CORPO DOCENTE DE REFERÊNCIA

ACESSO A BOLSAS DE ESTUDO

Acreditação plena, por 6 anos pela A3ES, em 06-05-2014 (ligação)

Curso reconhecido a Nível Europeu através do registo no INDEX FEANI, que permite aos diplomados em Engenharia Informática pela UFP trabalhar como Engenheiros no Espaço Europeu (ligação).

Provas de Ingresso (reg. geral): Matemática
Vagas (reg. geral): 40 

Os licenciados em Engenharia Informática podem exercer actividade como: engenheiros de sistemas informáticos; analistas de sistemas; analistas/programadores; programadores de aplicações; programadores web; programadores de mobile apps; administradores e /ou gestores de bases de dados; especialistas de segurança informática; gestores de projetos de software; gestores de redes; consultores de sistemas de informação; gestores de sistemas de informação.

PORQUÊ ESCOLHER ENGENHARIA INFORMÁTICA DA UFP?

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Proximidade e apoio dos professores ao longo de todo o curso

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Corpo docente altamente qualificado e diferenciado, com experiência e reconhecimento nacional e internacional.

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Programas das unidades curriculares com conteúdos científicos e técnicos atualizados e uma grande percentagem de aulas práticas, permitem aos alunos uma aprendizagem em contexto real e uma adaptação gradual à futura vida profissional.

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Qualidade das instalações.

A SUA EQUIPA DE APOIO

O sucesso educativo alcança-se através do trabalho de equipa. Durante o seu processo de candidatura, e sempre que precisar, contará com o apoio e aconselhamento de uma equipa de profissionais.

Professores

Além de academicamente qualificados, os nossos professores são conhecidos por serem muito próximos dos alunos e disponíveis para esclarecer todas as suas dúvidas.

Equipa de Acolhimento

A equipa de acolhimento, constituída por colaboradores da UFP que são maioritariamente antigos alunos da universidade, tem como objetivo facilitar a integração dos novos alunos.

Colaboradores

Presencialmente (durante os horários de atendimento) ou à distância de um clique, os nossos colaboradores são conhecidos pelo seu profissionalismo e pela sua disponibilidade para ajudar.

PLANO DE ESTUDOS

1º Ciclo Licenciatura* · Duração: 6 Semestres · 180 ECTS
Conforme Despacho n.º 12171/2013, DR 2ª série n.º 184, de 24 de setembro

UNIDADES CURRICULARES ECTS

O objetivo principal desta unidade curricular é o de fornecer ao aluno competências ao nível da compreensão dos conceitos fundamentais da mecânica Newtoniana e de campo elétrico e magnético bem como da aplicação desses conceitos na resolução de problemas.

Conhecimento e capacidade de compreensão sobre as fases e características específicas da metodologia científica.Aplicação dos conhecimentos e compreensão na elaboração de um trabalho científico. Capacidade de recolher, selecionar e interpretar informação relevante, de forma a produzir um trabalho científico.Competência para comunicar de forma escrita / oral de modo estruturado, organizado e abrangente a vários a públicos. Competências de autoaprendizagem, especificamente na recolha e tratamento da informação.

Nota prévia: a disciplina é lecionada ao nível Intermediate (B1), de acordo com o ‘Common European Framework of Reference’- CEFR Competências genéricas: Comunicar, compreender e produzir mensagens em língua inglesa, tanto em contextos sociais, como profissionais. Utilizar a língua inglesa num conjunto de situações reais. Adotar a atitude introspetiva e reflexiva, tendo em conta a realidade social e económica da comunicação e as suas gramáticas específicas / General Competences: Communicate, understand and produce messages in English, both in social and professional contexts. Use English in a variety of real situations. Adopt a reflexive attitude, considering the social-economic reality of communication practices.

