SOBRE O CURSO

Resultado do processo de renovação da acreditação pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES):
Decisão: Acreditado
Data de publicação da decisão: 11-12-2020
Deliberação da A3ES: ligação e Guião
Vigência da acreditação: 31/07/2025

Regime/Horário: Diurno
Número máximo de admissões: 20

Número de vagas em oferta para a 2.ª fase de candidaturas: 16

 

O Mestrado em Ação humanitária, Cooperação e Desenvolvimento (HACD) prepara profissionais ou futuros profissionais para lidar com respostas humanitárias. É um programa internacional, que tem vários anos de experiência e conta com profissionais especializados, tanto professores como convidados civis e militares.

As emergências humanitárias acontecem em diferentes tipos de situações, que são mais frequentemente situações de conflito, mas podem ser igualmente de catástrofes naturais, ou ainda problemas de emergências em saúde ou de riscos para específicos para a segurança.

A resposta a estas situações opta por uma abordagem humanista e por estratégias específicas, nomeadamente: a promoção da saúde e do bem-estar essencial da pessoa, a preparação para situações de desastres e de riscos para a segurança, a análise e a prevenção de crises internacionais e internas. A organização é o ponto essencial, e por isso é preciso saber fazer o planeamento de situações de emergência, saber coordenar e saber conviver entre os vários operadores da emergência para o fornecimento de serviços humanitários, conhecer as ferramentas de logísticas e de apoio à gestão, e as formas de avaliação pós-emergência e de desenvolvimento pós-crise.

Dados sobre empregabilidade e sucesso escolar: PDF

 

Vídeo da Comunicação do Comissário Europeu para a Ação Humanitária, para o Congresso Internacional de Ação Humanitária e Cooperação para o Desenvolvimento, realizado na UFP.

PLANO DE ESTUDOS

2º Ciclo (Mestrado) · 3 semestres · 90 ECTS

Novo plano de estudos a vigorar a partir de 2021/2022, conforme Despacho n.º 5575/2021, DR 2ª série n.º 108, de 4 de junho

Plano de estudos em funcionamento em 2020/2021, conforme Despacho n.º 12246/2013, DR 2ª série n.º 185, de 25 de setembro

Área científica predominante: Ciências sociais e do comportamento

Coordenação

Coordenação: Prof. Doutor João Casqueira


Para mais informações, preencha e envie o formulário para ser contactado:



CandidatoProfissionalOutro


PortugalPaís UEOutro País













Intercâmbio Erasmus+

Os alunos da Universidade Fernando Pessoa (UFP) que cumpram os critérios de elegibilidade dispõem da possibilidade de realizar períodos de estudo e/ou de estágio em mobilidade internacional.

Os períodos de estudo em mobilidade internacional de estudantes são realizados em instituições de ensino superior fora de Portugal com as quais a UFP mantém acordos de intercâmbio de estudantes ao abrigo do Programa Erasmus+ (no espaço Europeu), ou de outros acordos bilaterais de intercâmbio existentes.

Informação sobre programas de mobilidade/intercâmbio estão disponíveis através do Gabinete de Relações Internacionais (ligação).

Condições de Candidatura

O Mestrado HACD é recomendado aos candidatos que já trabalham ou que têm a intenção de trabalhar nas áreas relacionadas com a prevenção de riscos humanitários e a sua gestão, nas ONG com serviços de ajuda humanitária ou serviços conexos, nas organizações internacionais, na agências de promoção do desenvolvimento e da defesa dos direitos humanos, ou nas organizações civis ou militares em operações de paz em zonas de conflito.

O curso é também muito apropriado para as organizações interessadas nas questões da vulnerabilidade e de erradicação da pobreza, no planeamento e na gestão de riscos que envolvem certas populações (e.g. crianças), na resolução de conflitos étnicos e religiosos, na proteção contra a violência e contra o tráfico de pessoas, bem como para os profissionais dos meios de comunicação, e para os decisores associados aos processos políticos (e.g. monitorização dos processos eleitorais).

O programa é projetado para responder as exigências do mercado de trabalho. Destina-se a transmitir aos candidatos, de forma bastante prática, as competências e os saberes que permitirão gerir tanto os aspetos estratégicos como os assuntos mais práticos de execução das questões humanitárias, no sector público como no sector privado.

2ª FASE DE CANDIDATURAS
16 a 27 de agosto de 2021

Não dispensa a consulta do Cronograma de Ingresso 2021/22 (PDF)

CONDIÇÕES ESPECIFÍCAS DE INGRESSO

Consulte a informação sobre Condições de Candidatura aos Mestrados (2º Ciclo).

TAXAS ESCOLARES

TAXAS ESCOLARES – MESTRADOS 2021/22

Consulte o documento de Taxas Escolares adequado ao seu caso.

 

VER TAXAS