SOBRE O CURSO

Resultado do processo de acreditação pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES):
Decisão: Acreditado
N.º de anos de acreditação: 6
Data de publicação da decisão: 29/07/2020
Prazo de vigência da acreditação: 31/07/2025
Deliberação da A3ES: ACEF/1819/0121492
Relatório de autoavaliação: RAA-ACEF/1819/0121492


Número máximo de admissões: 35
Número de vagas em oferta para a 2.ª fase de candidaturas: 9



Em conformidade com os princípios enunciados no EuroPsy – Certificado Europeu de Psicologia, da European Federation of Psychologists’ Associations (EFPA), permitindo o acesso ao estágio da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP).

A Psicologia Clínica e a Psicologia da Saúde são as duas áreas da Psicologia que, no seu conjunto, tendem a agregar um maior número de profissionais, não só mas também em Portugal. Para além dos papéis mais tradicionais, como a avaliação e intervenção psicológica (individual ou em grupo) com indivíduos com psicopatologia e/ou doença crónica, a intervenção junto dos outros significativos do cliente, o desenvolvimento e implementação de programas de educação para a saúde (mental), a promoção do bem-estar de indivíduos saudáveis, a colaboração com equipas multidisciplinares de cuidados de saúde (p.e., na adesão à terapêutica, preparação da cirurgia ou exames complexos), a investigação na ótica biopsicossocial, a estimulação cognitiva, entre muitos outros, requerem uma formação especializada, cuja relevância é cada vez mais reconhecida.

A equipa de docentes especializados em Psicologia Clínica/da Saúde, bem como a existência da Clínica Pedagógica de Psicologia e do Hospital-Escola, onde docentes e discentes têm um papel ativo, os protocolos com instituições onde são desenvolvidas atividades práticas (p.e., estágios curriculares) são alguns dos garantes da qualidade do processo de ensino-aprendizagem do Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde.

Para além atividade letiva, o sucesso neste Mestrado requer o desenvolvimento de competências de investigação, avaliação e intervenção psicológicas. Consequentemente, pretende-se que os mestrandos aprofundem os seus conhecimentos e desenvolvam as suas competências no âmbito da Psicologia Clínica e da Saúde. Assim, a componente prática do curso permitirá aos mestrandos treinar competências de avaliação e intervenção psicológicas, bem como contribuir para a investigação que se realiza na área.


Dados sobre empregabilidade e sucesso escolar: PDF


 

PLANO DE ESTUDOS

2º Ciclo (Mestrado) · 4 semestres · 120 ECTS
Conforme Despacho n.º 9174/2020, DR 2ª série n.º 188, de 25 de setembro

Área científica predominante: Psicologia

Coordenação

Prof.ª Doutora Carla Fonte 



SOLICITE INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO:



CandidatoProfissionalOutro


PortugalPaís UEOutro País













Intercâmbio Erasmus+

Os alunos da Universidade Fernando Pessoa (UFP) que cumpram os critérios de elegibilidade dispõem da possibilidade de realizar períodos de estudo e/ou de estágio em mobilidade internacional.

Os períodos de estudo em mobilidade internacional de estudantes são realizados em instituições de ensino superior fora de Portugal com as quais a UFP mantém acordos de intercâmbio de estudantes ao abrigo do Programa Erasmus+ (no espaço Europeu), ou de outros acordos bilaterais de intercâmbio existentes.

Informação sobre programas de mobilidade/intercâmbio estão disponíveis através do Gabinete de Relações Internacionais (ligação).

Condições de Candidatura

CRONOGRAMA E CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DE INGRESSO
Consulte a informação na página » Condições de Candidatura de Mestrados 

Preçário

MESTRADOS 2022/23

Consulte os valores das propinas adequadas ao seu caso:

PREÇÁRIO