SOBRE O CURSO

Acreditado por 3 anos pela A3ES, em 22-09-2017 (ligação)

O curso de Mestrado em Criminologia procura que o estudante seja capaz de, num contexto multidisciplinar, procurar soluções concretas para as diferentes facetas do crime e da criminalidade, quer do ponto de vista da prevenção, quer da perspetiva da intervenção e reabilitação, quer, ainda, sob a lupa da investigação científica, cuja articulação complementar com investigação criminal garantida pelas forças de segurança se torna uma mais-valia deste domínio científico. A ponte entre o racional teórico e a prática é algo que se procura alcançar junto dos estudantes do Mestrado em Criminologia. A estes desafios, adicionam-se as preocupações com a capacitação dos nossos alunos quanto às implicações éticas e deontológicas, a que se junta a atenção à componente social, que, neste domínio do crime, do comportamento criminoso e da vítima, são de extrema relevância.

Assim, espera-se que os conhecimentos adquiridos permitam ao estudante desenvolver-se nos diferentes campos da Criminologia. Mais concretamente, pretende-se que o aluno seja capaz de desenvolver competências para:

  • Aprofundar mecanismos de atualização permanente de resposta a novas formas de criminalidade;
  • Planear/Implementar programas de avaliação criminológica a nível local/comunitário, nacional;
  • Apreender a realidade criminal integrando os conhecimentos teóricos na redação/emissão de relatórios criminológicos;
  • Desenvolver/Participar ativamente em programas de prevenção criminal (primária, secundária ou terciária) em articulação com organizações judiciárias;
  • Desenvolver/Participar em projetos que integrem equipas inter/multidisciplinares;
  • Dar respostas concretas e apontar possíveis soluções, em termos de políticas criminais futuras;
  • Planear/Realizar investigação científica no âmbito da Criminologia, contribuindo para o avanço deste domínio;
  • Tomar decisões ética, reflexiva e autonomamente, no seu domínio de atuação profissional.

Assim sendo, a formação adquirida permitirá ao estudante, por um lado, reforçar as implicações práticas do conhecimento teórico entretanto alcançado, o que favorecerá a maior possibilidade de abertura ao nível das saídas profissionais associadas à Criminologia, habilitando o aluno, nomeadamente, a exercer funções em órgãos de polícia criminal, no sistema prisional, nos serviços de reinserção social, em centros de proteção de crianças e jovens, em centros educativos de menores delinquentes e em centros de acolhimento e de proteção a vítimas, não sendo de esquecer os poderes locais – como Câmaras Municipais e respetivas polícia e proteção civil, bem como as Juntas de Freguesia. Por outro lado, o estudante estará também capacitado para trabalhar aos níveis das comunidades locais, bem como a nível nacional, junto de organizações judiciárias.

DESTINATÁRIOS DA FORMAÇÃO

Condições gerais:
De acordo com o nº 1, do artigo 17.º, do Decreto-Lei nº 74/2006 , de 24 de março, na última redacção que lhe foi dada pelo Decreto-Lei nº 65/2018, de 16 de Agosto, podem candidatar-se ao acesso e ingresso no ciclo de estudos conducente ao grau de mestre (2.º ciclo):

  • Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal;
  • Titulares de grau académico superior estrangeiro, conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos, organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo;
  • Titulares de grau académico superior estrangeiro, que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pelo órgão científico estatutariamente competente da instituição de ensino superior onde pretendem ser admitidos;
  • Detentores de currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo órgão científico estatutariamente competente da instituição de ensino superior onde pretendem ser admitidos.

Critérios de Seleção e seriação:
a) Grau de licenciado ou equivalente legal na área científica do mestrado;
b) Melhor classificação final do grau de licenciado ou equivalente legal;
c) Grau de licenciado ou equivalente legal em área científica mais afim da do mestrado;
d) Curriculum vitae e carta de motivação.