Competências (Descritores Dublin):
1. Conhecimento e compreensão:
1.1. Noção de programa de computador: descrição, implementação e teste
2. Aplicação de conhecimento e compreensão:
2.1. Aplicar e conceber programas de computador em certas classes de problemas.
2.2. Utilizar a linguagem de programação C na implementação de algoritmos.
3. Avaliação/tomada de decisões:
3.1. Escolha dos algoritmos adequados para a resolução de problemas e/ou projetos de software.
4. Comunicação:
4.1. Descrever um algoritmo nas representações estudadas.
4.2. Trabalhar em grupo.
4.3. Argumentar oralmente e por escrito.
5. Autonomia e aprendizagem:
5.1. Conhecer e aprofundar outras linguagens de programação existentes.
5.2. Autonomia para ultrapassar dificuldades inerentes a novos problemas

O principal objetivo é a criação de bases sólidas de conhecimentos matemáticos, como os conceitos de função, derivada e integral, promovendo o raciocínio lógico e metódico, indispensável a todo o engenheiro para fazer face aos desafios que lhe possam surgir. No final da unidade curricular o estudante possuirá as seguintes competências: – capacidade para interpretar e equacionar matematicamente problemas reais, utilizando os conceitos de funções, derivadas e integrais; – capacidade para selecionar e aplicar corretamente as ferramentas matemáticas disponíveis para a resolução desses problemas; – capacidade para interpretar e analisar criticamente os resultados obtidos.

Descrever e analisar os mais recentes desenvolvimentos em hardware e software e discutir do seu impacte; Proporcionar conceitos válidos e de longa duração sobre sistemas e tecnologias de informação que possam ser aplicados nas futuras carreiras profissionais.

UNIDADES CURRICULARES ECTS

O objectivo principal é sensibilizar e preparar os alunos para o desenvolvimento adequado da actividade de análise de sistemas, fornecendo conhecimento e práticas sobre abordagens, técnicas e ferramentas, que possam facilitar e suportar o desempenho profissional de Análise de Sistemas (no contexto dos computadores e do digital.

As aulas teóricas proporcionarão conhecimento e pistas que permitirão realizar os exercícios das aulas práticas, assim como o trabalho autónomo de projeto. As práticas, organizadas em atividades, orientaram o aluno na busca e sistematização de conhecimento.No final do semestre o aluno deverá ser capaz de produzir um documento de requisitos de sistema de informação, que enquadre e justifique a necessidade de um novo sistema, as mais-valias a atingir, e que defina e especifique os requisitos funcionais e não funcionais do sistema. Para tal, deve escolher de forma consciente uma determinada abordagem e as ferramentas que concretizam essa abordagem.

O objetivo principal da disciplina de Eletrónica Aplicada é o de fornecer ao aluno um conhecimento introdutório sobre a teoria das redes elétricas, e dotar o aluno de um conhecimento geral sobre as bases dos sistemas eletrónicos da tecnologia atual, bem como uma prática laboratorial sólida que permite adquirir conhecimento sobre os aparelhos de medida fundamentais e sobre o funcionamento real dos circuitos elétricos e eletrónicos.

A aleatoriedade e a incerteza são características comuns a muitos fenómenos com os quais é preciso lidar em Engenharia. Nesse contexto, torna-se indispensável a definição de métodos e modelos que permitam compreender e inferir o comportamento de variáveis aleatórias. Nesse âmbito, constituem objetivos da unidade curricular a introdução e o desenvolvimento de conhecimentos e técnicas de recolha e análise de dados e de inferência necessárias à modelação de variáveis aleatórias. No final da unidade o aluno fica com competências específicas que lhe permitem descrever, analisar e estabelecer conclusões sobre dados uni e bi-variados, calcular probabilidades de acontecimentos simples e compostos, conhecer e usar os principais modelos teóricos de distribuição de probabilidades, estimar parâmetros e testar hipóteses.

A Matemática II, disciplina de formação de base de qualquer curso de Engenharia, surge como complemento à Matemática I, com o objetivo de aprofundar alguns conhecimentos matemáticos anteriormente abordados. Pretende-se assim fornecer ferramentas matemáticas mais avançadas, criando bases sólidas de conhecimentos matemáticos, como os conceitos de função, derivada e integral, e equação diferencial. Pretende-se também promover o raciocínio lógico e metódico, que nos nossos dias é indispensável a todo o engenheiro para fazer face aos desafios que lhe possam surgir. No final desta unidade curricular o aluno deverá ser capaz de: – Interpretar e equacionar matematicamente problemas reais, utilizando os conceitos de integrais e equações diferenciais; – Selecionar e aplicar corretamente as ferramentas matemáticas disponíveis para a resolução desses problemas; – Interpretar e analisar criticamente os resultados obtidos.

A escolher entre Língua Estrangeira e Constituição Prtuguesa e União Europeia ou outras definidas anualmente pelo órgão competente da Faculdade.

