SOBRE O CURSO

Resultado do processo de acreditação pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES)
Decisão: Acreditado
N.º de anos de acreditação: 3
Data de publicação da decisão: 12/10/2023
Prazo de vigência da acreditação: 31/07/2027*
Deliberação da A3ES
Relatório de autoavaliação

* Por referência à data de comunicação da decisão da A3ES à UFP.


Regime/Horário: Diurno
Número máximo de admissões: 40


O mestrado em Ciências da Educação: Educação Especial tem a duração de dois anos letivos e está organizado em 4 semestres, fazendo uma gestão equilibrada entre saberes e práticas que visam promover a aquisição/ aprofundamento de conhecimentos e o desenvolvimento/ aprimoramento de competências no domínio das Ciências da Educação, mais especificamente na área da educação especial.

O principal objetivo deste ciclo de estudos é o de preparar docentes ou outros profissionais ligados à área da educação para o exercício de funções em agrupamento de escolas ou escolas não agrupadas e em instituições particulares ou públicas de apoio à população em situação de desvantagem, com competências de análise crítica, de intervenção, de consultoria e de formação, supervisão e avaliação na área das ciências da educação em geral e da educação especial em particular.

Este curso tem como principais objetivos formar especialistas com conhecimentos teóricos e práticos, cujas metodologias e técnicas proporcionem bases sólidas para uma intervenção e investigação no campo educativo em função dos alunos com NEE nos diferentes Domínios. Em particular visa proporcionar aos mestrandos:
• A aquisição de conhecimentos e competências científicas que permitam criar condições facilitadoras do desenvolvimento da criança com incapacidade ou em risco de atraso grave de desenvolvimento, promovendo a sua funcionalidade e participação nos diversos contextos de vida.
• A capacidade de potenciar a melhoria das interações familiares e o reforço das competências familiares como suporte da sua progressiva capacitação e autonomia, face à problemática da incapacidade.

Estes objetivos concretizam-se em duas vertentes: Profissional e Académica.

NOTA: Este curso não é profissionalizante e não confere habilitação para a docência. Está reconhecido para efeitos de progressão na carreira dos Docentes dos Estabelecimentos Públicos, ao abrigo da Portaria n.º 322/2008, de 30 de abril.

PLANO DE ESTUDOS

2º Ciclo (Mestrado) · 4 semestres · 120 ECTS
Conforme Registo n.º R/A-Cr 98/2010/AL01
Área científica: Ciências da Educação

Ramo: Domínio cognitivo e motor

1º Ano • 1º Semestre

UNIDADE CURRICULAR ECTS
Psicologia da aprendizagem e dimensão social 6
Políticas, práticas e modelos de educação inclusiva 6
Parentalidade e Inclusão 4
Opção I (escolher 1):
• Lideranças inclusivas: dinâmicas de trabalho em equipa e racionalização de recursos
• Mediação e resolução de conflitos
• Modelos de intervenção na perturbação do espectro do autismo
• Multideficiência e surdo-cegueira
• Programas de promoção cognitiva para crianças com necessidades específicas
4
Metodologia da investigação científica I 6
As TIC aplicadas à educação inclusiva 4

1º Ano • 2º Semestre

UNIDADE CURRICULAR ECTS
Teorias psicossociais e reabilitativas 4
Perturbações específicas da aprendizagem 6
Opção II (escolher 1):
• Lideranças inclusivas: dinâmicas de trabalho em equipa e racionalização de recursos
• Mediação e resolução de conflitos
• Modelos de intervenção na perturbação do espectro do autismo
• Multideficiência e surdo-cegueira
• Programas de promoção cognitiva para crianças com necessidades específicas
4
Metodologia da investigação científica II 6
Educação inclusiva: avaliação, programação e intervenção 6
Comportamento adaptativo e atividade motora adaptada 4

2º Ano • Anual

UNIDADE CURRICULAR ECTS
Dissertação 60

 

Ramo: Domínio da intervenção precoce na infância

1º Ano • 1º Semestre

UNIDADE CURRICULAR ECTS
Metodologia da investigação científica I 6
As TIC aplicadas à educação inclusiva 4
Psicologia da aprendizagem e dimensão social 6
Políticas, práticas e modelos de educação inclusiva 6
Parentalidade e Inclusão 4
Opção I (escolher 1):
• Lideranças inclusivas: dinâmicas de trabalho em equipa e racionalização de recursos
• Mediação e resolução de conflitos
• Modelos de intervenção na perturbação do espectro do autismo
• Multideficiência e surdo-cegueira
• Programas de promoção cognitiva para crianças com necessidades específicas
4

1º Ano • 2º Semestre

UNIDADE CURRICULAR ECTS
Perspetivas legais e sociais de crianças em risco 6
Modelos e práticas de intervenção precoce 8
Metodologia da investigação científica II 6
Desenvolvimento típico e atípico em crianças dos 0 aos 6 anos 6
Opção II (escolher 1):
• Lideranças inclusivas: dinâmicas de trabalho em equipa e racionalização de recursos
• Mediação e resolução de conflitos
• Modelos de intervenção na perturbação do espectro do autismo
• Multideficiência e surdo-cegueira
• Programas de promoção cognitiva para crianças com necessidades específicas
4

2º Ano • Anual

UNIDADE CURRICULAR ECTS
Dissertação 60


PLANO DE ESTUDOS

Coordenação


Prof.ª Doutora Fátima Coelho
Prof.ª Doutora Luísa Saavedra

coord.2c.ce-ee@ufp.edu.pt


Solicite informações sobre o curso:









Intercâmbio Erasmus+

Os alunos da Universidade Fernando Pessoa (UFP) que cumpram os critérios de elegibilidade dispõem da possibilidade de realizar períodos de estudo e/ou de estágio em mobilidade internacional.

Os períodos de estudo em mobilidade internacional de estudantes são realizados em instituições de ensino superior fora de Portugal com as quais a UFP mantém acordos de intercâmbio de estudantes ao abrigo do Programa Erasmus+ (no espaço Europeu), ou de outros acordos bilaterais de intercâmbio existentes.

Informação sobre programas de mobilidade / intercâmbio estão disponíveis através do Gabinete de Relações Internacionais (ligação).

Condições de Candidatura

Antes de avançar com a candidatura, consulte o detalhe completo das Condições de Candidatura, onde encontrará informação sobre os requisitos académicos e documentação necessária. Na mesma página, poderá verificar o Cronograma com prazos para submissão, o processo de Submissão da Candidatura, os passos para a Matrícula, eventuais Observações relevantes e o número de Vagas disponíveis. Tudo está organizado de forma clara para te orientar em cada etapa do processo.

Ir para “Condições de Candidatura

Preçário

Para além das condições de candidatura, é igualmente importante consultar as Informações sobre Taxas, Propinas e Emolumentos aplicáveis aos cursos de mestrado. Nesta página, encontrará uma secção dedicada aos valores de propinas para mestrados, bem como outras informações relevantes sobre creditações, emolumentos e taxas associadas a diferentes serviços académicos.

Consultar “Taxas, Propinas e Emolumentos

Empregabilidade & Sucesso Escolar

Para ajudar a compreender melhor os resultados académicos e a inserção profissional dos diplomados da UFP, está disponível o relatório mais recente sobre Empregabilidade e Sucesso Escolar. Neste documento encontra dados concretos sobre as taxas de empregabilidade dos diplomados de mestrado e outros ciclos de estudos, bem como as taxas de sucesso escolar no ano letivo 2023/24.

Relatório de Empregabilidade e Sucesso Escolar (PDF)