PLANO DE ESTUDOS

2º Ciclo (Mestrado) · 4 semestres · 120 ECTS
Conforme Despacho n.º 9073/2018, DR 2ª série n.º 186, de 26 de setembro

UNIDADES CURRICULARES ECTS

A unidade curricular de Justiça, Ética e Direitos Fundamentais visa, principalmente, levar o aluno a: i) Compreender os conceitos de Justiça e Direitos Fundamentais e fomentar a aquisição de conhecimentos acerca do enquadramento conceptual do modelo de justiça. ii) Apreender os diversos condicionalismos dos Direitos Fundamentais nos sistemas jurídico- políticos atuais. iii) Estudar os mais importantes atores nacionais e internacionais nos diversos sistemas envolvidos e promover instrumentos da prevenção eficaz. iv) Promover o aprofundamento dos conceitos éticos e normas deontológicas na investigação criminológica e na profissão de criminólogo. v) Fomentar a avaliação crítica dos diversos conceitos e sistemas envolvidos, estimulando a reflexão crítica dos alunos com o intuito de incentivar a investigação com resultados tendencialmente autónomos.

A presente unidade curricular tem como objectivo primordial dotar os alunos de conhecimentos fundamentais acerca dos perfis criminais e prognóstico da criminalidade. Para além da explanação de conteúdos teóricos basilares e aplicados, acompanhados de casos práticos e exemplos demonstrativos, pretende-se estimular o desenvolvimento de uma abordagem integrativa, pragmática e analítica a esta técnica forense, bem como uma atitude geral de investigação, reflexão crítica e busca ativa de conhecimento de base empírica.

Os alunos que finalizem este curso deverão: (a) Conhecer a origem e características do paradigma da prevenção da criminalidade de base comunitária e relacioná-lo com o modelo de polícia comunitária. (b) Ser capazes de analisar de forma crítica programas de prevenção do crime de base comunitária. (c) Construir programas de segurança comunitária aplicados a problemáticas específicas. (d) Comunicar de forma oral e escrita os conhecimentos adquiridos e as suas aplicações. (e) Saber ilustrar a relação entre desenvolvimento e criminalidade.

O programa da disciplina procura cobrir, no essencial, as fontes de informação para que os discentes possam ter uma noção clara de como é possível estudar a criminalidade. Divide-se em dois grandes grupos: o das fontes primárias, ou seja, as que são especificamente constituídas com o fim de informar e o das fontes secundárias, ou seja, as que são especificamente construídas com outro propósito que não informar mas que apresentam um grande valor heurístico e que, por outro lado, permitem ajuizar com maior assertividade e criminalidade não declarada.

UNIDADES CURRICULARES ECTS

A unidade curricular pretende promover o desenvolvimento de competências efetivas de reinserção social. Mais concretamente, é pretendido: (1) Dotar aos alunos de conhecimentos teóricos e práticos, competências e atitudes responsáveis perante às necessidade da população condenada, assim como perante aos desafios próprios dos serviços de reinserção e o sistema de justiça.(2) Promover nos alunos a capacidade de aplicar os seus conhecimentos e competências na prevenção da criminalidade e o tratamento dado à esta população durante o cumprimento das penas.(3) Caracterizar as necessidades particulares dos diferentes grupos no sistema penal. (4) Demonstrar raciocínio e comportamento ético relacionado com as fases de reinserção e liberdade condicional

(i) Promover a aquisição e aprofundamento de conhecimentos sobre os mais recentes desenvolvimentos no âmbito da teorização do fenómeno criminal; (ii) Saber aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridos, de forma a permitir uma correta análise e avaliação dos vários fenómenos criminais perpetrados, no feminino e masculino; (iii) Desenvolver capacidades para fundamentar soluções e juízos emitidos na análise de aspetos sociais, científicos e éticos relevantes; (iv) Aperfeiçoar competências de comunicação oral e escrita; (v) Desenvolver uma atitude crítica e autocrítica, bem como adoptar valores éticos e deontológicos.