UNIDADES CURRICULARES ECTS

Competências (Descritores Dublin):

  1. Conhecimento e compreensão:
    1.1. Noção de algoritmo (ALG): descrição, implementação e análise utilizando diversas notações
    1.2. Compreensão de ALG e estruturas de dados (ED) em projetos de software e na resolução de problemas concretos
  1. Aplicação de conhecimento e compreensão:
    2.1. Aplicar ED lineares e genéricas como arrays e listas ligadas.
    2.2. Aplicar ALG em conjunto com ED e tipos abstratos de dados (TAD), como pilhas e filas.
    2.3. Utilizar a linguagem de programação C na implementação de ALG e ED.
  1. Avaliação/tomada de decisões:
    3.1. Escolha das ED e ALG adequados para a resolução de problemas e/ou projetos de software.
  1. Comunicação:
    4.1. Descrever um ALG dominando representações abstratas de algoritmos.
    4.2. Trabalhar em grupo.
    4.3. Argumentar oralmente e por escrito.
  1. Autonomia e aprendizagem:
    5.1. Conhecer e aprofundar outras técnicas algorítmicas existentes.
    5.2. Autonomia para ultrapassar dificuldades inerentes a novos problemas


O principal objetivo da Análise Numérica é determinar soluções aproximadas de problemas matemáticos complexos usando apenas as operações mais simples da aritmética. Procura-se nesta unidade curricular apresentar diferentes metodologias que possam ser aplicadas na resolução de problemas da engenharia, procurando desenvolver, no aluno, o espírito crítico e de análise dos resultados obtidos de forma a estabelecer o grau de confiança nos mesmos.

1-Estudar a representação interna dum computador.

2-Apresentar os componentes básicos dum computador com ênfase na estrutura do processador e no ciclo de instrução.

3-Conhecer as funções básicas dos conjuntos de instruções dos processadores.

4-Programar um processador usando o conjunto de instruções de uma arquitetura.

5-Evidenciar a relação existente entre as linguagens de baixo nível e de alto nível: compilação e interpretação.

6-Analisar técnicas de aumento de desempenho como o “pipelinning” e “caches”.

7-Identificar os mecanismos de I/O de baixo nível usados pelo processador.

Esta unidade curricular pretende que os alunos consigam compreender e expressar-se algoritmicamente através da linguagem de programação C. Inicialmente os conceitos básicos da linguagem são introduzidos (cf. tipos de dados, operadores e expressões, estruturas de controlo, estruturação de funções, vetores, estruturas, apontadores e gestão de memória, etc.) de modo a que os alunos consigam analisar, compreender e desenvolver programas em C. Posteriormente, pretende-se que os alunos dominem a implementação de estruturas de dados lineares com recurso a apontadores (cf. pilhas, listas ligadas, etc.) e ficheiros (cf. texto e binários), bem como de mecanismos vulgarmente utilizadas na modelização e desenvolvimento de soluções concretas em C. Os alunos deverão ser capazes de compreender fluentemente qualquer programa em C e utilizar todas as potencialidades da linguagem para definir estruturas de dados e desenvolver os algoritmos necessários à resolução de múltiplos problemas de programação.

A disciplina de Sistemas Digitais tem como objetivo fundamental disponibilizar ao aluno o conhecimento e os métodos essenciais à análise e projeto físico de computadores, com uma ênfase nos seus blocos funcionais que se baseiam em circuitos eletrónicos digitais. Pretende-se preparar o aluno para a realização da síntese, minimização e implementação dos circuitos lógicos combinatórios e sequenciais que são utilizados nos subsistemas digitais.

UNIDADES CURRICULARES ECTS

Competências (Descritores Dublin):

  1. Conhecimento e compreensão:

1.1. Noção de algoritmos (ALG) e estruturas de dados (ED) de pesquisa e de grafos

1.2. Compreensão desses ALG e estruturas de dados (ED) em projetos de software e na resolução de problemas concretos

  1. Aplicação de conhecimento e compreensão:

2.1. Aplicar ALG e ED de pesquisa e de grafos

2.2. Utilizar a linguagem de programação Java na implementação de ALG e ED.

  1. Avaliação/tomada de decisões:

3.1. Escolha das ED e ALG adequados para a resolução de problemas e/ou projetos de software.

  1. Comunicação:

4.1. Descrever um ALG dominando representações abstratas de algoritmos.

4.2. Trabalhar em grupo.

4.3. Argumentar oralmente e por escrito.

  1. Autonomia e aprendizagem:

5.1. Conhecer e aprofundar outras técnicas algorítmicas existentes.

5.2. Autonomia para ultrapassar dificuldades inerentes a novos problemas.


Conhecer e aplicar soluções de forma a resolver problemas típicos das aplicações ubíquas e sensoriais, atingindo uma solução satisfatória ou óptima do problema.

