SOBRE O CURSO

Resultado do processo de acreditação pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES):
Estado: Acreditado
Data de publicação da decisão: 29-07-2020
Deliberação da A3ES:
ligação e Guião
Validade: 31/07/2025

Vagas 2020/21 PDF

Ramos de Especialização
– INFORMÁTICA MÉDICA
– COMPUTAÇÃO MÓVEL
– SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E MULTIMÉDIA

ESPECIALIZAÇÃO EM COMPUTAÇÃO MÓVEL / SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E MULTIMÉDIA
Nos ramos de especialização em Computação Móvel/Sistemas de Informação e Multimédia do 2º ciclo de estudos em Engenharia Informática pretende-se proporcionar uma formação especializada, quer de cariz profissional quer de natureza académica, aprofundando os conhecimentos obtidos no 1º ciclo e introduzindo novas matérias correspondentes a conhecimentos especializados avançados, de forma a permitir:

  1. O reforço do conhecimento tecnológico adquirido numa Licenciatura.
  2. Treinar os futuros especialistas da indústria e da investigação.
  3. Encorajar o desenvolvimento efetivo e completo de sistemas de informação multimédia e/ou de aplicações de computação móvel, recorrendo às mais recentes técnicas de projeto e engenharia de software.
  4. Introduzir e desenvolver métodos de aprendizagem autónoma ao longo da vida.

Os Mestres em Engenharia Informática – Computação Móvel ou Engenharia Informática – Sistemas de Informação e Multimédia pela UFP possuem competências avançadas e específicas que lhes permitem exercer as seguintes funções profissionais:

  • Consultor especialista em arquitetura de sistemas de informação, engenharia de software, multimédia e redes de computadores
  • Engenheiro, Analista e Administrador/Gestor de sistemas de informação
  • Engenheiro de software
  • Analista/Programador de aplicações locais e para a Web/Internet
  • Administrador/Gestor e Programador de bases de dados com acessos locais e via Internet
  • Engenheiro, Designer e Programador de aplicações multimédia envolvendo desenho vetorial, imagem, áudio e vídeo digital e animação.
  • Administrador/Gestor/Chefe de projeto
  • Administrador/Gestor de redes de computadores
  • Administrador/Gestor de Centro Informático de uma organização
  • Responsável técnico ou coordenador de conceção, implementação e manutenção de sistemas de informação em empresas industriais ou de serviços

ESPECIALIZAÇÃO EM INFORMÁTICA MÉDICA
O programa da especialização do Mestrado em Informática Médica aprofunda os conhecimentos em áreas fundamentais da Informática e permite a sua aplicação à área da Saúde. A importância da área da Saúde, quer seja medida em termos humanos, sociais, económicos ou tecnológicos requer profissionais altamente qualificados e conhecedores da informática para evitar cometer erros que possam resultar em graves quebras de privacidade, deterioração do serviço prestado, a todos os níveis, e custos inaceitáveis. Por outro lado esse profissional deve ter um conhecimento adequado, e de causa, do setor onde vai exercer a sua atividade e é essa componente que este curso apresenta. Esta especialização é apoiada pela infraestrutura de IT do Hospital-Escola da UFP (HE-UFP) que proporciona um contexto prático/real para a aplicação das competências adquiridas.

Os Mestres em Engenharia Informática – Informática Médica pela UFP possuem competências avançadas e específicas que lhes permitem responder à necessidade crescente de profissionais que respondam aos desafios da Saúde no novo milénio, e que estejam preparados com aptidões e competências para propor, projetar, desenvolver operar e adaptar os sistemas e as tecnologias de informação que permitam aumentar o alcance, a abrangência, e a efetividade dos sistemas de Saúde, respeitando critérios de custo, razoabilidade, proporcionalidade e qualidade.

Dados sobre empregabilidade e sucesso escolar: PDF

PLANO DE ESTUDOS

2º Ciclo (Mestrado) · 4 semestres · 120 ECTS
Conforme Despacho n.º 11386/2020, DR 2ª série n.º 225, de 18 de novembro

Área científica predominante: Ciências informáticas

Área de especialização em Computação Móvel

 

Área de especialização em Sistemas de Informação e Multimédia

Área de especialização em Informática Médica

Coordenação

Coordenação: Prof. Doutor Nuno Magalhães Ribeiro


Para mais informações, preencha e envie o formulário para ser contactado:



CandidatoProfissionalOutro


PortugalPaís UEOutro País













Intercâmbio Erasmus+

Os alunos da Universidade Fernando Pessoa (UFP) que cumpram os critérios de elegibilidade dispõem da possibilidade de realizar períodos de estudo e/ou de estágio em mobilidade internacional.

Os períodos de estudo em mobilidade internacional de estudantes são realizados em instituições de ensino superior fora de Portugal com as quais a UFP mantém acordos de intercâmbio de estudantes ao abrigo do Programa Erasmus+ (no espaço Europeu), ou de outros acordos bilaterais de intercâmbio existentes.

Informação sobre programas de mobilidade/intercâmbio estão disponíveis através do Gabinete de Relações Internacionais (ligação).

Condições de Candidatura

Condições específicas de ingresso:

Consulte a informação sobre Condições de Candidatura aos Mestrados (2º Ciclo).

TAXAS ESCOLARES

TAXAS ESCOLARES – MESTRADOS 2021/22

Consulte o documento de Taxas Escolares adequado ao seu caso.

 

VER TAXAS