SOBRE O CURSO
Resultado do processo de acreditação pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES)
Decisão: Acreditado
N.º de anos de acreditação: 3
Data de publicação da decisão: 12/10/2023
Prazo de vigência da acreditação: 31/07/2027*
Deliberação da A3ES
Relatório de autoavaliação
* Por referência à data de comunicação da decisão da A3ES à UFP.
Regime/Horário: Diurno
Número máximo de admissões: 40
O mestrado em Ciências da Educação: Educação Especial tem a duração de dois anos letivos e está organizado em 4 semestres, fazendo uma gestão equilibrada entre saberes e práticas que visam promover a aquisição/ aprofundamento de conhecimentos e o desenvolvimento/ aprimoramento de competências no domínio das Ciências da Educação, mais especificamente na área da educação especial.
O principal objetivo deste ciclo de estudos é o de preparar docentes ou outros profissionais ligados à área da educação para o exercício de funções em agrupamento de escolas ou escolas não agrupadas e em instituições particulares ou públicas de apoio à população em situação de desvantagem, com competências de análise crítica, de intervenção, de consultoria e de formação, supervisão e avaliação na área das ciências da educação em geral e da educação especial em particular.
Este curso tem como principais objetivos formar especialistas com conhecimentos teóricos e práticos, cujas metodologias e técnicas proporcionem bases sólidas para uma intervenção e investigação no campo educativo em função dos alunos com NEE nos diferentes Domínios. Em particular visa proporcionar aos mestrandos:
• A aquisição de conhecimentos e competências científicas que permitam criar condições facilitadoras do desenvolvimento da criança com incapacidade ou em risco de atraso grave de desenvolvimento, promovendo a sua funcionalidade e participação nos diversos contextos de vida.
• A capacidade de potenciar a melhoria das interações familiares e o reforço das competências familiares como suporte da sua progressiva capacitação e autonomia, face à problemática da incapacidade.
Estes objetivos concretizam-se em duas vertentes: Profissional e Académica.
NOTA: Este curso não é profissionalizante e não confere habilitação para a docência. Está reconhecido para efeitos de progressão na carreira dos Docentes dos Estabelecimentos Públicos, ao abrigo da Portaria n.º 322/2008, de 30 de abril.
PLANO DE ESTUDOS
2º Ciclo (Mestrado) · 4 semestres · 120 ECTS
Conforme Registo n.º R/A-Cr 98/2010/AL01
Área científica: Ciências da Educação
Ramo: Domínio cognitivo e motor
1º Ano • 1º Semestre
UNIDADE CURRICULAR | ECTS |
---|---|
Psicologia da aprendizagem e dimensão social | 6 |
Políticas, práticas e modelos de educação inclusiva | 6 |
Parentalidade e Inclusão | 4 |
Opção I (escolher 1): • Lideranças inclusivas: dinâmicas de trabalho em equipa e racionalização de recursos • Mediação e resolução de conflitos • Modelos de intervenção na perturbação do espectro do autismo • Multideficiência e surdo-cegueira • Programas de promoção cognitiva para crianças com necessidades específicas |
4 |
Metodologia da investigação científica I | 6 |
As TIC aplicadas à educação inclusiva | 4 |
1º Ano • 2º Semestre
UNIDADE CURRICULAR | ECTS |
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Teorias psicossociais e reabilitativas | 4 |
Perturbações específicas da aprendizagem | 6 |
Opção II (escolher 1): • Lideranças inclusivas: dinâmicas de trabalho em equipa e racionalização de recursos • Mediação e resolução de conflitos • Modelos de intervenção na perturbação do espectro do autismo • Multideficiência e surdo-cegueira • Programas de promoção cognitiva para crianças com necessidades específicas |
4 |
Metodologia da investigação científica II | 6 |
