples.


Pretende-se que os alunos sejam capazes de possuir uma visão global do desenrolar do processo penal, distinguindo as suas diferentes fases, os diversos sujeitos processuais e diferentes funções de cada um, os principais aspetos das matérias lecionadas e que adquiram capacidade no manuseamento e correta utilização da legislação relevante na disciplina.

A escolher entre:

Criminalidade organizada:

Objetivos gerais: aquisição de conhecimento e capacidade de compreensão; capacidade de aplicar os conteúdos a situações práticas; selecionar a informação pertinente em função da situação-problema; desenvolver as competências de comunicação; desenvolver as competências de análise crítica. Objetivos específicos: a) Conhecer as correntes teóricas atuais que orientam o debate sobre a definição de criminalidade organizada; b) Compreender a especificidades dos processos de produção de conhecimento no âmbito específico do crime organizado; c) Assimilar as dificuldades e limitações da criminalidade organizada enquanto objeto de investigação empírica; d) Ser capaz de perspetivar a heterogeneidade da criminalidade organizada, designadamente em termos das suas características territoriais, organizacionais e estruturais em função do seu contexto de emergência.

Criminalidade económica:

O aluno terá de possuir um conhecimento do fenómeno que lhe permita produzir informação (escrita ou oral) de relevo e com sustentabilidade;

– Compreender a globalidade e interdisciplinaridade do fenómeno da criminalidade económica e financeira;

– Relacionar os conhecimentos obtidos com a realidade social e criminal;

– Identificar as manifestações do fenómeno na sociedade;

 

 

UNIDADES CURRICULARES ECTS

(i) Promover a integração de conceitos, teorias e conhecimentos na área da psicopatologia clínica e forense; ii) Promover a aquisição, desenvolvimento e aprofundamento de conhecimentos e de capacidades que permitam uma correta avaliação de diversas perturbações e patologias e sua ligação ao crime; iii) Familiarizar o aluno com a investigação recente nesta área do conhecimento, com vista à promoção de uma atitude de investigação; iv) Aperfeiçoar competências de comunicação oral e escrita e o desenvolvimento de uma atitude crítica e autocrítica; v) Incentivar a adoção sistemática de valores éticos e deontológicos.

(i) Contribuir para o conhecimento de conceitos e teorias na área da criminologia e da Vitimologia; (ii) Adquirir, desenvolver e aprofundar conhecimentos e capacidades que permitam uma correta avaliação de problemáticas específicas de crime e violência; (iii) Desenvolver o interesse pela investigação e intervenção nestas áreas; (iv) Aperfeiçoar competências de comunicação oral e escrita; (v) Desenvolver uma atitude crítica e autocrítica, bem como adotar valores éticos e deontológicos

Pretende-se que os alunos sejam capazes de possuir uma visão global do desenrolar do processo penal, distinguindo as suas diferentes fases, os diversos sujeitos processuais e diferentes funções de cada um, os principais aspectos das matérias leccionadas e que adquiram capacidade no manuseamento e correcta utilização da legislação relevante na disciplina.

Aquisição de conhecimentos na área da medicina legal, no que respeita ao seu âmbito, objetivos e competências. Obtenção de informação e conhecimentos teóricos relativos às áreas específicas da Patologia Forense e Toxicologia. Contacto com a resolução de casos práticos.

*A escolher entre:

Políticas criminais:e direito internacional

1- Conhecimentos adquiridos: a) Compreender o significado e âmbito da política criminal e a sua relevância no campo criminológico; b) Perspetivar analiticamente a evolução da política criminal portuguesa; c) Avaliar criticamente Influência do direito e das instituições supranacionais na política criminal; d) Construir um quadro teórico que lhes permita compreender desafios na implementação da política criminal no domínio preventivo e repressivo. 2- Capacidades: a) Desenvolver uma visão crítica – sedimentada na análise de estudos empíricos – acerca das tendências de política criminal; b) Adquirir competências que permitam a pesquisa bibliográfica em bases de dados nacionais e internacionais de estudos empíricos e teóricos sobre os diversos conteúdos programáticos de forma autónoma. 3- Atitudes:a) Sedimentar a capacidade de desenvolver trabalhos de grupo de forma estruturada. b) Mostrar-se recetivo aos desenvolvimentos nacionais e internacionais em matéria de política criminal.

Violência contemporânea e mass-média

Esta unidade curricular tem como principal objectivo proporcionar uma visão do crime como fenómeno socialmente construído, analisando as implicações da sua representação mediática. Desta forma, a disciplina reúne temas como: crime e violência – o enquadramento conceptual e jurídico, a construção social do crime e da violência, a representação da criminalidade e da violência nos media.

 

UNIDADES CURRICULARES ECTS

A unidade de Crime e Adições visa levar o aluno da licenciatura de Criminologia a: a) Conhecer/Distinguir as principais vertentes explicativas do fenómeno droga-crime; b) Conhecer/Distinguir as principais explicações droga-violência; c) Compreender as interações implicadas, e respetivas consequências, no perfil droga-crime; d) Identificar as principais características de funcionamento do indivíduo droga-crime.

No fim do semestre, o aluno deverá ser capaz de: 1. Identificar e analisar as necessidades criminógenas presentes numa comunidade ou zona geográfica. 2. Identificar e selecionar as necessidades de intervenção do grupo-alvo, assim como os contextos onde estes poderiam ser contactados. 3. Definir os objectivos e metas da intervenção4. Selecionar um plano de intervenção mais adequado para conseguir atingir as metas e objetivos selecionados, através de estratégias baseadas na evidência. 5. Avaliar o sucesso da intervenção.