No final da unidade curricular de Investigação Operacional (IO), os alunos deverão possuir competências específicas que lhes permitam: formular Modelos de Programação Linear; Resolver Graficamente Problemas de Programação Linear; Usar o Método do Simplex; Entender a Dualidade em Programação Linear.

Conhecer a estrutura e operação do sistema operativo. Conhecer a programação multi-processo e multi-tarefa. Programar em linguagem C, em ambiente GNU/LINUX, utilizando a interface de chamadas ao sistema POSIX. Estudar diferentes mecanismos de comunicação entre processos. Conhecer os mecanismos do SO para coordenação entre processos e tarefas. Programação de problemas clássicos de coordenação entre processos e tarefas. Conhecer os mecanismos de gestão da memória num sistema operativo moderno. Conhecer a implementação de sistemas de ficheiros. Conhecer os mecanismos de Entrada e Saída do sistema operativo.

UNIDADES CURRICULARES ECTS

Esta unidade curricular tem os seguintes objetivos de aprendizagem:

  • Conhecer a arquitetura clássica de um SGBD, identificando os seus componentes
  • Analisar e desenhar logicamente modelos de bases de dados, utilizando o modelo ER
  • Desenhar e otimizar fisicamente modelos de bases de dados
  • Utilizar a Álgebra Relacional como linguagem de consultas
  • Escrever consultas em SQL
  • Compreender as estruturas de armazenamento, e otimizar índices
  • Compreender as implicações do controlo de concorrência
  • Adequar os acessos SQL para minimizar problemas de concorrência
  • Compreender a recuperação

 

O objetivo da unidade curricular consiste em fornecer ao aluno as noções fundamentais da programação recorrendo a implementação de diversas e diferentes aplicações Web. Estas serão implementadas usando uma linguagem de programação definida pelo Docente. Esta linguagem irá permitir ao aluno ambientar-se com a sintaxe e métodos subjacentes às aplicações Web. O conjunto dos aspetos teórico-práticos da programação Web serão suportados através de projetos de software. As aplicações WEB serão suportadas por bases de dados e o desenvolvimento das mesmas até à interface com o utilizador. 

Fundamentos, modelos e ferramentas de engenharia de software utilizados na definição, gestão, desenvolvimento e avaliação de sistemas de software.

A unidade curricular de Multimédia I tem como objetivo principal fornecer ao aluno o conhecimento sobre as aplicações multimédia existentes e as tecnologias que as suportam, bem como os métodos e as ferramentas necessárias ao seu desenvolvimento. Pretende-se identificar com clareza os princípios fundamentais e as questões envolvidas no desenvolvimento de aplicações multimédia abrangendo a digitalização, a interactividade, as fases do projecto multimédia, as ferramentas de autoria multimédia e os formatos de representação de texto, gráficos, imagens, áudio, vídeo e animação.

Compreender as redes de telecomunicações com base no modelo OSI. Estudo de conceitos de comunicação de dados associados aos níveis físicos e de ligação de dados do modelo OSI. Estudo aprofundado de redes de área local com ênfase na Ethernet. Planeamento, configuração, teste e depuração de erros em topologias de rede local avançadas (protocolos 802.1Q, GVRP, VTP). Configuração redes de computadores em laboratório usando equipamentos normalizados e simuladores.

UNIDADES CURRICULARES ECTS
  1. Conhecimento e capacidade de compreensão: • Criar um plano de projeto em Gestão de Projetos. • Planear e controlar as fases do Projeto e as tarefas de cada elemento da equipa. • Determinar os riscos do Projeto e realizar planos de contingência. • Definir os critérios e garantir o controlo da qualidade. 2. Aplicação de conhecimentos e compreensão: • Proporcionar aos alunos o aprofundamento e a capacitação na área de Gestão de Projetos, de acordo com a norma do PMI (Project Management Institute) difundida pela publicação PMBOK (Guide to Project Management Body of Knowledge). • Desenvolver competências adequadas à atividade de gestão de Projetos. • Preparar os alunos que devem estar munidos de conhecimentos aprofundados em Gestão de Projetos que lhes permitam desenvolver a sua atividade profissional.

