SOBRE O CURSO

Resultado do processo de acreditação pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES):
Decisão: Acreditado
Data de publicação da decisão: 01-06-2016
Deliberação da A3ES: ligação e Guião
Vigência da acreditação: 31/07/2021
Estado atual: A aguardar resultado do pedido de renovação da acreditação ACEF/2021/0902037 (nos termos do artigo 40.º do Regulamento n.º 392/2013, da A3ES)

Regime/Horário: Diurno
Número máximo de admissões: 40

Número de vagas em oferta para a 2.ª fase de candidaturas: 32



O mestrado em Ciências da Educação: Educação Especial tem a duração de dois anos letivos e está organizado em 4 semestres, fazendo uma gestão equilibrada entre saberes e práticas que visam promover a aquisição/ aprofundamento de conhecimentos e o desenvolvimento/ aprimoramento de competências no domínio das Ciências da Educação, mais especificamente na área da educação especial.

O principal objetivo deste ciclo de estudos é o de preparar docentes ou outros profissionais ligados à área da educação para o exercício de funções em agrupamento de escolas ou escolas não agrupadas e em instituições particulares ou públicas de apoio à população em situação de desvantagem, com competências de análise crítica, de intervenção, de consultoria e de formação, supervisão e avaliação na área das ciências da educação em geral e da educação especial em particular.

Este curso tem como principais objetivos formar especialistas com conhecimentos teóricos e práticos, cujas metodologias e técnicas proporcionem bases sólidas para uma intervenção e investigação no campo educativo em função dos alunos com NEE nos diferentes Domínios. Em particular visa proporcionar aos mestrandos:

  • A aquisição de conhecimentos e competências científicas que permitam criar condições facilitadoras do desenvolvimento da criança com incapacidade ou em risco de atraso grave de desenvolvimento, promovendo a sua funcionalidade e participação nos diversos contextos de vida.
  • A capacidade de potenciar a melhoria das interações familiares e o reforço das competências familiares como suporte da sua progressiva capacitação e autonomia, face à problemática da incapacidade.

Estes objetivos concretizam-se em duas vertentes: Profissional e Académica.

Dados sobre empregabilidade e sucesso escolar: PDF

PLANO DE ESTUDOS

2º Ciclo (Mestrado) · 4 semestres · 120 ECTS
Conforme Despacho n.º 12170/2013, DR 2ª série n.º 184, de 24 de setembro

Área científica predominante: Ciências da Educação

RAMO: DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR

RAMO: DOMÍNIO DA INTERVENÇÃO PRECOCE NA INFÂNCIA

 

 

TODOS OS PLANOS DE ESTUDOS (PDF)

 

Coordenação

Coordenação: Profª. Doutora Fátima Coelho • Profª. Doutora Luísa Saavedra • Profª. Doutora Susana Marinho


Para mais informações, preencha e envie o formulário para ser contactado:



CandidatoProfissionalOutro


PortugalPaís UEOutro País













Intercâmbio Erasmus+

Os alunos da Universidade Fernando Pessoa (UFP) que cumpram os critérios de elegibilidade dispõem da possibilidade de realizar períodos de estudo e/ou de estágio em mobilidade internacional.

Os períodos de estudo em mobilidade internacional de estudantes são realizados em instituições de ensino superior fora de Portugal com as quais a UFP mantém acordos de intercâmbio de estudantes ao abrigo do Programa Erasmus+ (no espaço Europeu), ou de outros acordos bilaterais de intercâmbio existentes.

Informação sobre programas de mobilidade/intercâmbio estão disponíveis através do Gabinete de Relações Internacionais (ligação).

Condições de Candidatura

2ª FASE DE CANDIDATURAS
16 a 27 de agosto de 2021

Não dispensa a consulta do Cronograma de Ingresso 2021/22 (PDF)

CONDIÇÕES ESPECIFÍCAS DE INGRESSO

Consulte a informação sobre Condições de Candidatura aos Mestrados (2º Ciclo).

TAXAS ESCOLARES

TAXAS ESCOLARES – MESTRADOS 2021/22

Consulte o documento de Taxas Escolares adequado ao seu caso.

 

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