A presente unidade curricular tem como objectivo primordial dotar os alunos de conhecimentos fundamentais acerca da criminalidade sexual, suas especificidades, formas, contextos e atores, em articulação com o género. Para além da explanação de diversas abordagens teóricas, tipológicas e etiológicas, pretende-se estimular o desenvolvimento de uma abordagem integrativa, pragmática e analítica a este fenómeno, bem como uma atitude geral de investigação, reflexão crítica e busca ativa de conhecimento de base empírica.

A presente unidade curricular tem como objetivo primordial dotar os alunos de conhecimentos fundamentais acerca dos sistemas penitenciários e a execução de penas, assim com das suas especificidades. Para além da explanação de diversas abordagens teóricas, pretende-se estimular o desenvolvimento de uma abordagem integrativa, pragmática e analítica ao cumprimento das penas, bem como uma atitude geral de investigação, reflexão crítica e busca activa de conhecimento de base empírica.

*A escolher entre:

Terrorismo e medidas de segurança: 

 

Possuir conhecimentos e capacidade de compreensão de conceitos, teorias e conhecimentos na área do Terrorismo; Saber aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridos, de forma a permitir uma correta avaliação de casos de terrorismo e a adoção de medidas de segurança que permitam reduzir o seu impacto; Desenvolver capacidades para fundamentar soluções e juízos emitidos na análise de assuntos relacionados com a segurança e na tomada de medidas anti-terroristas; Aperfeiçoar competências de comunicação escrita; Desenvolver uma atitude reflexiva crítica e autocrítica, bem como adoptar valores éticos e deontológicos; aprender a distinguir valores relativos de valores absolutos como os direitos humanos e a desenvolver características de empatia que permitam observar o fenómeno do terrorismo de vários pontos de vista.

Opinião pública e justiça Criminal:

i) Compreender os conceitos de opinião púbica, medo do crime e insegurança e fomentar a aquisição de conhecimentos acerca dos efeitos no sistema de justiça criminal.ii) Apreender os diversos condicionalismos geradores de opinião pública sobre a justiça criminal. iii) Avaliar criticamente os diversos condicionamentos geradores de sentimentos de insegurança e medo do crime estimulando a reflexão crítica dos alunos em torno à reação social e institucional ao crime.iv) Conhecer os fatores que influenciam a decisão das vítimas em denunciar crimes e a influência da opinião pública nas prisões
Conteúdos Programáticos:

* A conclusão, com aproveitamento, de todas as unidades curriculares que integram o plano de estudos do 1º ciclo (180 ECTS) confere o grau de licenciado.

COORDENAÇÃO DO CURSO

Profª. Doutora Ana Sacau

Envie o formulário para ser contactado pela coordenação do curso



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INTERCÂMBIO / ESTUDAR NO ESTRANGEIRO

Os alunos da Universidade Fernando Pessoa (UFP) que cumpram os critérios de elegibilidade dispõem da possibilidade de realizar períodos de estudo e/ou de estágio em mobilidade internacional.

Os períodos de estudo em mobilidade internacional de estudantes são realizados em instituições de ensino superior fora de Portugal, com as quais a UFP mantém acordos de intercâmbio de estudantes, ao abrigo do Programa Erasmus+ (no espaço Europeu) ou de outros acordos bilaterais de intercâmbio existentes.

Informação sobre programas de mobilidade/intercâmbio estão disponíveis através do Gabinete de Relações Internacionais (ligação).

CANDIDATURAS E TAXAS ESCOLARES

1.ª FASE* (REGIME GERAL E UNIÃO EUROPEIA)
CANDIDATURAS: 01 MAI – 14 AGO 2018
AFIXAÇÃO DOS RESULTADOS: 17 AGO 2018
MATRÍCULAS: 20 AGO – 07 SET 2018

2.ª FASE* (REGIME GERAL E UNIÃO EUROPEIA – VAGAS EVENTUALMENTE SOBRANTES**)
CANDIDATURAS: 11 – 18 SET 2018
AFIXAÇÃO DOS RESULTADOS: 20 SET 2018
MATRÍCULAS: 20 SET – 26 SET 2018

RECEÇÃO AOS NOVOS ALUNOS E INÍCIO DO ANO LETIVO:  17 SET. 2018

* Não dispensa a consulta do Cronograma de Ingresso (PDF)
** O Mestrado Integrado em Medicina Dentária não dispõe de vagas para candidaturas de 2ª fase 2018/19

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VISITE O CAMPUS UNIVERSITÁRIO

Venha conhecer a Universidade Fernando Pessoa. Visite as bibliotecas, laboratórios e espaços do campus UFP.
Desfrute dos espaços verdes e tire uma foto ao pé da estátua do nosso Patrono, Fernando Pessoa.



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  • ANTIGOS ALUNOS

    A Antiga Aluna Sofia Abreu é, desde 2016, Técnica Superior no Ministério da Justiça.

     

    (WIKIPEDIA.ORG)

     

     

  • ANTIGOS ALUNOS

    O Antigo Aluno Manuel Gomes é, desde 2005, Intelligence Analyst/Spotter na Polícia de Segurança Pública.

     

    (FACEBOOK – POLÍCIA DE SEGURANÇA PÚBLICA)