Esta disciplina de tem como objetivo principal o aprofundamento das várias questões associadas à representação multimédia que foram introduzidas na disciplina de Multimédia I. Assim, o seu conteúdo pretende fornecer ao aluno os fundamentos teóricos da compressão, um panorama das várias técnicas de compressão multimédia existentes e uma análise aprofundada dos métodos e normas de codificação de áudio, vídeo e imagem mais importantes, incluindo as normas JPEG e MPEG.

A definir anualmente pelo órgão competente da Faculdade.

Compreender as redes de telecomunicações com base no modelo OSI com ênfase nos níveis de rede, transporte e de aplicação. Breve introdução à segurança em redes de computadores. Simulação e configuração de protocolos de encaminhamento, gestão da congestão e qualidade de serviço em laboratório. Programação de aplicações em rede usando “Berkeley Sockets” em ambiente GNU/LINUX.

Compreender as redes de telecomunicações com base no modelo OSI com ênfase nos níveis de rede, transporte e de aplicação. Breve introdução à segurança em redes de computadores. Simulação e configuração de protocolos de encaminhamento, gestão da congestão e qualidade de serviço em laboratório. Programação de aplicações em rede usando “Berkeley Sockets” em ambiente GNU/LINUX.

* A conclusão, com aproveitamento, de todas as unidades curriculares que integram o plano de estudos do 1º ciclo (180 ECTS)  confere o grau de licenciado.

COORDENAÇÃO DO CURSO

Prof. Doutor Nuno Magalhães Ribeiro

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INTERCÂMBIO / ESTUDAR NO ESTRANGEIRO

Os alunos da Universidade Fernando Pessoa (UFP) que cumpram os critérios de elegibilidade dispõem da possibilidade de realizar períodos de estudo e/ou de estágio em mobilidade internacional.

Os períodos de estudo em mobilidade internacional de estudantes são realizados em instituições de ensino superior fora de Portugal, com as quais a UFP mantém acordos de intercâmbio de estudantes, ao abrigo do Programa Erasmus+ (no espaço Europeu) ou de outros acordos bilaterais de intercâmbio existentes.

Informação sobre programas de mobilidade/intercâmbio estão disponíveis através do Gabinete de Relações Internacionais (ligação).

CANDIDATURAS E TAXAS ESCOLARES

1.ª FASE* (REGIME GERAL E UNIÃO EUROPEIA)
CANDIDATURAS: 01 MAI – 14 AGO 2018
AFIXAÇÃO DOS RESULTADOS: 17 AGO 2018
MATRÍCULAS: 20 AGO – 07 SET 2018

2.ª FASE* (REGIME GERAL E UNIÃO EUROPEIA – VAGAS EVENTUALMENTE SOBRANTES**)
CANDIDATURAS: 11 – 18 SET 2018
AFIXAÇÃO DOS RESULTADOS: 20 SET 2018
MATRÍCULAS: 20 SET – 26 SET 2018

RECEÇÃO AOS NOVOS ALUNOS E INÍCIO DO ANO LETIVO:  17 SET. 2018

* Não dispensa a consulta do Cronograma de Ingresso (PDF)
** O Mestrado Integrado em Medicina Dentária não dispõe de vagas para candidaturas de 2ª fase 2018/19

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VISITE O CAMPUS UNIVERSITÁRIO

Venha conhecer a Universidade Fernando Pessoa. Visite as bibliotecas, laboratórios e espaços do campus UFP.
Desfrute dos espaços verdes e tire uma foto ao pé da estátua do nosso Patrono, Fernando Pessoa.



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  • ANTIGOS ALUNOS

    O Antigo Aluno Nuno Pinto é, desde 2009, IT Team Leader na Sonae Arauco, um dos maiores produtores mundiais de painéis derivados de madeira.

     

    (SONAEARAUCO.COM)

  • ANTIGOS ALUNOS

    O Antigo Aluno Ciro Miranda é, atualmente, Head of Site Reliability Engineering na Jumia Travel, agência de viagens online, considerada a número 1 do continente africano.

     

    (FACEBOOK – CIRO MIRANDA)