Educação inclusiva: avaliação, programação e intervenção | 6 |
Comportamento adaptativo e atividade motora adaptada | 4 |
2º Ano • Anual
UNIDADE CURRICULAR | ECTS |
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Dissertação | 60 |
Ramo: Domínio da intervenção precoce na infância
1º Ano • 1º Semestre
UNIDADE CURRICULAR | ECTS |
---|---|
Metodologia da investigação científica I | 6 |
As TIC aplicadas à educação inclusiva | 4 |
Psicologia da aprendizagem e dimensão social | 6 |
Políticas, práticas e modelos de educação inclusiva | 6 |
Parentalidade e Inclusão | 4 |
Opção I (escolher 1): • Lideranças inclusivas: dinâmicas de trabalho em equipa e racionalização de recursos • Mediação e resolução de conflitos • Modelos de intervenção na perturbação do espectro do autismo • Multideficiência e surdo-cegueira • Programas de promoção cognitiva para crianças com necessidades específicas |
4 |
1º Ano • 2º Semestre
UNIDADE CURRICULAR | ECTS |
---|---|
Perspetivas legais e sociais de crianças em risco | 6 |
Modelos e práticas de intervenção precoce | 8 |
Metodologia da investigação científica II | 6 |
Desenvolvimento típico e atípico em crianças dos 0 aos 6 anos | 6 |
Opção II (escolher 1): • Lideranças inclusivas: dinâmicas de trabalho em equipa e racionalização de recursos • Mediação e resolução de conflitos • Modelos de intervenção na perturbação do espectro do autismo • Multideficiência e surdo-cegueira • Programas de promoção cognitiva para crianças com necessidades específicas |
4 |
2º Ano • Anual
UNIDADE CURRICULAR | ECTS |
---|---|
Dissertação | 60 |
Coordenação
Prof.ª Doutora Fátima Coelho
Prof.ª Doutora Luísa Saavedra
coord.2c.ce-ee@ufp.edu.pt
Solicite informações sobre o curso:
Intercâmbio Erasmus+
Os alunos da Universidade Fernando Pessoa (UFP) que cumpram os critérios de elegibilidade dispõem da possibilidade de realizar períodos de estudo e/ou de estágio em mobilidade internacional.
Os períodos de estudo em mobilidade internacional de estudantes são realizados em instituições de ensino superior fora de Portugal com as quais a UFP mantém acordos de intercâmbio de estudantes ao abrigo do Programa Erasmus+ (no espaço Europeu), ou de outros acordos bilaterais de intercâmbio existentes.
Informação sobre programas de mobilidade / intercâmbio estão disponíveis através do Gabinete de Relações Internacionais (ligação).
Condições de Candidatura
Antes de avançar com a candidatura, consulte o detalhe completo das Condições de Candidatura, onde encontrará informação sobre os requisitos académicos e documentação necessária. Na mesma página, poderá verificar o Cronograma com prazos para submissão, o processo de Submissão da Candidatura, os passos para a Matrícula, eventuais Observações relevantes e o número de Vagas disponíveis. Tudo está organizado de forma clara para te orientar em cada etapa do processo.
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Preçário
Para além das condições de candidatura, é igualmente importante consultar as Informações sobre Taxas, Propinas e Emolumentos aplicáveis aos cursos de mestrado. Nesta página, encontrará uma secção dedicada aos valores de propinas para mestrados, bem como outras informações relevantes sobre creditações, emolumentos e taxas associadas a diferentes serviços académicos.
Consultar “Taxas, Propinas e Emolumentos“
Empregabilidade & Sucesso Escolar
Para ajudar a compreender melhor os resultados académicos e a inserção profissional dos diplomados da UFP, está disponível o relatório mais recente sobre Empregabilidade e Sucesso Escolar. Neste documento encontra dados concretos sobre as taxas de empregabilidade dos diplomados de mestrado e outros ciclos de estudos, bem como as taxas de sucesso escolar no ano letivo 2023/24.
Relatório de Empregabilidade e Sucesso Escolar (PDF)