Relativamente à Criminalidade Ambiental: No final, o aluno deverá possuir competências específicas como:Ter uma visão transversal sobre os principais conceitos e problemas ambientais; Ter a capacidade de avaliação e identificação de casos de criminalidade ambiental;conhecer os principais instrumentos legais sobre esta matéria. Esta unidade curricular apresenta os aspetos essenciais relacionados com o cibercrime na sociedade atual, e tem por objetivos fornecer os conceitos técnicos básicos para compreender o cibercrime, e apresentar as respostas existentes da sociedade civil do ponto de vista social, legal e técnico. Apreender as diferentes dimensões e etiologia transnacional do crime. Conhecer as dimensões históricas e contemporâneas da criminalidade transnacional. Analisar criticamente os factores que tornam os Estados vulneráveis a formas particulares de criminalidade.

Pretende-se que os alunos sejam capazes de possuir uma visão global do desenrolar do processo penal, distinguindo as suas diferentes fases, os diversos sujeitos processuais e diferentes funções de cada um, os principais aspectos das matérias leccionadas e que adquiram capacidade no manuseamento e correcta utilização da legislação relevante na disciplina.

UNIDADES CURRICULARES ECTS

(i) Dominar as diferentes etapas e respetivos procedimentos, no desenvolvimento de um quadro de investigação científica; (ii) Adquirir, desenvolver e aprofundar conhecimentos e competências que permitam planear uma investigação científica; (iii) Aplicar esses conhecimentos no planeamento e ao desenvolvimento de uma investigação científica; (iv) Desenvolver e aplicar o quadro geral da metodologia científica no estabelecimento dos diferentes desenhos de estudo; (v) Caracterizar/Distinguir a forma como se estabelecem os limites da metodologia científica às múltiplas situações e domínios.

COORDENAÇÃO DO MESTRADO

Profª. Doutora Ana Sacau  •  Profª. Doutora Laura Nunes

Envie o formulário para ser contactado.



CandidatoProfissionalOutro


PortugalPaís UEOutro País














INTERCÂMBIO / ESTUDAR NO ESTRANGEIRO

Os alunos da Universidade Fernando Pessoa (UFP) que cumpram os critérios de elegibilidade dispõem da possibilidade de realizar períodos de estudo e/ou de estágio em mobilidade internacional.

Os períodos de estudo em mobilidade internacional de estudantes são realizados em instituições de ensino superior fora de Portugal com as quais a UFP mantém acordos de intercâmbio de estudantes ao abrigo do Programa Erasmus+ (no espaço Europeu), ou de outros acordos bilaterais de intercâmbio existentes.

Informação sobre programas de mobilidade/intercâmbio estão disponíveis através do Gabinete de Relações Internacionais (ligação).

CANDIDATURAS E TAXAS ESCOLARES

ANO LETIVO 2020/21*

REGIME DE CONTINUIDADE (PDF)
(período letivo: setembro 2020 a julho 2021)  
CANDIDATURAS (1ª fase): 15 MAI a 30 JUN 2020
AFIXAÇÃO DOS RESULTADOS: 20 a 24 JUL 2020
MATRÍCULAS: 17 JUL a 10 AGO 2020

REGIME INTENSIVO
(período letivo: 29 de junho a 31 de julho de 2020 | De segunda a sexta-feira todo o dia e sábados de manhã)
CANDIDATURAS: até 30 ABRIL 2020
AFIXAÇÃO DOS RESULTADOS: 18 MAIO 2020
MATRÍCULAS: 19 a 29 MAIO 2020

1. Submissão de candidaturas, verificação de resultados e matrículas:

1.1. Submissão de candidaturas:
Presenciais, no Gabinete de Ingresso
ou
Online: https://candidaturas.ufp.pt

1.2. Consulta de resultados:
https://candidaturas.ufp.pt > Verificar candidatura

1.3. Matrículas:
Presenciais, no Gabinete de Ingresso
ou
Online: https://candidaturas.ufp.pt > Verificar candidatura > candidatos admitidos a residir no estrangeiro terão acesso a uma ligação para efetuar uma pré-matrícula online; a matrícula é finalizada após a chegada a Portugal

 

*A realização dos cursos em qualquer regime e horário está condicionada a um número mínimo de alunos.

VER TAXAS