SOBRE O CURSO

Resultado do processo de acreditação pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES):
Decisão: Acreditado
N.º de anos de acreditação: 6
Data de publicação da decisão: 22/09/2022
Prazo de vigência da acreditação: 31/07/2027
Deliberação da A3ES: NCE/20/2001039

Relatório de autoavaliação:  RAA-NCE/20/2001039


Regime: Maioritariamente online; sendo necessário assistir presencialmente a cinco por cento das sessões (incluindo a apresentação e defesa do Trabalho de projeto).
Número máximo de admissões: 30



APRESENTAÇÃO

O mestrado em Ação Humanitária, Cooperação e Desenvolvimento (MHACD) é um programa de mestrado totalmente reconhecido pelo Ministério do Ensino Superior de Portugal, e foi também acreditado pela Agência do Ensino Superior de Portugal.
O programa de estudos decorre durante dois semestres académicos, completados por um último semestre para a elaboração de um Trabalho de projeto. O mestrado é ministrado sobretudo em regime de ensino à distância, mas os estudantes têm de assistir presencialmente a cinco por cento das sessões (incluindo a apresentação e defesa do Trabalho de projeto). O MHACD utiliza modernas plataformas e ferramentas de ensino à distância (CANVAS, Zoom, Google Meeting). Os estudantes têm assim acesso a todos os seus recursos, e podem comunicar com os docentes a partir de qualquer parte do mundo. Uma equipa técnica de apoio à aprendizagem online, oferece uma assistência permanente e rápida aos estudantes do ensino à distância.

LÍNGUA DE LECIONAÇÃO
A língua de instrução no MHACD é o Inglês.

OBJETIVOS
O programa MHACD fornece competências especializadas e conhecimentos sobre Ação Humanitária, Cooperação e Desenvolvimento. Ao completar o programa, o estudante adquire uma compreensão profunda das questões humanitárias regionais, nacionais e internacionais a acontecer no mundo de hoje. Com esta formação avançada, pode esperar iniciar a sua carreira no campo da ação humanitária. Se já trabalha (em organizações internacionais, por exemplo), pode fazer avançar as suas realizações profissionais nesta área. O programa  MHACD é igualmente útil para todos aqueles que já são especialistas nas suas áreas bem como para profissionais em início de carreira.
Existe uma ausência quase total de formações avançadas online reconhecidas neste campo no espaço europeu. Assim, a Universidade Fernando Pessoa potencia, pela primeira vez, a sua longa experiência e as suas parcerias com ONG humanitárias para desenvolver este programa sem paralelo, com metodologias flexíveis e ferramentas de aprendizagem de última geração.

ÁREAS DE PESQUISA
O campo da Ação Humanitária, Cooperação, e Desenvolvimento é um universo científico por si só e está em constante evolução.
O programa MHACD é inovador em muitos aspetos e, mais especificamente, nos métodos e conteúdos de ensino:

  • Em primeiro lugar, nas áreas clássicas ou básicas, transmite uma riqueza de conhecimentos sobre as componentes essenciais e operacionais da ação humanitária no plano mundial sobre os seguintes tópicos: os fundamentos da Ação Humanitária e o ciclo de projeto no trabalho humanitário; os standards básicos sobre saúde e desenvolvimento; a gestão de missões de ONG e o trabalho de campo; a gestão de catástrofes; as agências e os indicadores da cooperação internacional para o desenvolvimento; o apoio a populações vulneráveis, refugiados e migrantes forçados em geral; os padrões aplicáveis em direito internacional humanitário;
  • Em segundo lugar, o mestrado permite tirar partido da aprendizagem através do uso das novas tecnológicas no campo da Ação Humanitária. O ensino à distância torna o processo de aprendizagem (ou reciclagem profissional) mais fácil e mais conveniente (novas possibilidades de comunicação, aplicações e ferramentas em linha, etc.);
  • Em terceiro lugar, enquanto mestrando, será convidado a juntar-se a uma equipa de projeto, e a completar o seu Trabalho de projeto final (60 a 80 páginas) sobre um tema de aplicabilidade prática, sob a supervisão de um dos docentes da equipa. O trabalho final (Trabalho de projeto) deverá ser apresentado presencialmente na Universidade Fernando Pessoa, no Porto, em Portugal.

ORGANIZAÇÃO DOS ESTUDOS
O programa MHACD é ministrado sobretudo em ensino à distância. Há três tipos de recursos especializados que os estudantes podem utilizar para cada disciplina: vídeos de aulas gravadas; aulas online síncronas (encontro online entre os professores e os estudantes); e trabalhos remetidos através da plataforma online.
Cada disciplina, também chamada unidade curricular (consultar plano de estudos), cobre um semestre e inclui três módulos, por sua vez subdivididos num máximo de cinco tópicos (para facilitar o processo de aprendizagem).

As tarefas que cada estudante terá de completar podem incluir pequenos trabalhos de investigação, relatórios de leituras ou e-portfolios, participação em fóruns de discussão, trabalho colaborativo (com outros estudantes), ou apresentações orais.
Os professores asseguram um feedback regular sobre o progresso académico, aconselham e guiam cada estudante no seu percurso educativo e na melhoria dos seus níveis de desempenho e competências.

PLANO DE ESTUDOS

2º Ciclo (Mestrado) · 3 semestres · 90 ECTS
Conforme Despacho n.º 9025/2021, DR 2.ª série n.º177, de 10 de setembro 

Área científica predominante: Ciências sociais e do comportamento

Coordenação

Coordenação: Prof. Doutor João Casqueira


Para mais informações, preencha e envie o formulário para ser contactado:



CandidatoProfissionalOutro


PortugalPaís UEOutro País













Intercâmbio Erasmus+

Os alunos da Universidade Fernando Pessoa (UFP) que cumpram os critérios de elegibilidade dispõem da possibilidade de realizar períodos de estudo e/ou de estágio em mobilidade internacional.

Os períodos de estudo em mobilidade internacional de estudantes são realizados em instituições de ensino superior fora de Portugal com as quais a UFP mantém acordos de intercâmbio de estudantes ao abrigo do Programa Erasmus+ (no espaço Europeu), ou de outros acordos bilaterais de intercâmbio existentes.

Informação sobre programas de mobilidade/intercâmbio estão disponíveis através do Gabinete de Relações Internacionais (ligação).

Condições de Candidatura

1.ª FASE DE CANDIDATURAS
a definir

Não dispensa a consulta do Cronograma de Ingresso 2022/23 (PDF)

CONDIÇÕES ESPECIFÍCAS DE INGRESSO
Consulte a informação sobre Condições de Candidatura aos Mestrados (2º Ciclo).

TAXAS ESCOLARES

TAXAS ESCOLARES – MESTRADOS 2021/22

Consulte o documento de Taxas Escolares adequado ao seu caso.

 

VER TAXAS